[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Tráfico no Ceará é comandado de dentro das prisões, diz o governador Camilo Santana | O POVO
Segurança 21/01/2015

Tráfico no Ceará é comandado de dentro das prisões, diz o governador Camilo Santana

O governador reforçou a necessidade de investimentos em inteligência e que não basta "mais polícia"
notícia 8 comentários
{'grupo': 'ESPECIAL PARA O POVO', 'id_autor': 18761, 'email': 'cotidiano@opovo.com.br', 'nome': 'Tha\xeds Brito'}
Thaís Brito cotidiano@opovo.com.br
{'grupo': '', 'id_autor': 18858, 'email': 'vivianesobral@opovo.com.br', 'nome': 'Viviane Sobral'}
Viviane Sobral vivianesobral@opovo.com.br
CARLOS GIBAJA/DIVULGAÇÃO
Camilo participou de reunião com a cúpula da Segurança Pública, na manhã de ontem
Compartilhar

 

O problema da segurança pública no Estado não será resolvido apenas com repressão e “mais polícia”. A ideia foi defendida pelo governador Camilo Santana (PT) durante entrevista coletiva na manhã de ontem. De acordo com o governador, “os grandes traficantes do Ceará estão presos, mas conseguem comandar o tráfico dentro dos presídios”.


As declarações do governador foram dadas após participar de reunião de monitoramento semanal do programa Em Defesa da Vida. Por isso, Camilo defendeu a importância de serem integradas não só as polícias, que, conforme ele, “o programa Em Defesa da Vida integra Polícia Civil, Militar, Corpo de Bombeiros e Pefoce (Perícia Forense)”. É preciso, indica o governador, promover a integração de entes como poder judiciário, Polícia Federal, instituições de classe como a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e o meio acadêmico.


Ele comentou os recentes índices de violência do Estado. Apenas no último fim de semana, o Ceará registrou 42 homicídios. Somente em Fortaleza, foram 21 assassinatos, de sexta-feira, 16, até domingo, 19. No interior do Estado, foram 15 homicídios e na Região Metropolitana seis. De acordo com Camilo, os números estão “praticamente no mesmo nível de 2014”. Ele lamentou os crimes.


“Só num bairro foram quatro (homicídios), por tráfico de drogas, gangues. Não vamos resolver o problema da violência só com mais polícia. Precisamos criar condições para que esses jovens não caiam no mundo das drogas, não sejam aliciados por traficantes”, destacou.


O governador reforçou ainda a importância de se evitar a entrada de drogas no Ceará. “E aí precisa de inteligência”, pontuou. Mantendo o discurso de “puxar para si” o problema da segurança pública, Camilo disse que irá ao menos uma vez por mês às reuniões das Áreas Integradas de Segurança (AIS) do Ceará, iniciativa integrante do Em Defesa da Vida.


“É uma política que tem trazido resultados para o Ceará na redução de homicídios e vai ser importante dentro da estratégia que estamos construindo”, disse.


Novas ações

Sobre as novas ações Ceará Pacífico e Abraça Ceará, programas que deverão ser articulados com outras secretarias, Camilo afirmou que o Governo trabalha para identificar áreas que necessitam de atenção mais urgente. “Estamos preparando a parceria com o Fórum Nacional de Segurança Pública, que conhece, vem acompanhando e dando assessoria a todas as experiências exitosas no Brasil: no Rio de Janeiro, Minas Gerais e Pernambuco”, adiantou. (Colaborou Carlos Mazza)

 

Saiba mais


Participaram da reunião com o governador, na manhã de ontem, o titular da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Delci Teixeira, os comandantes das 18 AISs do Estado, da PM e dos Bombeiros, o delegado geral da Polícia Civil e o chefe da Pefoce.

 

Camilo Santana não detalhou quais seriam os “grandes traficantes do Estado” a que se referiu. O POVO entrou em contato com a SSPDS para solicitar os nomes. Porém, a assessoria do órgão informou que não poderia enviar a informação até o fechamento desta matéria.


Dos 15 criminosos mais procurados do Estado, conforme lista mantida no site da SSPDS, cinco têm envolvimento com tráfico de drogas: Francisco Rodrigues dos Santos, Bruno de Freitas Matos (Erê), Michell de Castro Silva, Rubnílson da Cunha Amador (ou Rubenilson) e Rafael Farias Machado (Rafael Twister).

 

> TAGS: tráfico drogas
Compartilhar

Veja também

espaço do leitor
França Filho 21/01/2015 13:12
SIM, MAS ISSO SÓ ACONTECE DEVIDO A CONIVÊNCIA E CUMPLICIDADE DA MAIORIA DOS AGENTES PENITENCIÁRIOS. ALGUÉM DUVIDA? NO BRASIL, OS GOVERNOS TEM QUE CONTRATAR O FISCAL DO FISCAL. OU SEJA, QUEM NÃO PRESTA É BOA PARTE DE SERVIDORES PÚBLICOS RESPONSÁVEIS PELA AQUELA ÁREA, MÁS A SOCIEDADE SÓ REPROVA OS GOV
Francisco Lucas 21/01/2015 11:58
Pela primeira vez vejo um governador reconhecer formalmente esse problema gravíssimo, não é admissível que os bandidos presos continuem a comandar crimes de dentro dos presídios. Isso demonstrar, em parte, à falência do Estado na área da segurança, é necessário mudar essa realidade urgentemente...
JOSÉ FLAVIO BRUNO 21/01/2015 11:46
Enquanto isso eles fivam se preocupando com um traficante brasileiro que é fuzilado. Tem que se preocupar com o Brasil que foi invadido pelas drogas e só se vê comício e nada mais.
Augusto Lima 21/01/2015 09:54
Tudo isso já é conhecido, agora a população quer ação. Chega de conversa mole, vossa excelência tem condições de resolver o problema. Mostre que é competente e corajoso, nós confiamos em você.
Comentarista 21/01/2015 09:48
Isso é apenas falatório e mais do mesmo. Nada vai mudar, a não ser que houvesse uma revolução nas leis, menos burocracia e liberação de todas as drogas, o que enfraqueceria o tráfico. A sociedade é repleta de conservadores, e claro que nada disso vai acontecer.
Ver mais comentários
8
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>

Jornal de Hoje | Página Cotidiano