Uber, empresa de carros compartilhados presente em 68 países, quer crescer no Brasil. Para isso, a companhia do norte-americano Travis Kalanick, estimada em 2 bilhões de dólares por ano, pretende alcançar a meta de 50 mil novos motoristas até outubro. As informações são da Revista Exame.
No último mês de março, o Ministério da Fazenda concluiu, em um estudo, que o aplicativo é benéfico para os consumidores - o que deu mais força ao empreendimento. Com cerca de 1 milhão de usuários brasileiros, a Uber pretende lançar um novo serviço, ainda este ano, para contribuir com o crescimento da companhia.
O diretor da Uber no Brasil, Guilherme Telles, confirmou à revista que a novidade se trata da Uber Pool, um aplicativo para caronas compartilhadas. "Essa função permite que passageiros que não se conhecem dividam a tarifa de uma corrida caso estejam indo para o mesmo lugar ou façam o mesmo caminho", diz.
A modalidade já existe nos Estados Unidos e na China, onde o concelito de economia compartilhada é ampliado. O app funciona de forma que o passageiro, ao solicitar o veículo, é informado se há outra pessoa por perto que fará a mesma rota.
"É uma forma de tirar carros da rua e proporcionar economia de até 50% aos usuários", diz Telles. Segundo o diretor, 13 executivos norte-americanos já estão no Brasil para trabalhar na implantação do serviço.
Em apenas dois anos no País, a Uber já tem cerca de 10 mil motoristas em oito cidades. Em oito anos de atuação, a companhia rende 65 bilhões de dólares de valor de mercado.
Redação O POVO Online