contra a ditadura da chapinha 16/06/2016 - 23h47

Vanessa da Mata cria conta no Instagram para empoderar uso de cabelos crespos

Mesmo estimulando as garotas a usarem seus cabelos ao natural, Vanessa contou que já sofreu, quando criança, uma enxurrada de críticas e manifestações de preconceito por conta dos seus cabelos livres e crespos
notícia 1 comentários
Foto Reprodução/Instagram
A conta @eugostoedevolume foi criada, há uma semana, pela cantora

Além de suas belas canções e seu talento, Vanessa da Mata também é conhecida por possuir suas madeixas crespas livres ao vento. A cantora é referência quando se fala na luta contra a “ditadura da chapinha”.

Usurfruindo de seu destaque como artista, a cantora decidiu criar uma conta no Instagram, a @eugostoedevolume, há uma semana, para empoderar o uso dos cabelos crespos, sem alisamentos.

Quando comecei minha carreira, poucas meninas na minha geração se arriscavam a ter seus cabelos como eles eram. Algumas mulheres alternavam entre lisos e crespos, uma mistura de quase me assumo. Sofri diversas tentativas de %u201Cajuda" alheia em tentar baixar o volume, tornar "arrumada", "bem sucedida", "social", etc! Pessoas chegavam em diferentes salões, principalmente os mais simples, para dizer que eu precisava "relaxar", "alisar", "deixar mais bonita" etc, se incomodando com o fato de eu gostar de ter os meus cabelos e não ir em uma tendência de aceitação, cuja aceitação se baseava em não gostar de si e imitar outros! Eu me incomodava profundamente! Ainda bem que a autoestima brasileira está melhor e os salões estão aprendendo a ganhar dinheiro com cabelos cacheados deixando-os estar na autoestima acima! Preocupada em ajudar as meninas e meninos que sofrem opressão por manter e tentar ter seus traços, molduras de seu rosto, ou seja, seus cabelos como orgulho de sua miscigenação, cultura e vaidade, eu estou aqui para dizer que é gostoso gostar de si, é bom e existe espaço para uma onda que está altíssima, ainda bem, e que ajuda os que querem se assumir e se gostar mais a partir de agora também! Não seja manipulado por esteriótipos que se encaixam na maneira mais fixa de fazer dinheiro, seja único como sempre foi e se adote adorando o que você é! Todos vão achar o mesmo. Soltem-se na mais gostosa forma de ser feliz e saia por aí anunciando sua alegria em ser quem são! Volumosos cacheados, frisados, raízes da sua força exuberante! Diga: %u201CEu sou exuberante, mas não se sinta inseguro com isso. Também saia por aí anunciando a sua boa autoestima! É lindo gostar de si!" #VanessadaMata #eugostoedevolume

Uma foto publicada por Eu gosto é de volume (@eugostoedevolume) em

 

Porém, mesmo estimulando as garotas a usarem seus cabelos ao natural, Vanessa contou em entrevista nesta quinta-feira, 16, ao O GLOBO, que já sofreu, quando criança, uma enxurrada de críticas e manifestações de preconceito por conta dos seus cabelos livres e crespos.

 

"Sofri muito bullying. As pessoas me xingavam na rua", disse a cantora. Ele contou também que já chegou a ter os cabelos alisados pela mãe, mas logo se rebelou contra a ditadura dos cabelos lisos. "Minha mãe alisou uma vez, mas desde cedo eu me rebelei".

“Digo que é importante apreciar seus próprios traços. Ter autoestima te ajuda sempre a fazer boas escolhas, seja de um namorado a um livro”, defendeu da Mata à reportagem.

A cantora Vanessa da Mata compôs a música "Joãozinho" que alfineta sua tia Rita por não gostar de usar os cabelos crespos. 

“(Tia Rita) enriquece os fabricantes de chapinha no Brasil. Neste País tão branco, como vocês sabem, só tem alemão neste país, não é mesmo?!”, diz um trecho da música.

Escute a música:

Redação O POVO Online

espaço do leitor
ANONIMO 17/06/2016 07:59
maravilhoosa. E A LETRA DESSA MSC É UM TAPA NA CARA DOS BRASILEIROS.
1
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

São utilidades para enriquecer seu site ou blog por meio de códigos (Tags ou Scripts) que ajudam sua página a ser ainda mais informativa

Escolha o Widget do seu interesse

Newsletter

Receba as notícias do Brasil

Powered by Feedburner/Google

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>