Conheças nossos combos e pacotes promocionais!

CLIQUE E CONFIRA
Delegacia da Criança e do Adolescente 23/08/2016 - 13h41

Mais de 300 estudantes são citados em investigação da Polícia Civil sobre as ocupações

Processo instaurado atende a uma denúncia criminal da Secretaria da Educação do Ceará. Defensor público vê a ação como uma "retaliação" e "intimidação" aos alunos
notícia 6 comentários
DictSql({'grupo': 'ESPECIAL PARA O POVO', 'id_autor': 18847, 'email': 'lucasmota@opovo.com.br', 'nome': 'Lucas Mota'})
Lucas Mota lucasmota@opovo.com.br
CAMILA DE ALMEIDA/O POVO
Estudantes durante ocupação de escola. Movimento ocorreu entre abril e agosto

Está em curso uma investigação da Delegacia da Criança e do Adolescente sobre supostos danos às escolas ocupadas por estudantes secundaristas, durante o movimento estudantil realizado entre abril e agosto deste ano. O processo instaurado pela Polícia cita cerca de 320 estudantes, segundo a Defensoria Pública e o Centro de Defesa da Criança e do Adolescente, e atende a uma denúncia criminal da Secretaria da Educação do Ceará.

Conforme a Seduc, o órgão recebeu um ofício do Ministério Público do Ceará (MP-CE), solicitando que fossem realizadas vistorias nos prédios das escolas que estiveram ocupadas, com o objetivo de constatar possíveis danos ao patrimônio público. A pasta afirma que visitou as unidades de ensino e constatou "avarias" na estrutura física e sumiço de equipamentos em algumas instituições.

Os dados coletados foram enviados à autoridade policial, juntamente com os nomes de pessoas que fizeram parte dos movimentos de ocupação, e, da mesma forma, encaminhou as informações ao MP.

"A notícia crime enviada pela Secretaria à autoridade policial não teve direcionamento a nenhum aluno. O procedimento adotado teve como finalidade o zelo com o patrimônio público. Ressaltamos que, no início da greve, eram 64 escolas ocupadas e toda a negociação e resolução foi baseada no diálogo. Contudo, é válido salientar que dano ao patrimônio público é considerado crime, de acordo com o Código Penal, e que os autores devem ser identificados e responsabilizados", disse a Seduc por meio de nota.

Exagero

Para o defensor público Eliton Menezes, a investigação é uma medida exagerada contra os estudantes. Ele diz que estranhou o fato de a Seduc fazer a denúncia e vê a ação como uma “retaliação” e “intimidação” aos alunos. Conforme o representante da Defensoria Pública, o Governo manteve uma relação tranquila até a desocupação das escolas.

Eliton acredita que houve uma inversão de prioridade ao instigar a investigação na DCA, visto que há casos mais graves para ser averiguado na unidade. "Não precisava criminalizar (o movimento). Um mero acordo resolveria. A DCA está parada para ficar perguntando ao aluno se existe liderança no movimento, qual a tendência ideológica", criticou.

Segundo o defensor, a investigação tem um caráter superficial e não há qualquer individualização de conduta ou identificação do ato infracional. "Não é porque alguém morreu na cidade que a cidade inteira será chamada. Alunos que nem estavam nas ocupações foram chamados. (A investigação) ocorre de forma precipitada", declarou ele.

O defensor público teme que o processo traga efeitos negativos aos estudantes. "É a primeira manifestação de cidadania de vários. Estão protestando e lutando por seus direitos. É algo desastroso (a investigação), vai ferir de morte muitos meninos que não vão querer se meter mais. É tentar impedir que participem de novos (atos), pressionar, dissuadir eles", comentou.

Investigação
Procurada pelo O POVO Online, a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) comentou sobre a investigação por meio de nota, mas não entrou em detalhes. "Todas as escolas passaram por vistorias da Perícia para identificar os danos aos equipamentos e à estrutura física dos prédios. Desde a semana passada, diretores, funcionários e alunos das escolas estão sendo ouvidos para coletar informações sobre o caso. A Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA), responsável pelas investigações, esclarece que, entre os estudantes, também há alguns adultos", relatou a pasta.

O POVO Online tentou falar com a delegada Iolanda Fonseca, titular da DCA, mas a reportagem foi informada que ela estava colhendo depoimentos e que as oitivas deviam durar o dia todo.

espaço do leitor
QUEM MANDAR E GOVERNADOR 24/08/2016 14:58
o MP DO CEARA E O ÓRGÃO POLITICO? POIS INFELIZMENTE ESTA CHEIO DE CRIMES NO ESTADO!!!E ELES ESTÃO PREOCUPADOS COM GREVES!!!!!!
Pietro Cans 24/08/2016 10:49
Investigação já, vândalos infiltrados, orquestrados, travestidos de estudantes aproveitam a ocasião para furtar e praticar toda sorte de crimes contra o patrimônio, contra todos nós que os mantemos estudando com nossos suados impostos. Vandalismo e furtos são crimes e devem ser apurados.
Gugu 23/08/2016 19:38
SÓ UMA PERGUNTA: O QUE TROUXE DE POSITIVO ESSA OCUPAÇÃO DOS ESTUDANTES NAS ESCOLAS? NADA! AGIRAM COMO PESSOAS VAZIAS.
Marcelo Barroso 23/08/2016 18:36
Manifestar pode sim, nao ha problemas... Agora, se infiltrar gente pra roubar o patrimônio. Porem, dessa profissao o país já tá infestado. Ainda tem gente aí pra proteger e em época de eleicao, nem se fala. Ahhhh Brasil!!!!
HUMBERTO 23/08/2016 17:20
Isso é um absurdo que só o simulacro dos Ferreira Gomes, Camilo, podia fazer. Isso deveria é ser denunciado em organismos internacionais como abuso do Poder de Estado.
Ver mais comentários
6
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:

O POVO Online

Participe desta conversa com @opovoonline

TV O POVO

Confira a programação play

anterior

próxima

Fortaleza

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Instagram (API-USER)

Erro: 'data'
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

São utilidades para enriquecer seu site ou blog por meio de códigos (Tags ou Scripts) que ajudam sua página a ser ainda mais informativa

Escolha o Widget do seu interesse

Newsletter

Receba as notícias do Canal Fortaleza

Powered by Feedburner/Google

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>