O Ceará recebe, no fim de junho, o Centro de Referência Casa de Pedra da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que será instalado em Santana do Cariri, a 556 km de Fortaleza. O projeto tem o objetivo de acolher estudantes, professores e pesquisadores em Geociências para a prática de atividades de ensino e extensão nas áreas de geologia, geografia, paleontologia e meteorologia.
O Centro terá capacidade de atender cerca de 60 alunos e terá agendamento de uso. A permanência máxima será de dez dias para ampliar a utilização por várias instituições. Um dos projetos visa a difusão das Geociências e a qualificação de docentes do ensino médio e fundamental, com a parceria da Universidade Regional do Cariri (Urca). "Aspectos como o uso dos recursos hídricos, sustentabilidade, gestão territorial, clima e temas relacionados à geografia humana também estão no cerne das nossas ações", cita o coordenador do projeto e diretor do Instituto de Geociências da UFRJ, professor Ismar Carvalho.
Segundo ele, a Casa de Pedra é uma oportunidade para os alunos conhecerem uma realidade cultural, social e econômica distinta. "Creio que neste contexto a troca de saberes será profundamente enriquecedora", afirma.
A conservação de fósseis também está inserida nos objetivos das pesquisas na área, caracterizada pela diversidade fossilífera de insetos, peixes e répteis. A Chapada do Araripe é o berço de descobertas esclarecedoras para a paleontologia. Em abril, foi divulgado o achado do primeiro coração fossilizado de um vertebrado, em pesquisa coordenada pelo médico José Xavier Neto, do Laboratório Nacional de Biociências (LNBio/CNPEM).
Em junho de 2015, foi anunciada a descoberta do fóssil do pássaro mais antigo do Brasil. Também no ano passado, foi divulgado o achado de um fóssil de uma serpente de quatro patas, que comprovava a relação evolutiva entre cobras e lagartos.
Ismar destaca que a instalação da Casa de Pedra é ainda uma forma de incentivar o geoturismo e combater o comércio ilegal de fósseis. "Esse comércio, pelo menos nesta região, é um problema de ordem social. O centro pode ser mais uma ferramenta que auxilie, tanto acolhendo os pesquisadores que atuam nessa temática, quanto promovendo atividades educativas e patrimoniais", explica.
O terreno foi doado pela Prefeitura de Santana do Cariri, que assinou contrato de cooperação com a universidade em setembro de 2014. A demora para a finalização do projeto, conforme Ismar, deve-se ao tempo necessário para a realização da escritura e da incorporação do patrimônio. "Eu diria que foi, em realidade, um recorde frente às dificuldades de tramitação do projeto e execução física", frisa.
Os custos do projeto não foram divulgados, mas além do apoio orçamentário da UFRJ, os recursos são advindos da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo a Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ), CNPq, Programa de Formação de Recursos Humanos da Petrobras (PFRH), Associação Brasileira de Geólogos do Petróleo (ABGP) e ANP (Programa de Recursos Humanos - PRH-18 Biossedimentologia).
Veja também
mais notícias UFRJ inaugura posto de Geociências na Chapada do Araripe População interdita rodovia estadual em Santana do Cariri Em protesto contra frequência de acidentes, moradores interditam rodovia em Santana do Cariri Agricultor é preso após esfaquear e matar esposa na frente dos filhos Acidente mata duas pessoas e provoca revolta em moradores na CE-292Santana do Cariri - Dados do Município
VER COMPLETOBanco de Dados O POVO
Sua população é de 17.170 habitantes
JUAZEIRO DO NORTE
Nesta sexta
Sobe para dois o número de mortos em acidente no município d...
Confira mais notíciasSOBRAL
interior do ce
Carga de cerca de duas toneladas de carne bovina é apreendid...
Confira mais notíciasQUIXADÁ
INTERIOR DO CE
Mulher sofre sequestro-relâmpago e tem carro roubado em Quix...
Confira mais notíciasMunicípios
Localização
AMPLIAR MAPASantana do Cariri
Área: 855,563km² , Altitude: 475m
Latitude: 7º 11’ 18’’ , Longitude: 39º 44’ 13’’
Multimídia
Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje
Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object
Newsletter
Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo
Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>
Copyright © 1997-2016