rss
Trairi 11/08/2016 - 18h45

Alunos de escola pública fazem "vaquinha virtual" para participarem da Mostra Brasileira de Foguetes

Essa é a segunda vez que os estudantes se classificam para o evento, que será realizado no Rio de Janeiro. Ano passado, eles não conseguiram viajar por falta de apoio
notícia 0 comentários
DictSql({'grupo': 'Especial', 'id_autor': 19083, 'email': 'walberdefreitas@opovo.com.br', 'nome': 'Walber Freitas'})
Walber Freitas walberdefreitas@opovo.com.br
Reprodução/Facebook
Os alunos estudam na Escola Estadual de Educação Profissional José Ribeiro Damasceno no Trairi

Atualizada nesta sexta-feira, 12, às 17 horas

Pela segunda vez consecutiva, alunos cearenses da Escola Estadual de Educação Profissional José Ribeiro Damasceno de Trairi, no Ceará, foram classificados para participarem da VII Mostra Brasileira de Foguetes no Rio de Janeiro, que acontecerá em outubro deste ano. No entanto, eles iniciaram uma campanha para angariar fundos por meio de uma vaquinha virtual.

Gean Lucas dos Santos, de 16 anos, Alisson Nunes Moreira, de 17 anos, e Francisco Tiago Silva, de 18 anos, foram convocados após realizarem, durante a primeira fase da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, o lançamento de foguete, que alcançou a distância de 173,7m a uma pressão de 120 PSI.

A professora de biologia Raíssa Aguiar destaca que a escola participou da Olimpíada nos últimos dois anos e conseguiu bons resultados. "Os que classificaram ano passado são os mesmos que se classificaram este ano. Todos eles estão no segundo ano do ensino médio. Para o desenvolvimento do projeto, nós professores juntamos toda a equipe para preparar o material, esse é o nosso papel", explica.

Os estudantes da escola, cuja maioria é filho de agricultores, lidam diariamente com animais na roça, na pesca e executam trabalhos manuais exaustivos. "Sem demérito algum a estas atividades, a possibilidade de participar de eventos de alto padrão intelectual na presença de profissionais internacionalmente reconhecidos, como nosso astronauta Marcos Pontes, é uma motivação para os jovens de nosso município de que é possível mudar realidades sociais através da educação", diz o anúncio no site.

No ano passado, os alunos tentaram apoio da Secretaria de Educação do Estado (Seduc), mas não conseguiram e por fim acabaram adiando o sonho. Em nota, a Seduc informou que, para este ano, a Escola Estadual de Educação Profissional José Ribeiro Damasceno recebeu confirmação do convite pela organização da Mostra Brasileira de Foguetes na semana passada. Informou ainda que aguarda um processo feito pela unidade de ensino formalizando o pedido de apoio financeiro para a participação no evento. Após receber o documento, o órgão diz que analisará o pedido por meio de uma comissão técnica e tomará as providências.

Ao O POVO Online, Tiago disse que caso consigam o dinheiro para viajar será a realização de um sonho. Ele ressaltou também que ficou triste por não ter conseguido o apoio para viajar no ano passado, mas que a equipe não desistiu e continuou trabalhando para conquistar novamente esta oportunidade. O pai de Tiago, Francisco Antônio da Silva, de 42 anos, é agricultor em Trairi, ele incentiva o filho como pode, mas financeiramente é inviável.

Para a realização do lançamento do foguete, a equipe é dividida e cada integrante fica com uma parte do procedimento. "Um fica com a parte da mistura do combustível. O outro segura a base. E o terceiro é responsável pelo lançamento", explica Tiago.

Ainda segundo o anúncio, a participação de estudantes nesses eventos científicos desperta o entusiasmo pelo estudo e projeto. "Contamos com o apoio daqueles que sabem a importância de uma educação que rompe barreiras e envolve processos cognitivos, como a Mostra Brasileira de Foguetes, no Rio de Janeiro, com a presença de estudantes e professores de escolas públicas e privadas de todo o país".

De acordo com a professora, os alunos que realizam os inúmeros procedimentos até o lançamento sempre estão trabalhando com química, matemática e física. Para poderem viajar e se inscrever, a comitiva formada por três alunos e um professor estão solicitando ajuda pela internet com a famosa "vaquinha". O valor total para os alunos está orçado em R$ 4.650,00 para a estadia e alimentação. Já para a ajuda de custo do professor o valor é de R$ 550.

Olimpíada

A Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e a Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) são organizadas anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB). O critério de seleção para a VII Jornada de Foguetes levou em conta as medidas de segurança adotadas pela equipe e a distância alcançada com o lançamento do foguete feita de garrafa Pet.

espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:

Trairi - Dados do Município

VER COMPLETO

Banco de Dados O POVO

Fica a 124,5 km de Fortaleza, 1h53min de viagem

imgs/canalceara/municipios/trairi.jpg

Trairi

CEP:
62690-000
Distância de Fortaleza:
124,5km
Tempo estimado de viagem:
1h53 min
Vias de acesso:
BR-222>CE-23>085>163
Região administrativa:
2
Localização:
microrregião de Itapipoca
Municípios limítrofes:
Itapipoca, Paraipaba, São Gonçalo do Amarante, São Luís do Curu, Tururu e Umirim

Municípios

Localização

AMPLIAR MAPA

Trairi

Área: 925,722 km² , Altitude: 18m
Latitude: 3º 16’ 40’’ , Longitude: 39º 16’ 08’’

Revistas

Valores do Ceará

Sertão Central e Vale do Jaguaribe

Valores do Ceará

Região Norte e Serra da Ibiapaba - 1a Edição

Valores do Ceará

Região Norte e Serra da Ibiapaba - 2a Edição

Valores do Ceará

Região Metropolitana e Maciço de Baturité - 1a Edição

Valores do Ceará

Região Metropolitana e Maciço de Baturité - 2a Edição

O POVO Cenário

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

Newsletter

Receba as notícias de Trairi

Powered by Feedburner/Google

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>