Conheças nossos combos e pacotes promocionais!

CLIQUE E CONFIRA
REIVINDICAÇÃO 28/04/2016 - 20h37

Aprovados em concurso do Corpo de Bombeiros realizam protesto

Eles pedem a convocação da segunda turma para o curso de formação e nomeação para vagas restantes
notícia 0 comentários

Aprovados no concurso do Corpo de Bombeiros realizaram um protesto em frente ao Palácio da Abolição, localizado na avenida Barão de Studart, Meireles, por volta das 9h desta quinta-feira, 28. Eles pedem a convocação da segunda turma para o curso de formação e nomeação para vagas restantes.

O concurso que o grupo participou é do edital de 2013, que ofertou 270 vagas. De acordo com os participantes do protesto, 247 candidatos já finalizaram o processo, restando 23.

Conforme a Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp-CE), o concurso com 270 vagas prevê que 256 são para candidatos do sexo masculino e 14 para candidatas do sexo feminino. "Um total de 252 candidatos concluiu o curso de formação profissional realizado pela Aesp. Destes, 242 profissionais foram nomeados. Os 10 restantes, concluíram o curso na condição de subjudice e ficaram aguardam o desdobramento do processo para tomar posse no cargo", comentou o órgão por nota.

O candidato aprovado Samuel Pessoa explica que há 748 remanescentes do concurso aguardando para fazer o curso de formação. Segundo ele, que está entre os aprovados nesta situação, existe uma carência no Corpo de Bombeiros, que não possui a quantidade mínima de soldados para a demanda no Estado. Atualmente, são 499 soldados distribuídos em 28 unidades operacionais espalhadas por todo o Ceará, atuando em ocorrências de combate a incêndio, salvamento e atendimento pré-hospitalar.

"Comparado com o concurso da PM, o Governo abriu vagas para conseguir lançar o edital. Há um esquecimento com o Corpo de Bombeiros. 90% das praias do Estado estão descobertas, sem a atuação de bombeiros. Apenas 16 municípios possuem unidade do Corpo de Bombeiros, por isso, há carência de salvamento aquático, de incêndio", disse Samuel ao O POVO Online.

No processo do concurso, há a primeira etapa com provas, a segunda parte com os exames médicos e a terceira com o curso de formação. Os candidatos aprovados em cadastro de reserva afirmam que dos 748 remanescentes do certame, 159 fizeram os exames.

"Sobre o número de candidatos convocados para a segunda etapa do certame – Exames médico-odontológicos, biométricos e toxicológicos – Informamos que foi cumprido o que determina o edital. 'Serão convocados para a segunda etapa do concurso público – exames médico-odontológico, biométrico e toxicológico, os candidatos aprovados na primeira etapa do concurso e classificados até a 512ª posição, para os candidatos do sexo masculino, e até a 28ª posição para as candidatas do sexo feminino'", explicou a Aesp.

Governo
De acordo com a Casa Civil, a resolução do Governo do Estado é por sempre priorizar e valorizar os aprovados e remanescentes de concursos públicos. "O caso dos Bombeiros está sendo avaliado com toda a responsabilidade pelo Governo", informou em nota.

 

Redação O POVO Online

espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:

O POVO Online

Participe desta conversa com @opovoonline

TV O POVO

Confira a programação play

anterior

próxima

Fortaleza

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Instagram (API-USER)

Erro: 'data'
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

São utilidades para enriquecer seu site ou blog por meio de códigos (Tags ou Scripts) que ajudam sua página a ser ainda mais informativa

Escolha o Widget do seu interesse

Newsletter

Receba as notícias do Canal Fortaleza

Powered by Feedburner/Google

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>