[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] O que muda na segurança com Camilo Santana no governo | Política | O POVO Online
Posse 02/01/2015

O que muda na segurança com Camilo Santana no governo

Governador enfatizou que coordenará pessoalmente combate à criminalidade. Em entrevista ao O POVO, novo secretário prometeu foco em redução de taxas, mais diálogo e disse considerar "atípicos" atuais índices da violência
notícia 13 comentários
{'grupo': '', 'id_autor': 18796, 'email': 'carlosmazza@opovo.com.br', 'nome': 'Carlos Mazza'}
Carlos Mazza carlosmazza@opovo.com.br
SARA MAIA
Delci Teixeira, novo secretário da Segurança, afirma que violência no Ceará é atípica em relação à estrutura criada
Compartilhar

Ainda que em clima de continuidade, o primeiro dia de governo Camilo Santana (PT) já sinalizou mudanças na política de segurança pública. Com um secretário focado na redução de índices e que se diz mais aberto ao diálogo com ex-grevistas, o petista já inicia gestão prometendo engajamento pessoal mais claro na área - a mais crítica do Estado. Logo no discurso de posse, Camilo prometeu “trazer para si” compromisso pela queda de taxas da violência.

“Tenho como uma das minhas principais metas reduzir os índices de violência no Estado. Vou trazer essa questão para mim, coordenando diretamente as ações para combater a criminalidade e principalmente gerar oportunidade para que as pessoas, em especial os mais jovens, não sejam seduzidos pelo crime”, disse o novo governador.


Em entrevista ao O POVO, o novo secretário de Segurança do Ceará, Delci Teixeira, também reforçou a criação de oportunidades para combater a violência. “O problema de criminalidade não é exclusivo de polícia, ele envolve muitas áreas”, disse, destacando papel do Estado em “ocupar” locais violentas com saúde, educação, esporte e lazer.


“Temos de procurar essas áreas e aí atuar em conjunto. O primeiro objetivo é diminuir taxas de criminalidade. Depois trabalharemos a aproximação da PM com a população, para aí centrar a qualificação”, detalha.

 

“Índices atípicos”

Empossado ontem no cargo, Delci prometeu foco na redução imediata de taxas de violência e disse considerar “atípicos” atuais índices da criminalidade. “Pela capacidade da PM do Ceará e estrutura que foi dada ao longo dos anos. Temos de procurar o problema”.

 

Sem querer comparar realidades do Ceará e do Rio de Janeiro - “a topografia e regionalização do crime o Rio é ‘sui generis’, não têm paralelo” -, onde já atuou, o secretário disse buscar experiência semelhante à de José Mariano Beltrame no governo fluminense. “É exatamente isso, envolver diversas pastas junto com a Segurança Pública”.


Delci Teixeira disse ainda que buscará redução das taxas de homicídio acima dos 6% - meta da gestão do antecessor Servilho Paiva. “Se for possível 6% está ótimo, mas vamos buscar mais do que isso. Só não posso prometer isso”.


O secretário ainda fez elogios ao Ronda do Quarteirão, carro-chefe da segurança no governo Cid Gomes (Pros). Ele destacou potencial da ação em “aproximar” população e PM e prometeu ampliar o programa.


O prometido engajamento pessoal de Camilo representa nova postura do gestor. Apesar de Cid ter, nos últimos anos, assumido responsabilidade mais direta, sua gestão costumava justificar taxas com fatores externos - como aumento do tráfico de drogas ou da violência em geral.

 

Serviço

 

Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social

Endereço: Av. Bezerra de Menezes, 581, São Gerardo

Fone: (85) 3101 6502

Outras informações: www.sspds.ce.gov.br 

 

Frase

 

“Se for possível

6% está ótimo, mas vamos buscar mais do que isso. Só não posso prometer isso”

Delci Teixeira, novo secretário da Segurança Pública do Ceará, sobre as metas para redução de homicídios

 

Bastidores


Feminilidade

A renda em tons rosados e nude, maquiagem leve e cabelos bem-arrumados marcaram os eventos de posse. A presidente Dilma Rousseff usou renda em tom nude-clássico, brincos de pérolas e escarpins de salto baixo. Ponto negativo apenas para a modelagem solta em A que não favorece a silhueta.

 

Comportada

Outro destaque foi novamente a esposa do vice-presidente Michel Temer, Marcela Temer, que usou vestido comportado, com mangas 3/4. O tom rosa lembrou a roupa utilizada por Jacqueline Onassis na posse de John F. Kennedy nos EUA.

 

Beleza discreta

No Ceará, a nova primeira-dama, Onélia Leite, apostou em um vestido de corte reto em tom rosado, com cabelos presos e suaves brincos de pérola. A vice-governadora, Izolda Cela, usou vestido branco, com mangas 3/4 e cinto de pérolas.

 

Fofuras

As crianças também foram destaque na cerimônia de posse do governador Camilo Santana. Seus filhos Pedro e Luísa acompanharam-no durante quase toda cerimônia de posse.

 

Ponto negativo para o terno bicolor do cantor Marcos Lessa, que interpretou os hinos nacional e estadual na Assembleia. Fãs não aprovaram

> TAGS: Delci Teixeira
Compartilhar
espaço do leitor
FabianoRFreitas 07/01/2015 14:43
Nossas cidades do interior do estado tem muita quadra, mas falta projetos voltados ao esporte com meninos carente, nossas Bandinhas de musica estão sucateadas, além de melhorar a classe da segurança o estado tem que chegar junto das crianças e jovens pois a DROGA já chegou!!!!
suzana m.bezerra 05/01/2015 16:41
Espero que coloquem aki na avenida Gomes de Matos(MONTESE) um posto policial, sao muitos bancos e a insegurança é grande...o comércio também atrai muito bandido...pense nisto..
José 03/01/2015 20:14
Valorização salarial e profissional da base: inspetores e escrivães de polícia na Polícia Civil, e os praças na Polícia Militar.
Gugu 03/01/2015 12:59
O que esperamos não é tão somente a mudança na Secretária de Segurança, é dar ao Cearense segurança REALMENTE. Que não fiquem só na promessa dessa segurança. Muita gente anda nas ruas assustadas. E procurar separar a política eleitoreira da Secretária de Segurança. Deixem o Secretário ter autonomia.
Cicero Lima 03/01/2015 12:29
Sou policial militar em Goiânia com 30 de serviço e creio que toda medida de combate a violência será inútil se as seguintes medidas não forem tomadas:1ª polícia estadual única e de ciclo completo 2ª modificação da lei 3ª estruturação do sistema prisional 4ª escola.
Ver mais comentários
13
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>