SEGUNDO MANDATO DE RC 02/01/2017

Guarda Municipal e Raio atuarão em parceria, segundo Roberto Claudio

O anúncio foi feito pelo prefeito Roberto Cláudio (PDT) durante posse na Câmara Municipal na noite de ontem. Até o fim dos quatro anos, serão pelo menos 50 postos de vigilância. Ações serão coordenadas pelo vice Moroni Torgan
notícia 0 comentários
DictSql({'grupo': '', 'id_autor': 19117, 'email': 'leticiaalves@opovo.com.br', 'nome': 'Let\xedcia Alves'})
Letícia Alves leticiaalves@opovo.com.br
FOTOS MAURI MELO
Roberto Cláudio faz o juramento, ao lado do vice Moroni Torgan, antes de apresentar no discurso aos vereadores suas prioridades

A Guarda Municipal e o Raio, batalhão especial da Polícia Militar, atuarão em conjunto para combater a violência de áreas mais vulneráveis de Fortaleza. O anúncio foi feito pelo prefeito Roberto Cláudio (PDT) na noite de ontem, quando ele e o vice Moroni Torgan (DEM) foram empossados em cerimônia na Câmara Municipal.

 

O prefeito explicou que a parceria se dará na criação de um sistema de monitoramento, com pelo menos 50 cabines da Guarda instaladas em bairros com maiores índices de violência. As cabines serão equipadas com câmeras de vigilância e terão dois agentes fixos dentro e outros dois volantes no entorno.


A cada duas cabines, haverá uma equipe do Raio para dar suporte e atender a chamados da Guarda. A parceria, segundo RC, já está fechada com o governador Camilo Santana (PT). “Com isso, a gente consegue nos pontos de maior incidência de violência, montar um sistema mais eficiente e integrado de vigilância entre a Prefeitura e o Governo do Estado”, explicou o prefeito.

Camilo Santana, Cid Gomes e Plácido Rios prestigiaram a solenidade

Esta não será, porém, a primeira ação do segundo mandato na área. “Primeiro, o conselho de segurança vai fazer um plano, com prazos de implantação, priorizando as áreas onde a incidência da violência é maior. O plano deve sair já neste primeiro semestre”, afirmou o prefeito.

RC apresentou planos do novo mandato aos vereadores

A segurança será tarefa de Moroni, que presidirá o conselho da área. As cabines da Guarda, chamadas pelo vice de “células de defesa comunitária”, farão parte das ações ostensivas. “Vamos começar com a parte preventiva, na parte educacional, social e urbanística”, disse.

 

Prioridades

Além da segurança, o prefeito destacou no seu discurso de posse ações nas áreas da saúde, educação, infraestrutura e desenvolvimento econômico. RC voltou a prometer a criação de um sistema de entrega de medicamentos que resolva o problema da falta de remédios.

 

Também garantiu que vai “duplicar, no mínimo, as vagas da educação em tempo integral” e “universalizar o acesso à pré-escola” até o fim deste segundo mandato.


Outro compromisso foi o de colocar internet sem fio e ar-condicionado em todos os ônibus, reafirmando a promessa feita na última campanha. (Colaborou Daniel Duarte)

 

Frases

A ESCOLHA DE MORONI NÃO ATENDEU A UM CHAMAMENTO MEU, MAS A UM CHAMAMENTO DA CIDADE, QUE PRECISA DE UM VICE-PREFEITO FORTE. TENHO CERTEZA DE QUE O MORONI SERÁ O MELHOR VICE QUE ESSA CIDADE JÁ TEVE

 

Roberto Cláudio (PDT), prefeito de Fortaleza


Bastidores


Telões

Fora do Plenário, presentes na Câmara Municipal puderam acompanhar a solenidade de posse e discurso do prefeito Roberto Cláudio (PDT) em telões de LED na parte externa da Câmara e no auditório Vereador Ademar Arruda – restrito a convidados dos vereadores eleitos, que tiveram direito de nomear a presença de quatro convidados, cada.

 

Secretariado

Empossado como vereador, o ex-líder do prefeito na Câmara de Fortaleza, Evaldo Lima, entregou pedido de licença para assumir pasta de Cultura. Ele prometeu que, entre as ações na área, a reforma do Teatro São José deve ser prioridade. Além dele, outros dois vereadores eleitos deixarão as cadeiras para suplentes. São Elpídio Nogueira (PDT), que será o novo secretário de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Combate à Fome, e Antônio Henrique (PDT), que vai para a Secretaria da Regional III. A cerimônia de posse do secretariado será hoje, às 9 horas, no Paço Municipal. Nomes do segundo escalão serão anunciados ao longo do mês de janeiro, segundo RC. “Esses nomes serão discutidos com os secretários”, explica.

 

Renovação da Câmara

Os novos vereadores da Câmara Municipal de Fortaleza, que garantiram 63% de renovação na Casa para este mandato, sentiram dificuldades de lidar com o sistema eletrônico de registro de presenças e de votações. Durante a posse, o vereador Célio Studart (SD), que estava presidindo a sessão, teve que em diversos momentos orientar os parlamentares. Também houve problemas durante o juramento, quando o vereador Emanuel Acrízio (PRP) não foi mencionado e ficou por último. 

> TAGS: pm raio rc
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>