[an error occurred while processing this directive] Servidores do INSS de Camocim paralisam atividades nesta terça-feira | Camocim, Ceará
rss
risco de desabamento 11/01/2016 - 16h35

Servidores do INSS de Camocim paralisam atividades nesta terça-feira

Paralisação ocorre por tempo indeterminado. Reforma do prédio está atrasada há mais de três anos
notícia 1 comentários
{'grupo': 'ESPECIAL PARA O POVO', 'id_autor': 19031, 'email': 'rubenssantos@opovo.com.br', 'nome': 'Rubens Rodrigues'}
Rubens Rodrigues rubenssantos@opovo.com.br
Foto: Ascom Sinprece
Fachada da obra inciada em 2012

Os servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) de Camocim vão paralisar as atividades a partir desta terça-feira, 12. A categoria denuncia o risco de desabamento da agência. Segundo os trabalhadores, o prédio foi desocupado há quatro anos para reforma que deveria ter sido concluída em julho de 2012, mas a reestruturação não ocorreu. O INSS funciona até esta segunda, 11, em um galpão cedido pela prefeitura do município.
 
O principal motivo da paralisação é a falta de condições de trabalho, agravadas com o período de chuvas. Os médicos peritos do INSS atendem a população em um galpão de uma estação ferroviária desativada. O ambiente, segundo os servidores, é insalubre, precário e sem acessibilidade. Não bastasse, o teto da sala de tributação da Prefeitura Municipal de Camocim, localizado ao lado do banheiro do galpão usado pelos servidores e assistidos, ter desabado.
 
De acordo com a diretora do Sindicato dos Trabalhadores Federais em Saúde, Trabalho e Previdência Social no Estado do Ceará (Sinprece), Carmem Marques, a categoria já denunciou o mau estado da agência, com rachaduras no teto e nas paredes, além de fiação elétrica e instalação hidráulica comprometidas, para o Ministério Público Federal (MPF), ao Ministro da Previdência, a Direção Geral do INSS (Brasília), a Superintendência Regional (Recife) e a Gerência-Executiva de Sobral, mas ainda não houve resolução.
 
"O que nós queremos é que tirem o pessoal do galpão. No primeiro momento da reclamação fizeram uma divisória de gesso, mas os médicos peritos fazem exames sem nenhuma condição estrutural. É um estado de calamidade", afirma a diretora.
 
Em dezembro, o Sinprece se reuniu com os gerentes executivos do INSS de Fortaleza (Júlio César Araújo Sousa), do Cariri (Regnoberto Gomes de Sales), de Sobral (Andrey Almeida) e o superintendente regional Ronei Tosi. "A desculpa é sempre a mesma", lamenta Carmem Marques. "Eles dizem apenas que já está sendo providenciado e o prédio estará pronto em seis meses. E não tem ninguém lá trabalhando, está tudo do mesmo jeito". 

O Ministério da Previdência Social, em Fortaleza, diz que o atraso se deu porque a empresa que venceu a licitação para reformar o prédio faliu no decorrer do processo. "A mesma (empresa) paralisou a obra e, após os prazos previstos em lei para aplicação de multa e/ou rescisão do contrato, retomou a construção em 2014. Por fim, devido ao não cumprimento de prazos e não conclusão da obra, o contrato com a empresa foi rescindido".
 
Ainda segundo o Ministério, o novo processo de licitação para contratar uma companhia que continue a reforma está em fase de "aguardando ateste orçamentário". Logo que autorizado, a licitação escolherá empresa para concluir cerca de 1/3 da obra para que servidores e segurados da Previdência Social em Camocim retornem à sede original da Agência. 
 
Orçada em R$ 1.806.370,42, a obra iniciada em 12 de março de 2012 pela Construtora Montserrat Engenharia e Empreendimentos, deveria ter sido concluída no dia 10 de julho do mesmo ano. 
 
O POVO Online tentou um posicionamento da gerência da região Norte do INSS, que atende pela área, mas não houve atendimento até a publicação da matéria.

Em nota, o Sinprece repudia a "situação de calamidade vivenciada em Camocim" e afirma que reitera as denúncias aos órgãos responsáveis.

  • Fachada da obra inciada em 2012
  • Prédio da Previdência Social em Camocim
  • Banheiro do galpão usado pelos servidores e assistidos do INSS

Veja também

espaço do leitor
O OBSERVADOR 11/01/2016 20:23
DE NOVO! TÁ IGUAL REBELIÃO EM CENTRO EDUCACIONAL PRA BANDIDO-MIRIM....TODA SEMANA É UMA PRESEPADA DIFERENTE.
1
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:

Camocim - Dados do Município

VER COMPLETO

Fco Fontenele - Banco de Dados O POVO

Localiza-se no Litoral Leste do Ceará

imgs/canalceara/municipios/camocim.jpg

Camocim

CEP:
62400-000
Distância de Fortaleza:
379,3km
Tempo estimado de viagem:
4h44min
Vias de acesso:
BR-222>CE-362> 085>CE-168
Região administrativa:
4
Localização:
microrregião de Camocim e Acaraú
Municípios limítrofes:
Barroquinha, Bela Cruz, Granja e Jijoca de Jericoacoara

Municípios

Localização

AMPLIAR MAPA

Camocim

Área: 1.124,782 km² , Altitude: 8,1m
Latitude: 2º 54’ 08’’ , Longitude: 40º 50’ 28’’

Revistas

Valores do Ceará

Sertão Central e Vale do Jaguaribe

Valores do Ceará

Região Norte e Serra da Ibiapaba - 1a Edição

Valores do Ceará

Região Norte e Serra da Ibiapaba - 2a Edição

Valores do Ceará

Região Metropolitana e Maciço de Baturité - 1a Edição

Valores do Ceará

Região Metropolitana e Maciço de Baturité - 2a Edição

O POVO Cenário

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

Newsletter

Receba as notícias de Camocim

Powered by Feedburner/Google

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>