[an error occurred while processing this directive]
Uma espécie de ave colorida e adaptada ao clima árido, que viveu há 115 milhões de anos, no Período Mesozoico, teve sua imagem divulgada na terça-feira, 2, na revista científica Nature Comunications. A reconstituição só foi possível após seis meses de pesquisa, com a descoberta do fóssil da ave mais antiga do Brasil, na Chapada do Araraipe, no interior do Ceará.
Ainda sem nome, o pássaro foi encontrado pelos pesquisadores do Geopark Araripe e da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em pesquisa coordenada pelo paleontologista Ismar de Souza Carvalho, do Instituto Geociências. "A lama, depois transformada em pedra de calcário, protegeu os fósseis. Desta forma, conhecemos desde o início a forma dos ossos e a estrutura das penas", explicou Carvalho.
O paleontologista, autor principal da pesquisa, confirmou que trata-se de uma reconstrução inédita, pois os fósseis de ave são sempre de ossos ocos e achatados pelo empilhamento de rochas. A espécie, conforme o pesquisador Ypsilon Félix, é da Enantiornithes. "Está em qualidade excelente, principalmente porque as aves da era mesozoica são conhecidas por fósseis mal preservados, sem detalhes das penas e anatomia", destacou Félix.
A ave era conhecida por fósseis encontrados na China e na Espanha, sendo um registro inédito na América do Sul. "Na época, a América estava unida à África e à Oceania, no supercontinente chamado Gondwana", disse Carvalho.
O fóssil estará em exposição no Museu de Paleontologia de Santana do Cariri, nos próximos meses. "Trata-se de uma jóia da paleontologia brasileira, podemos ver que a cauda tinha duas penas longa", frisou Ismar.
Comportamento
O estudo aponta que a ave desapareceu há cerca de 66 milhões de anos, na época da extinção dos dinossauros. A cauda poderia ter função sexual, pois era maior que o corpo, sem ligação com o equilíbrio ou voo.
"Em aves que ostentam uma cauda colorida e chamativa, como o pavão, sua principal função é a identificação de outros animais", indicou Carvalho. A Chapada do Araripe é uma formação do relevo e sítio arqueológico localizado na divisa dos estados do Ceará, Piauí e Pernambuco.
Veja também
mais notícias UFRJ inaugura posto de Geociências na Chapada do Araripe População interdita rodovia estadual em Santana do Cariri Em protesto contra frequência de acidentes, moradores interditam rodovia em Santana do Cariri Agricultor é preso após esfaquear e matar esposa na frente dos filhos Acidente mata duas pessoas e provoca revolta em moradores na CE-292Santana do Cariri - Dados do Município
VER COMPLETOBanco de Dados O POVO
Sua população é de 17.170 habitantes
JUAZEIRO DO NORTE
Nesta sexta
Sobe para dois o número de mortos em acidente no município d...
Confira mais notíciasSOBRAL
interior do ce
Carga de cerca de duas toneladas de carne bovina é apreendid...
Confira mais notíciasQUIXADÁ
INTERIOR DO CE
Mulher sofre sequestro-relâmpago e tem carro roubado em Quix...
Confira mais notíciasMunicípios
Localização
AMPLIAR MAPASantana do Cariri
Área: 855,563km² , Altitude: 475m
Latitude: 7º 11’ 18’’ , Longitude: 39º 44’ 13’’
Multimídia
Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje
Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object
Newsletter
Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo
Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>
Copyright © 1997-2016