[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Entidades de tratamento à Aids denunciam falta de remédios no São José | O POVO

Conheças nossos combos e pacotes promocionais!

CLIQUE E CONFIRA
Hospital 30/11/2015 - 21h50

Entidades de tratamento à Aids denunciam falta de remédios no São José

As instituições reclamam da falta de medicamentos para doenças associadas à Aids, como herpes e tuberculose
notícia 1 comentários

A Rede Nacional das Pessoas Vivendo com HIV/Aids - Núcleo Ceará (RNP/CE) denunciou ao O POVO Online nesta segunda-feira, 30, falta de medicamentos essenciais no tratamento contra a Aids no Hospital São José, instituição pública de cuidados com doenças infecciosas em Fortaleza.

De acordo com o diretor do núcleo, Vando Oliveira, faltam remédios utilizados em casos de doenças associadas à Aids. O diretor reclama da escassez de antibióticos e afirma que o estoque não conta, por exemplo, com o remédio ‘aciclovir’ há mais de um mês, usado em pacientes com herpes, “doença oportunista” em pessoas com o vírus da Aids, explica.

Vando informa que a unidade realiza em média 500 atendimentos por mês, muitos oriundos do hospital.

Já na Casa de Apoio Sol Nascente, entidade que dá suporte a adultos soropositivos e crianças que sofrem as conseqüências do HIV positivo, tendo ou não a doença, a queixa é sobre falta de remédios para tratamento de toxoplasmose, para alguns tipos de DST’s, e vitamina B-6, usada no combate à tuberculose. Conforme a enfermeira da ONG, Natália Costa, ela "nunca viu faltar" o coquetel usado pelos pacientes com Aids.

A Casa de Apoio tem parceria com o hospital, recebendo pacientes da instituição.

Por meio de nota, a Secretaria de Saúde do Estado do Ceará (Sesa) informou que “o Hospital São José tem estoque assegurado do medicamento aciclovir”, mas nesta terça-feira, 1º, será repassada uma quantidade para atender pacientes no ambulatório. Ainda conforme a nota, outros medicamentos também serão enviados ao hospital pela Coordenadoria de Assistência Farmacêutica da Sesa.

O POVO Online solicitou ainda o número de casos de Aids notificados em 2015, mas a secretaria não enviou dados referentes.

Redação O POVO Online

espaço do leitor
Zé Bob 01/12/2015 08:41
SESA parece filme de terror, o medicamento estava faltando, mas foi só bater a imprensa e, rapidinho, apareceu a medicação. Isso é que é política!!! Política do medo.
1
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:

O POVO Online

Participe desta conversa com @opovoonline

TV O POVO

Confira a programação play

anterior

próxima

Fortaleza

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Instagram (API-USER)

Erro: 'data'
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

São utilidades para enriquecer seu site ou blog por meio de códigos (Tags ou Scripts) que ajudam sua página a ser ainda mais informativa

Escolha o Widget do seu interesse

Newsletter

Receba as notícias do Canal Fortaleza

Powered by Feedburner/Google

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>