luto 22/08/2016 - 22h13

Morre, aos 60 anos, jornalista Geneton Moraes Neto

Com mais de 40 anos de jornalismo, Geneton assumiu vários cargos em veículos brasileiros. Entrevistou grandes personalidades e publicou oito livros, além de ter feito documentários de destaque
notícia 1 comentários
DIVULGAÇÃO
Geneton tinha mais de 40 anos de jornalismo

Morreu o jornalista e escritor pernambucano Geneton Moraes Neto, aos 60 anos, nesta segunda-feira, 22, no Rio de Janeiro. Ele estava internado desde maio na clínica São Vicente e não resistiu a complicações provocadas por um aneurisma na artéria aorta.

Com mais de 40 anos de jornalismo, Geneton assumiu vários cargos em veículos brasileiros. Ele iniciou a carreira no impresso do Diário Pernambucano, tendo trabalhado ainda na sucursal Nordeste do Estado de S. Paulo, além da Rede Globo Rio, onde foi editor executivo do Jornal da Globo e do Jornal Nacional, correspondente da GloboNews e do jornal O Globo em Londres, repórter e editor-chefe do Fantástico.

Desde 2006 comandava o programa “Dossiê”, da GloboNews. O jornalista publicou oito livros de reportagem e entrevistas. Também fez documentários, como “Canções do Exílio”, com depoimentos de Caetano Veloso, Gilberto Gil, Jorge Mautner e Jards Macalé, e “Garrafas ao Mar: a Víbora Manda Lembranças”, que reúne entrevistas com o jornalista Joel Silveira. O último trabalho dele do tipo foi chamado “Cordilheiras no mar" e falava sobre o cineasta Glauber Rocha.

Geneton deixa mulher, duas filhas e netos. "Todo profissional precisa de uma bandeira. Escolhi uma: fazer Jornalismo é produzir memória. De certa forma, é o que me move", disse ele, em depoimento ao Memória Globo.

Ao longo da carreira,o jornalista chegou a entrevistar grandes personalidades,c omo por exemplo: seis presidentes da República, três astronautas que pisaram na Lua, prêmios Nobel (Desmond Tutu e Jimmy Carter), dois militares que jogaram bombas em Hiroshima e Nagasaki, a mais jovem passageira do Titanic e o assassino de Martin Luther King.

Em 2010, ele ganhou o prêmio Embratel de jornalismo na categoria Televisão, com a série "Os Generais Falam", do "Dossiê". Em 2012,  recebeu a Medalha João Ribeiro, concedida pela Academia Brasileira de Letras (ABL) a pessoas que se destacaram na área cultural.

Redação O POVO Online

espaço do leitor
FM 23/08/2016 06:51
O Brasil perde um grande jornalista documentário. Descanse em paz Geneton!
1
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

São utilidades para enriquecer seu site ou blog por meio de códigos (Tags ou Scripts) que ajudam sua página a ser ainda mais informativa

Escolha o Widget do seu interesse

Newsletter

Receba as notícias do Brasil

Powered by Feedburner/Google

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>