Dia Mundial do Sono 21/03/2017 - 14h20

Como uma boa noite de sono influencia na qualidade de vida

Neste dia 21 de março, Dia Mundial do Sono, profissionais da saúde falam sobre a importância de manter bons hábitos e uma boa rotina de sono
notícia 0 comentários
DictSql({'grupo': 'Especial para O POVO', 'id_autor': 19099, 'email': 'gabrielacustodio@opovo.com.br', 'nome': 'Gabriela Cust\xf3dio'})
Gabriela Custódio gabrielacustodio@opovo.com.br
bbernard / Shutterstock

Você costuma se sentir muito sonolento durante a manhã, ter dificuldade de memorização, irritabilidade ou, ainda, dores de cabeça logo cedo? Mais do que resultados de uma rotina de trabalho cansativa, esses sintomas podem indicar que suas noites de sono não estão com boa qualidade. Nesta terça-feira, 21 de março, é comemorado o Dia Mundial do Sono, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). A data é uma oportunidade para relembrar a importância de noites bem dormidas para a qualidade de vida.

"Um sono de qualidade é aquele no qual a pessoa dorme e se sente recuperada das atividades do dia anterior, não fica cansada no outro dia de manhã. É um sono reparador", explica Samir Magalhães, neurologista e especialista em medicina do sono da Clínica Intersono. De acordo com o médico, o sono é responsável por limpar as conexões do cérebro e por selecionar as informações importantes durante o dia. Ele, portanto, aumenta a qualidade da memória e melhora o desempenho funcional tanto em termos de atenção quanto de produtividade. "Faz com que aquela pessoa, durante o dia, consiga produzir melhor, tanto do ponto de vista profissional quanto pessoal", afirma.

A fisioterapeuta Vera Lacerda, que trabalha no Centro de Estudos do Sono, acrescenta que é durante o sono que são produzidos diversas substâncias responsáveis pelo bom funcionamento do organismo. O que, nas crianças, é conhecido como "hormônio do crescimento", por exemplo, nos adultos atua como um "hormônio do rejuvenescimento" e promove sensação de bem-estar. "É no sono que a gente 'recarrega' nossa bateria", destaca.

Impactos no dia a dia
A qualidade do nosso sono está diretamente relacionada à saúde. Dormir mal pode estar ligado a doenças que vão desde hipertensão, diabetes e obesidade até transtornos mentais. De acordo com Magalhães, sofrer de insônia ou dormir demais, sem necessidade, pode ser indicador de depressão. O médico acrescenta que tratar o distúrbio do sono, em geral, pode influenciar positivamente no tratamento da doença. "Se você já trata a apneia, você melhora a hipertensão e evita tomar medicações ou melhora o perfil de tratamento", exemplifica.

Além disso, Vera Lacerda destaca que a vida social e familiar também pode sofrer impactos de um sono ruim. As alterações no humor, na concentração e na memória podem levar a problemas familiares e no trabalho. "As outras alterações são orgânicas mesmo. Dependendo do distúrbio, pode levar a depressão, a doenças como hipertensão, diabetes, AVC, infarto, problemas na tireóide", reitera a fisioterapeuta.

Olena Yakobchuk / Shutterstock
Qualidade do sono tem impacto direto na saúde, nas relações sociais e no trabalho

Confira algumas dicas de Samir Magalhães e Vera Lacerda para ter uma boa noite de sono:
- Depois de praticar atividades físicas, deve-se esperar de duas a três horas para dormir;
- Evite alimentos excitantes, como refrigerante de cola, café e chá preto;
- Não durma nem com fome, nem depois de comer muito. Prefira alimentos leves;
- O quarto deve ser agradável para se dormir. Evite estímulos como cores fortes, uso de televisão e de computador;
- Boas leituras são favoráveis, mas evite levar trabalho para o quarto;
- O ambiente deve ter temperatura confortável, o que varia de pessoa para pessoa;
- O quarto não deve ter muito barulho externo. A proximidade de avenida, por exemplo, pode atrapalhar o início do sono;
- É importante ter boa vedação para luminosidade;
- Deve-se utilizar colchão adequado ao peso e travesseiro que não force a musculatura cervical ou altere a postura.

espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:

Vídeos

Especialista dá dicas sobre saúde masculina play

Especialista dá dicas sobre saúde masculina

anterior

próxima

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS