Construído no local que funcionava o cine Polytheama, o Cine Teatro São Luiz foi inaugurado. O início das obras foi em 1938, após a demolição do Polytheama. Foram 20 anos de reforma até sua primeira inauguração, no dia 26 de março de 1958. A demora aconteceu pelos efeitos da Segunda Guerra Mundial e a outros motivos que nunca foram esclarecidos.
O POVO, em matéria do jornalista J.C. Alencar Araripe, acompanhou a demorada expectativa em torno da inauguração do Cine São Luiz. À época, a inauguração do espaço contou com a participação de seleto público da sociedade cearense, incluindo o Sr. Luis Severiano Ribeiro, responsável pela construção do Cine Teatro.
Mas, houve um diferencial entre o público que participou da primeira inauguração e da sua reabertura. No dia da inauguração, em 1958, as 1200 poltronas do Cine Teatro foram vendidas por Cr$ 200,00 (duzentos cruzeiros), cada, o valor total foi revertido para a Santa Casa de Misericórdia e para o Asilo do Bom Pastor.
Acervo O POVO
Matéria publicada no O POVO no dia 23 de dezembro de 2014
Em 2014, a reinauguração foi marcada pela presença dos 900 convidados da Casa Civil do Estado do Ceará e contou com a distribuição gratuita de 150 ingressos para a população em geral. Além da exibição do filme Anastácia, a princesa esquecida, a solenidade de reinauguração contou com a apresentação do concerto da Orquestra Eleazar de Carvalho.
Breve histórico do Cine Teatro São Luiz no tempo:
1938 – Começa a construção do Cine São Luiz, empreendimento realizado pelo Grupo Severiano Ribeiro.
1958 – Solenidade de inauguração do Cine Teatro.
1991 – O prédio foi tombado pelo Governo do Estado do Ceará, de acordo com o decreto Nº 21.309.
1995 – O Cine São Luiz passou a sediar o Cine Ceará – Festival Iberoamericano de Cinema, um dos principais festivais de cultura do País.
2007 – O espaço foi adquirido pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Ceará (Fecomércio-CE). Logo, passou a se chamar Cine São Luiz – Centro Cultural Sesc Luiz Severiano Ribeiro.
2010 – O Cine São Luiz foi fechado.
2011 – O prédio foi adquirido pelo governo estadual por R$ 2,2 milhões de reais.
2013 – Início das obras de recuperação e restauração do Cine São Luiz, adaptado à nova configuração de Cine Teatro com a capacidade reduzida de 1.500 lugares para 1.070, entre eles, 300 lugares foram destinados ao piso superior.
2014 – Solenidade de reinauguração do Cine Teatro São Luiz, atualmente inserido na rota cultural de Fortaleza.