[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Cheques Reveladores | Coluna Ombudsman | O POVO Online
OMBUDSMAN 24/06/2012

Cheques Reveladores

Compartilhar

“Um dos principais problemas da atividade jornalística é a arrogância que ela costuma ensejar em quem escreve”

 

Otavio Frias Filho, jornalista.


A imprensa cearense teve uma semana marcada por denúncias de uso indevido de verbas públicas, prisões de gestores e demissões. Primeiro veículo a denunciar, ainda no ano passado, irregularidades na construção dos kits sanitários, O POVO deu destaque aos casos em quatro das sete manchetes possíveis. Começou a cobertura com o anúncio da prisão de envolvidos nesse esquema no Ipu, encerrando com o anúncio da saída de Jurandir Santiago da presidência do Banco do Nordeste (BNB).


O leitor Maurício Alves aprovou a abordagem do jornal. “Mais uma vez, venho parabenizar O POVO por grandes matérias sobre corrupção no Ceará” desabafou. De fato, a matéria “MP rastreia R$ 100 mil em conta de empresa de Jurandir Santiago”, publicada quarta-feira (20), foi um “furo” de reportagem. Provou, através do uso de cheques, a ligação de Jurandir com as denúncias no Ipu. Tornou-se decisiva no ritmo das apurações.


ÚNICA FALHA

Na verdade a única grande falha aconteceu ainda no primeiro dia, sábado, quando o jornal deixou de informar que a sentença do desembargador Darival Primo determinava, além da prisão do prefeito Sávio Pontes, do Ipu e de mais sete, a possibilidade de inclusão de Jurandir no mesmo processo. A chefia de Redação admite a mesma análise. ”Felizmente, recuperamos bem nos dias seguintes, tanto no online, como no impresso”.

 

COMPASSO LENTO

A leitora Neide de Castro acusou o jornal de “blindar” um profissional da Redação - o jornalista Bruno Stefano - depois de várias denúncias registradas na Delegacia de Fraudes e Falsificações. Bruno, que exerce atividade como cantor em festas de casamento, foi acusado de descumprir contratos. “Porque o jornal nada informa?” indagou. A notícia foi veiculada em outros veículos na quarta-feira. O POVO saiu com matéria só no domingo informando providências adotadas. A chefia de Redação nega qualquer proteção. “O que havia era a presunção de que ocorreria um crime. No jornal, o nome de qualquer pessoa só é publicado caso ela venha a ser indiciada ou tiver a prisão decretada. Nenhuma das hipóteses ocorreu. Mesmo assim, optamos por divulgar tudo da forma mais transparente possível”. De fato há essa norma interna. Porém, 21 Boletins de Ocorrência foram registrados, o que já caracteriza uma notícia jornalística. A meu ver, o jornal acertou em publicar providências tomadas, mas demorou em agir. Internamente recomendei transparência logo no segundo dia. Se ia quebrar as normas - como fez no domingo - que o jornal fosse mais ágil.

 

DESPREZO

O advogado e escrevente Jorge Dias elogiou iniciativa do jornal em debater a legalização da união estável homo e heteroafetivas. O tema foi pauta da reportagem “Enfim, unidos!”, dia 15 de junho, em Tendências. Apesar de destacar a importância social da matéria ele detectou um erro importante e pediu rapidez na correção. O jornal informou erradamente que o documento poderia ser obtido em um cartório de registro civil. O correto é o cartório de notas.

 

O alerta foi feito ao editor na segunda-feira (18) e a promessa de correção na 5ª feira, uma semana depois – o que já é um absurdo. Até sexta-feira, entretanto, nada foi corrigido. Quem leu a reportagem continua sem saber do erro. “Em que quinta-feira sai a correção?” questionou Dias. Espero que, agora, seja antes.


DESPREZO II

Esse desprezo ficou visível na reclamação de dois leitores com o uso do IPad. Kadmon Costa questionou a nitidez. “A forma de ler torna um pouco desagradável devido a pixelização da imagem”. Necival pergunta, via canal “Fale com a Editoria do Ombudsman” porque a versão online para IPad não funciona. “o ícone é aberto, mas desliga sem acesso a página do jornal?” As dúvidas foram encaminhadas ao jornalista Michel Victor, editor do O POVO Online. Até o fechamento da coluna, sexta-feira, não recebi resposta.

 

ESQUECIDO PELA MÍDIA

Depois da renúncia, Ricardo Teixeira, ex-presidente da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) sumiu do noticiário.

 

FOMOS BEM


CULTURA

Vida & Arte tem aprofundado bem a situação de descaso na Secretária da Cultura do Ceará.

 

FOMOS MAL


MISS UNIVERSO

Faltou imagem na cobertura da visita da Miss Universo ao Ceará.

Paulo Rogério
Compartilhar
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor no:

Ombudsman Atual

Tânia Alves é formada em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e em Serviço Social pela Universidade Estadual do Ceará (Uece). Trabalha no O POVO há 26 anos. Em 2015, ocupará o cargo de ombudsman após oito anos como editora-executiva do Núcleo de Cotidiano, que engloba as editorias Cotidiano, Esportes e Ciência & Saúde.

Tânia Alves
Ombudsman do jornal O POVO

  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

Newsletter

Receba as notícias da Coluna Ombudsman

Powered by Feedburner/Google

O POVO Notícias | Colunas O POVO | Ombudsman O POVO