[an error occurred while processing this directive]
Estou com alergia à proteína do leite ou intolerância à lactose? Se o leite é tão indicado durante a infância, posso continuar consumindo produtos lácteos na fase adulta ou não é indicado? Qual a diferença entre leite integral e desnatado? As dúvidas sobre esse alimento tão cotidiano ainda são muitas, além das crenças populares que o cercam (Nada de leite com manga! Ou pode?). Saiba um pouco mais sobre o leite e entenda o que é mito ou verdade.
Alergia à proteína do leite e intolerância à lactose são coisas diferentes
Verdade. A alergia é uma reação do sistema imunológico a determinados alimentos. O leite pode ser um deles e, nestes casos, seu consumo deve ser restringido. Já a intolerância alimentar à lactose é uma deficiência do organismo na produção da enzima lactase, responsável pela digestão do açúcar existente no leite. Como a intolerância pode variar de nível, ou até mesmo ser uma restrição momentânea, é comum que intolerantes à lactose ainda possam consumir derivados de leite, como queijos e iogurtes, nos quais o teor de lactose diminui significantemente durante o processo de fabricação dos produtos. Para aqueles com intolerância mais intensa, é possível ainda o consumo da lactase, vendida em cápsulas, antes da ingestão de alimentos com lactose. Tudo, claro, com o devido acompanhamento médico.
Leite e derivados são essenciais para a dieta humana
Verdade. Por conter proteínas, fósforo, potássio e zinco, e por ser a maior fonte de cálcio e importante fonte de vitaminas A, D, B2 e B12, o leite é considerado um alimento completo. Ele pode contribuir para prevenção de doenças do coração e diabetes, além de controlar o nível de colesterol no sangue. Por esses motivos, a recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) é de três porções por dia de lácteos.
Não se pode tomar leite com manga
Mito. Provavelmente um dos mais famosos mitos sobre o leite, essa crença, acredita-se, surgiu na época da escravidão, quando os senhores de engenho usaram este argumento para que os escravos não consumissem leite. Não há, entretanto, comprovação científica e muitas receitas, de iogurtes, milk-shakes, etc, misturam a bebida com diferentes frutas.
Tomar leite antes de dormir faz bem para a saúde
Verdade. O cálcio estimula o relaxamento. O aminoácido triptofano aumenta a quantidade de serotonina no cérebro, um neurotransmissor bastante importante no processo do desencadeamento do sono. Dessa forma, o consumo de leite quente antes de dormir pode auxiliar no sono.
Fonte: Viva Lácteos (Associação Brasileira de Laticínios)
Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje
Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object
Copyright © 1997-2016