rss
ARACATI E BEBERIBE 15/07/2016 - 22h07

Inspeção aponta superlotação e falta de estrutura em cadeias públicas

Os detentos não tem assistência médica regular e são mantidos em celas onde não há divisão por tipo de regime de cumprimento de pena, de acordo com relatório
notícia 2 comentários
DictSql({'grupo': 'Especial para O POVO', 'id_autor': 16431, 'email': 'thiagopaiva@opovo.com.br', 'nome': 'Thiago Paiva '})
Thiago Paiva thiagopaiva@opovo.com.br

Uma inspeção realizada por membros do Conselho Penitenciário do Ceará (Copen) nas cadeias públicas dos municípios de Aracati e Beberibe, no Litoral Leste do Estado, apontou que as unidades estão superlotadas e funcionam de maneira precária. De acordo com o relatório, apresentado à imprensa, na manhã desta sexta-feira, 15, os detentos não tem assistência médica regular e são mantidos em celas onde não há divisão por tipo de regime de cumprimento de pena.

De acordo com o procurador da República Luiz Carlos Oliveira Júnior, que também é membro do Copen, a cadeia de Aracati, que tem caráter de atendimento regional, apresenta a situação mais crítica. Com capacidade para 40 presos, a unidade abriga hoje 159 homens. Já em Beberibe, que tem a mesma estrutura, conta com 89 internos.

“Falar em ressocialização numa situação dessas é uma piada de mau gosto, na medida em que o preso tá preocupado é em sobreviver no meio daquele amontoado de gente. Qualquer medida que vise reeducar não tem muita efetividade”, declarou.

A visita às cadeias públicas foi realizada na última sexta-feira, 8. Já a coletiva ocorreu na sede do Ministério Público Federal no Ceará (MPF/CE), no bairro Joaquim Távora, serviu também para divulgar que o Copen está novamente atuando no sistema prisional do Estado, como destacou a presidente do Conselho, Camila Gomes Barbosa,promotora da 3ª Vara de Execuções Penais.

Também participaram da entrevista o diretor da Casa de Albergado, Augusto César Coutinho, representando a Coordenadoria do Sistema Penal (Cosipe) da Secretaria da Justiça e Cidadania (Sejus), e os advogados David Alcântara e Paulo Meyer, membros da Comissão de Direito Penitenciário da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará (OAB/CE).

Em nota, a Sejus informou que realizou uma vistoria na cadeia e Beberibe e a unidade passara por obras para corrigir problemas estruturais. A pasta informa que aguarda o orçamento da construtora responsável para dar início às obras. Já sobre a cadeia de Aracati, a Sejus afirma que havia um projeto para a construção de uma nova cadeia. No entanto, a prefeitura do município “recuou na cessão do terreno, inviabilizando a liberação de recurso pela instituição financeira. A Sejus, agora, aguarda a indicação de um novo terreno para iniciar um novo projeto”, diz o texto.

espaço do leitor
Hilario Torquato 16/07/2016 09:19
Presos porque não pode pagar pensão de alimentos, por delitos menores, porque não pode pagar fiança, porque tudo vira processo e a internet é tão rápida que passa desapercebida das decisões judiciais, por falta exclusiva de um parecer favorável de quem mandou prender.
Hilario Torquato 16/07/2016 09:15
Tem pessoas que deveriam estar presas e outras que deveria estar soltas, este é o cenário que se apresenta sem qualquer solução judicial porque subservientes aos ditames da acusação
2
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:

Aracati - Dados do Município

VER COMPLETO

Banco de Dados O POVO

É em seu litoral que fica Canoa Quebrada

imgs/canalceara/municipios/aracati.jpg

Aracati

CEP:
62800-000
Distância de Fortaleza:
148,3 km
Tempo estimado de viagem:
1h51min
Vias de acesso:
CE-040>BR-304
Região administrativa:
9
Localização:
microrregião do Litoral de Aracati
Municípios limítrofes:
Beberibe, Fortim, Icapuí, Itaiçaba, Jaguaruana, Palhano (e estado do Rio Grande do Norte)

Municípios

Localização

AMPLIAR MAPA

Aracati

Área: 1.228,058 km² , Altitude: 5,7
Latitude: 4º 33’ 42’’ , Longitude: 37º 46’ 11’’

Revistas

Valores do Ceará

Sertão Central e Vale do Jaguaribe

Valores do Ceará

Região Norte e Serra da Ibiapaba - 1a Edição

Valores do Ceará

Região Norte e Serra da Ibiapaba - 2a Edição

Valores do Ceará

Região Metropolitana e Maciço de Baturité - 1a Edição

Valores do Ceará

Região Metropolitana e Maciço de Baturité - 2a Edição

O POVO Cenário

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

Newsletter

Receba as notícias de Aracati

Powered by Feedburner/Google

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>