PESQUISA 21/06/2017 - 20h00

Confira hábitos para o combate à obesidade

O excesso de peso pode causar doenças como câncer, diabetes e hipertensão arterial. Veja dicas saudáveis que ajudam no combate a este malefício
notícia 0 comentários
DictSql({'grupo': '', 'id_autor': 19136, 'email': 'liarodrigues@opovo.com.br', 'nome': 'Lia Rodrigues'})
Lia Rodrigues liarodrigues@opovo.com.br
Foto: khomkrit sangkatechon/Shutterstock

A reeducação alimentar pode ser bastante eficaz no combate à obesidade que, de acordo com recentes dados do Ministério da Saúde, atinge mais da metade da população do Brasil. Beber cerca de dois litros d’água diariamente, não pular as refeições – café da manhã, almoço e jantar são as mais importantes – realizar lanches intermediários e mastigar lentamente são hábitos que podem ajudar no combate à doença. Evitar a ingestão de frituras, industrializados e alimentos com excesso de açúcar ou gordura aparente também pode ser uma importante aliada. 

Para tratar a obesidade, fator de risco para doenças crônicas como diabetes, hipertensão arterial, doenças cardiovasculares e diferentes tipos de neoplasias malignas (câncer), o paciente deve ser acompanhado por uma equipe composta por profissionais de diferentes áreas, como endocrinologia e nutricionismo. Apneia do sono, distúrbios psicológicos, problemas nas articulações e comprometimento de atividades cotidianas também podem ser consequências da obesidade. 

PANORAMA

O número de brasileiros obesos aumentou, na última década, em 60%, chegando ao total de 19% da população. 54% dos brasileiros estão com excesso de peso. Para a Organização Mundial da Saúde (OMS), a obesidade é um dos maiores problemas do mundo. Para 2025, a projeção da Organização é de que os adultos obesos e com sobrepeso ultrapassem a marca de 700 milhões e 2,3 bilhões, respectivamente. “Para diminuir índices tão severos, é importante que haja conscientização dos perigos que o excesso de peso pode causar”, explica a endocrinologista Juliana Ferreira.

CAUSAS

A genética, a alimentação e o sedentarismo são fatores que influenciam diretamente no excesso de peso. Problemas hormonais e psicológicos, uso de medicamentos, qualidade do sono e cessação do tabagismo também podem contribuir para a condição. Nos países em desenvolvimento, como o Brasil, a desnutrição está em redução, mas a subnutrição, que contribui para a obesidade, é uma realidade em ascensão. Isso acontece principalmente em virtude dos maus hábitos alimentares, representados pelo grande consumo de alimentos pobres em nutrientes e com grande quantidade de açúcar, sódio e gordura em detrimento da ingestão de frutas, verduras e legumes.

TRATAMENTO

O tratamento tem etapas como a reeducação alimentar, mudança de hábitos e a prática de atividades físicas. Em alguns casos, o uso de medicamentos pode ser indicado pelo médico. Nos mais extremos, quando não houver sucesso após dois anos de tentativas de redução de peso com exercícios e mudança de hábitos alimentares, o profissional deve avaliar se o paciente atende aos requisitos para a realização da cirurgia bariátrica. 


espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:

Vídeos

Especialista dá dicas sobre saúde masculina play

Especialista dá dicas sobre saúde masculina

anterior

próxima

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS