Câncer de Mama 01/10/2014 - 12h52

Oficinas e palestras de sensibilização são promovidas no Outubro Rosa

Em Fortaleza, algumas instituições preparam atividades especiais para participar da campanha
notícia 0 comentários
Divulgação
Esse tipo de câncer ainda é o que mais mata mulheres no mundo

A campanha de conscientização da luta contra o câncer de mama, o Outubro Rosa, mobiliza todos os anos diversas ações, no Brasil e em várias partes do mundo, para sensibilizar a população sobre a doença.

Mesmo com quase 100% de chances de cura quando detectado precocemente, esse tipo de câncer ainda é o que mais mata mulheres no mundo, segundo informações do Instituto Nacional do Câncer (Inca).

Em Fortaleza, algumas instituições preparam atividades especiais para participar da campanha. O Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Ceará (UFC), promove através do Grupo de Ensino, Pesquisa e Assistência à Mulher Mastectomizada (GEPAM), sob a coordenação da professora Ana Fátima Carvalho Fernandes, uma programação com palestras, oficinas e cursos sobre a saúde mamária.

Na próxima segunda-feira, 6, será realizada a abertura, no Departamento de Enfermagem da UFC, com uma palestrante mastectomizada, que vai contar sobre a sua experiência.  Durante todo o mês de outubro outras palestras serão promovidas pelo GEPAM, em diferentes equipamentos da cidade.

Segundo a professora da UFC Ana Fátima Carvalho Fernandes, as oficinas educativas, ministradas no Departamento, farão uma espécie de treinamento com os participantes, instruindo sobre exames clínicos relacionados à saúde da mama, ensinando como identificar nódulos. Um curso sobre o câncer de mama também deve ser realizado uma vez por semana, sempre às segundas-feiras, às 12h.

Para a professora, as atividades são importantes principalmente para a população jovem, que tem maior dificuldade em dar atenção à doença. Fátima ressalta que o câncer de mama atinge pessoas dos 13 aos 80 anos de idade.

Toda a programação do GEPAM é aberta ao público. O grupo pede a doação de alimentos não perecíveis para a Associação Toque de Vida, dedicada às mulheres mastectomizadas.

Redação O POVO Online

espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

São utilidades para enriquecer seu site ou blog por meio de códigos (Tags ou Scripts) que ajudam sua página a ser ainda mais informativa

Escolha o Widget do seu interesse

Newsletter

Receba as notícias do Canal Divirta-se

Powered by Feedburner/Google

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>