Conheças nossos combos e pacotes promocionais!

CLIQUE E CONFIRA
apoio 23/02/2016 - 18h57

Acometido por AVC, mestre da Banda Cabaçal dos Irmãos Aniceto recebe ajuda

Mestre Raimundo, 82 anos, sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) no fim do ano passado e, desde então, familiares e amigos do Crato e de outras paragens se esforçam para ajudá-lo
notícia 0 comentários
DictSql({'grupo': '', 'id_autor': 19043, 'email': 'ligiacosta@opovo.com.br', 'nome': 'L\xedgia Costa'})
Lígia Costa ligiacosta@opovo.com.br
Lia de Paula, em 03/03/2006
Detentor do título de Mestre da Cultura Tradicional Popular do Ceará, Mestre Raimundo trabalhava nos palcos, na roça e na feira

Há três meses, a Banda Cabaçal dos Irmãos Aniceto anda descompassada, sem a presença do Mestre Raimundo Silva, responsável pelas coreografias e pelo toque hábil do pífano, instrumento de sopro que costumava talhar com as próprias mãos.      

Mestre Raimundo, 82 anos, sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) no fim do ano passado e, desde então, familiares e amigos do Crato e de outras paragens se esforçam para ajudá-lo.

Segundo uma das três filhas do artista popular, Maria do Socorro da Silva, após o ocorrido, o mestre ficou internado, durante 22 dias no Hospital Regional de Juazeiro, e agora está em casa, convivendo com sequelas do AVC.   

"Ele aperreia muito porque não fala nada. Ele começou a caminhar, mas não conhece muito as pessoas e não entende tudo não. É muito triste; é um sofrimento", lamenta.

Socorro ressalta ainda a vivacidade do pai, sempre muito ativo, fosse nas apresentações do grupo, no trabalho com a roça, ou na venda de produtos na feira do Crato. "Todo mês tinha apresentação e ele viajava muito. Antes mesmo de adoecer, passou 20 dias no Rio de Janeiro fazendo shows", relembra.  

Mobilizações 

Apesar da tristeza, a filha diz ser "gratificante" ver o apoio que a família vem recebendo de amigos e artistas. "Ficamos preocupados, mas muita gente apareceu para ajudar. Ele já tem fonoaudióloga e vai começar a fisioterapia".

As contribuições para ajudar o mestre se intensificaram após a publicação na Internet de um poema, em forma de apelo, assinado pelo pifeiro e professor de Arte no Crato, Ulisses Germano.

Para ele, mestres da cultura, como Raimundo, "não nascem mais". "Ele precisa de ajuda como outros precisam, mas a família Aniceto foi a que mais projetou o Cariri", frisa Ulisses.

O artista cearense, Rafael Limaverde, também aderiu à mobilização e anunciou em sua página pessoal do Facebook, nesta segunda-feira, 22, a venda de 12 cópias da sua xilogravura "Os irmãos Anicetos e a Peleja da Onça com o Cachorro”, a R$ 150 cada uma.

REPRODUÇÃO
As contribuições se intensificaram após a publicação de poema assinado pelo professor Ulisses Germano, na Internet
 

O objetivo de Rafael é reverter todo o valor da venda da xilogravura, feita em homenagem aos Anicetos, para o mestre. "Imprimi hoje (segunda-feira) e praticamente todas já foram vendidas, só faltam três. Estou pensando em fazer outra série, mas não tenho certeza. Vou ver como funciona isso", explica o artista.

A banda de toque puramente nordestino entra em sua quarta geração, e segue animando festas e outros eventos culturais, guiada por seis sobrinhos do Seu Raimundo.

Interessados em ajudar o mestre podem fazer depósitos diretos em sua conta:

Banco Bradesco   
Agência: 0771-4
Conta: 0014308-1

Veja vídeo de uma das apresentações da banda:

 

espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:

O POVO Online

Participe desta conversa com @opovoonline

TV O POVO

Confira a programação play

anterior

próxima

Fortaleza

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Instagram (API-USER)

Erro: 'data'
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

São utilidades para enriquecer seu site ou blog por meio de códigos (Tags ou Scripts) que ajudam sua página a ser ainda mais informativa

Escolha o Widget do seu interesse

Newsletter

Receba as notícias do Canal Fortaleza

Powered by Feedburner/Google

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>