Hospital Sarah 04/06/2016

Pacientes do hospital Sarah participam de semana de artes

notícia 0 comentários

Para Elisa Paes Bormann, a arte é um meio de conhecermos nossas emoções. Ela é fisioterapeuta do Centro de Neurorreabilitação Sarah Fortaleza. Os pacientes do centro, no bairro Passaré, são crianças e adultos que sofreram lesão medular e cerebral. Junto de tratamento, podem participar de atividades que promovem a criatividade e a interação.

 

“Quando elas se envolvem com atividades que as fazem se sentir leves, percebem que podem tirar o foco das coisas ruins que aconteceram”, lembrou Elisa, ontem, durante a Semana da Arte no Centro, que terminou ontem. No evento, pacientes e funcionários participaram de exposições, assistiram performances artísticas e produziram as próprias obras. O trabalho acontece anualmente desde 2013.


“Aqui fazemos coisas que nunca nos imaginamos capazes de fazer. Isso elevou muito minha autoestima”, afirma Terezinha Lira dos Santos, 56. Paciente do centro, ela acredita que sairá do tratamento como uma nova pessoa.


Na edição deste ano da semana de arte, os pacientes puderam apreciar uma exposição do artista Nearco Araújo e usaram o trabalho artístico como inspiração para criação de um painel. Cada paciente recebeu parte de um desenho para colorir, e ao fim, todos montaram a figura original em tamanho maior e em cores.


A pedagoga Clarise Sacramento acredita que a arte é uma forma de os pacientes se redescobrirem e perceberem talentos que haviam sido esquecidos ou que eram desconhecidos. Clarise relata que todas as atividades na unidade são pensadas para estimular a criatividade dos pacientes. Há, por exemplo, oficinas de customização para os apoios de locomoção dos pacientes, como bengalas e cadeiras de roda. (Mariah Costa/Especial para O POVO)


Serviço

 

Sarah Fortaleza

Onde: avenida Juscelino Kubitscheck, 4500, Passaré

Mais informações: www.sarah.br e 3499 4999

espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>

Jornal de Hoje | Página Cotidiano