[an error occurred while processing this directive] Baleia encalha e morre em praia de Barroquinha | Barroquinha, Ceará
rss
CACHALOTE 03/01/2014 - 13h16

Baleia encalha e morre em praia de Barroquinha

Segundo moradores, o animal chegou vivo na praia dos Curimãs e morreu logo depois; o enterramento da baleia, procedimento indicado nesses casos, acontece nesta sexta-feira, 3
notícia 6 comentários
foto: divulgação facebook instituto eco faxina

Uma baleia cachalote de aproximadamente 16 metros encalhou na manhã da última quarta-feira, 1°, na praia dos Curimãs, localizada no município de Barroquinha, 413,3 km de Fortaleza. Pescadores disseram aos técnicos do Projeto Biomade que o animal chegou vivo no local, mas morreu em seguida.

A operação de enterramento da baleia, que deveria ser realizada nesta sexta-feira, 3, foi adiada para o sábado, 4. A equipe que realizava o enterro do animal precisou de uma segunda retroescavadeira que deverá chegar neste sábado para a conclusão dos trabalhos.

De acordo com a coordenadora técnica do Projeto Biomade, Werlanne Magalhães, equipes foram acionadas ao local pelo presidente da associação de pesca de Barroquinha e, juntamente com a Associação de Pesquisa e Preservação de Ecossistemas Aquáticos (Aquasis) do Ceará, analisaram o animal e constaram que se tratava de um cachalote macho adulto, maior dos cetáceos com dentes e maior animal do planeta com dentes.

O cachalote, embora seja conhecido como baleia, é da família dos golfinhos e só é chamado assim devido ao seu enorme tamanho, podendo atingir até 20 metros e pesar até 40 toneladas. Após o isolamento do local, o Biomade iniciou uma articulação com a Prefeitura e Marinha para enterrar a baleia. “É o procedimento mais correto nesses casos, pois sendo um mamífero, esse animal pode transmitir doenças aos seres humanos”, explica Werlanne.

A causa da morte da baleia ainda não foi descoberta.William Rodriguez Schepis, diretor do Instituto Eco Faxina, acredita que vários motivos podem ter ocasionado o encalhe do cachalote, desde afogamento por ingestão de lixo ou aparelhos de embarcações. ''Essas baleias que nadam muito fundo sofrem com atividades de prospecção de pretróleo, pois algumas embarcações trabalham com aparelhos de som muito fortes, que deixam os animais desorientados'', completa.

Litoral
Segundo Werlanne Magalhães, o número de encalhes de animais marinhos no litoral piauiense, cearense e maranhense cresce. “É uma preocupação que requer mais estratégias de conservação na região. A parceria com outras ONGs é importante para nós somarmos e dividirmos conhecimentos em prol da pesquisa e conservação do meio ambiente”.

Dados da Aquasis apontam que são registrados cerca de 29 encalhes de mamíferos marinhos no Ceará, por ano. Em agosto deste ano, uma baleia Jubarte de quase nove metros encalhou na praia de Flecheiras. Equipes de biólogos trabalharam para manter o animal vivo, mas ele não resistiu e morreu três dias depois.

O animal encalhou vivo na praia mas já estava morto quando os técnicos da Biomade chegaram | Foto: Divulgação Projeto Biomade

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Amanda Araújo
amandaaraujo@opovo.com.br

espaço do leitor
J. Gomes Jr. 05/01/2014 08:41
Carne baleia frita com uma cerveja bem gelada não algo melhor! Procure ler um livro denominado COLAPSO, e você verá do que nós seres humanos nos alimentávamos!
Alex DS 04/01/2014 20:47
Ho loko J.GOMES JR oferecer carne para a população??? Vc comeria a carne de uma baleia que cujo o qual vc nem sabe pq morreu? Vc não leu que ela poderia estar doente e que vão enterrar justamente para que não transmita doença para pessoas??? Vc leu o texte por um acaso????
J. Gomes Jr. 04/01/2014 09:15
Hoje em dia o povo passa tanta fome, que mesmo doente se aproveita, doidinha! Onde achas que muitos procuram alimentos para sobreviverem? Geralmente alimentos contaminados nas lixeiras das grandes cidades.
Zé Bob 04/01/2014 07:26
Prezada Gracielle,na verdade, não se sabe a causa da morte da baleia, segundo afirma a matéria, com o depoimento do sr William Rodriguez Schepis, diretor do Instituto Eco Faxina. Portanto, é cedo para afirmar que foi por doença.
Gracielle Alves 03/01/2014 23:18
Como já foi dito,o aninal estava doente, mas parece que tá mesmo doente aqui é você.
Ver mais comentários
6
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:

Barroquinha - Dados do Município

VER COMPLETO

Fco Fontenele - Banco de Dados O POVO

Pescador na praia de Bitupitá, em Barroquinha

imgs/canalceara/municipios/barroquinha.jpg

Barroquinha

CEP:
62410-000
Distância de Fortaleza:
413,3km
Tempo estimado de viagem:
5h09min
Vias de acesso:
BR-222>CE-085> CE-168>CE-362
Região administrativa:
4
Localização:
microrregião de Camocim e Acaraú
Municípios limítrofes:
Camocim, Chaval, Granja, Sobral (e estado do Piauí)

Municípios

Localização

AMPLIAR MAPA

Barroquinha

Área: 383,405 km² , Altitude: 94m
Latitude: 3º 01’ 08’’ , Longitude: 41º 08’ 10’’

Revistas

Valores do Ceará

Sertão Central e Vale do Jaguaribe

Valores do Ceará

Região Norte e Serra da Ibiapaba - 1a Edição

Valores do Ceará

Região Norte e Serra da Ibiapaba - 2a Edição

Valores do Ceará

Região Metropolitana e Maciço de Baturité - 1a Edição

Valores do Ceará

Região Metropolitana e Maciço de Baturité - 2a Edição

O POVO Cenário

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

Newsletter

Receba as notícias de Barroquinha

Powered by Feedburner/Google

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>