[an error occurred while processing this directive] Mais de 600 casos de Aids foram identificados, no Ceará, durante 2015 | O POVO

Conheças nossos combos e pacotes promocionais!

CLIQUE E CONFIRA
BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO 02/12/2015 - 15h43

Mais de 600 casos de Aids foram identificados, no Ceará, durante 2015

Casos de transmissão vertical não foram registrados durante 2015 no Estado. Embora a epidemia esteja presente há mais de 30 anos no Estado, quase 50% dos casos foram notificados nos últimos oito anos, entre 2007 e 2014.
notícia 1 comentários

Não houve registro de transmissão vertical de HIV, no Ceará, durante 2015. A informação foi divulgada pela Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) em boletim epidemiológico. A transmissão vertical é a principal via de infecção do HIV em crianças no Brasil. Apenas em 2006, foi responsável por 85,2% dos casos da doença em menores de 13 anos de idade, e em 2007 por 91,4%. No Ceará, em média, foram notificados dez casos em menores de cinco anos a partir de 2007, segundo a Sesa.
A eliminação da transmissão vertical é uma meta assumida pelo Brasil. Nesta terça-feira, 1º, foi celebrado o Dia de Combate à Aids. Atividades educativas marcaram a data, que é celebrada no mundo inteiro.


"Apenas no ano de 2015, já foram notificados 629 novos casos de Aids. Embora a epidemia esteja presente há mais de 30 anos no Estado, quase 50% dos casos foram notificados nos últimos oito anos, entre 2007 e 2014. A epidemia apresentou uma tendência de crescimento nas taxas de detecção até 2012", informou o texto da Sesa.

No último domingo, O POVO Online publicou um material especial, no caderno Ciência & Saúde, sobre como seguir a vida mesmo com o vírus. Na década de 1980, a Aids chocou o mundo com o rápido ataque do retrovírus às células de defesa dos pacientes. Ainda sem a terapia antirretroviral, o indivíduo infectado ficava vulnerável a doenças oportunistas - que debilitavam e levavam à morte. O avanço das pesquisas e medicações permite contar, atualmente, histórias de longevidade e qualidade de vida. 

HIV em gestantes
O Ceará tem registrado, em média, 200 casos novos de HIV em gestantes anualmente desde 2007. A informação é da Sesa. Houve um crescimento nas taxas de detecção nesta população a partir de 2012, quando foi ampliado o acesso ao teste no pré-natal. Apesar da ampliação da taxa, o número de gestantes identificadas com HIV
está abaixo do estimado no Ceará, situação observada também na maioria dos estados brasileiros.

 

Redação O POVO Online

espaço do leitor
Gilmarques Costa 02/12/2015 18:15
Gostaria de registrar, que a chamada da matéria deixa espaço para aumentar ainda mais o preconceito. A definição de AIDS é diferente de HIV. HIV é um vírus que destrói o sistema imunológico. O quadro de AIDS é quando o paciente tem mais de um vírus instalado em seu organismo. Então a definição de AIDS é uma síndrome. Esclarecer que ninguém pega AIDS, não existe o vírus da AIDS. Agora poderiam trocar a chamada para "Mais de 600 casos de HIV foram identificados, no Ceará, durante 2015".
1
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:

O POVO Online

Participe desta conversa com @opovoonline

TV O POVO

Confira a programação play

anterior

próxima

Fortaleza

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Instagram (API-USER)

Erro: 'data'
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

São utilidades para enriquecer seu site ou blog por meio de códigos (Tags ou Scripts) que ajudam sua página a ser ainda mais informativa

Escolha o Widget do seu interesse

Newsletter

Receba as notícias do Canal Fortaleza

Powered by Feedburner/Google

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>