INDEPENDÊNCIA 08/09/2016

Beira Mar aplaude desfile cívico-militar

Milhares de pessoas compareceram à avenida Beira Mar para assistir ao desfile cívico-militar no Dia da Independência. O POVO conta histórias de fortalezenses que saíram de casa no feriado para ver a festa
notícia 5 comentários
DictSql({'grupo': 'Especial para O POVO', 'id_autor': 16431, 'email': 'thiagopaiva@opovo.com.br', 'nome': 'Thiago Paiva '})
Thiago Paiva thiagopaiva@opovo.com.br
DictSql({'grupo': '.', 'id_autor': 19098, 'email': 'fotografia@opovo.com.br', 'nome': 'Camila de Almeida'})
Camila de Almeida fotografia@opovo.com.br

No primeiro desfile cívico-militar após o impeachment de Dilma Rousseff (PT) e posse do presidente Michel Temer (PMDB), em pleno feriado do Dia da Independência, milhares de fortalezenses estiveram na avenida Beira Mar, para acompanhar de perto a marcha tradicional.

 

O POVO mostra hoje quem são essas pessoas que costumam acordar cedinho, se vestem em tons de verde, amarelo, azul e branco, e se apinham sob o sol nas calçadas e sacadas de hotéis e condomínios para aplaudir de pé os pelotões que passam pela via, em revezamento, numa demonstração de patriotismo incondicional.


O evento reuniu cerca de 4.500 profissionais das Forças Armadas e órgãos de Segurança Pública, além de estudantes de escolas públicas, particulares e representantes de associações sociais, que marcharam pela avenida enchendo de admiração os olhos daqueles que se dizem descrentes com a política nacional.

Um grupo inflou um boneco "pixuleco" do ex-presidente Lula e exibiu faixas contra o Partido dos Trabalhadores (PT)
 

VALORES CÍVICOS

A família de Silvia Malta, 37, acordou cedo para acompanhar de perto o desfile de 7 de Setembro. Ela foi à festa com o marido Duilio Costa, 41, e os filhos Emanoela Alves, 6, e Abraão Malta, 1. A motivação maior, além da beleza do evento, era dar demonstrações aos filhos de resgate dos “valores cívicos”, apesar da crescente “descrença na política”. “Diante dos maus exemplos que temos visto, queremos que eles cresçam com esse sentimento patriótico”, disse Silvia.

 

MULTIDÃO SOB O SOL

Para assistir ao desfile, a multidão se aglomerava nos alambrados. Muitos posicionavam câmeras e smartphones na tentativa de garantir fotos e vídeos dos melhores momentos da festa. Sob sol forte, alguns dos presentes se abrigavam sob guarda-sóis e chapéus.Algumas das crianças conseguiram se posicionar à frente da barreira de proteção e assistiram mais de perto aos militares.

 

DOAÇÃO E LUTA POR PAZ

Antônio Roberto Paiva, 60, mais conhecido como Araquém do Frevo, comemorava o aniversário em pleno calçadão. O sexagenário enaltecia a importância da data em que a pátria comemorava 194 anos de independência. “Pelo amor cívico, sempre venho acompanhar o desfile nos meus aniversários. Não vim nos últimos dois anos por problemas de saúde. Mas essa data exige de nós uma doação. Devemos sempre comemorá-la e lutar por paz”, defendeu.

 

À ESPERA DA IRMÃ

Pouco tímido, o pequeno Israel da Silva Oliveira, 8, desceu da arquibancada e ficou sobre o canteiro aguardando o momento em que a irmã desfilaria. “Achei mais bonitos o desfile da escola dela e dos Bombeiros”, disse, enquanto brincava com um catavento nas cores da bandeira. Próximo dali, a família dele assistiu ao desfile das arquibancadas. Mais adiante, um pelotão de escoteiros mirins desfilava aos gritos de “1, 2, 3, 4, ser ‘lobinho’ é um barato! 4, 3, 2, 1, mas não é pra qualquer um!”  

 

Frases

POR AMOR CÍVICO, SEMPRE VENHO ACOMPANHAR O DESFILE NOS MEUS ANIVERSÁRIOS”

 

Antônio Roberto Paiva, 60

 

espaço do leitor
Edvaldo Gomes 08/09/2016 16:54
A Polícia Federal deveria ser a mais aplaudida!
Lucas Guilhardo 08/09/2016 15:32
Só no Brasil bandido assassino desfila e é homenageado, no caso estou falando dos bandidos da PM mesmo.
Luis Carvalho 08/09/2016 09:48
Os Bombeiros Militares do País são Corporações de maior credibilidade.Seu mister de "vidas alheias,salvar"lema que reflete à devoção desses homens e mulheres abnegados e altruístas que o Brasil possui.Uma das mais bonitas e irretocáveis profissão cujo valor maior é o ser humano.
Luis Carvalho 08/09/2016 09:45
O Desfile do Dia da Independência encanta a todos os brasileiros.Principalmente ás crianças.Todas as Corporações Militares são ovacionadas más,o Corpo de Bombeiros Militar sempre puxa à atenção do público de forma diferenciada não só pela Farda e os Equipamentos.É o ofício,o trabalho de salvar vidas,proteger o bem maior dos ser humano que destaca os "anjos vermelhos". Parabéns a essa Corporação tão viva e brilhante.Orgulho do Brasil.
Luis Carvalho 08/09/2016 09:29
Que sentimento é esse ? O reflexo do espírito Cívico e Nacionalista que invade a alma,o ser humano brasileiro.Esse espírito de patriotismo campeia todo território sem cor,raça,credo.Assim deveria sempre permear a conduta dos desígnios do país.Altruísmo dos poderes constituídos,harmônicos más,focados nos interesses comuns aos brasileiros.Um Povo,uma Bandeira,uma Nação.Valores do Brasil.
5
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>

Jornal de Hoje | Página Cotidiano