[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Ministro anuncia reforma administrativa e redução de ministérios
nelson barbosa 24/08/2015 - 12h40

Ministro anuncia reforma administrativa e redução de ministérios

notícia 8 comentários
Compartilhar

Em prosseguimento à agenda de ajustes, o governo anunciou nesta segunda-feira, 24, que dará início a uma reforma administrativa. Entre as medidas, está a extinção de ministérios, redução do número de cargos comissionados e venda de imóveis do Estado. As medidas têm o objetivo de reduzir despesas e trazer receitas aos cofres federais.

De acordo com o ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, que esteve reunido com a presidente Dilma Rousseff ao longo do fim de semana para fechar os pontos apresentados, serão perseguidas cinco diretrizes. A primeira delas propõe a redução de dez ministérios. Ainda não há definição de quais seriam as pastas extintas e quando isso seria concretizado.

O segundo ponto diz respeito à racionalização da máquina pública, com redução do número de secretarias e combinação de divisões dentro dos órgãos federais. Outra medida pretende reduzir, sem meta específica, o número de cargos comissionados no governo. Barbosa ressaltou que atualmente a maior parte dos cargos desse tipo já é ocupada por servidores públicos.

Foi anunciado ainda uma ampliação do programa de redução de custeio, que deve racionalizar gastos com serviços de limpeza, manutenção e transporte. Entre as ideias apresentadas pelo ministro do Planejamento está a adoção de contratos unificados de prestação de serviços para todos os ministérios, extinguindo algumas contratações individualizadas.

Por fim, foi proposto um aperfeiçoamento da gestão do patrimônio da União, o que na prática significa que imóveis do Estado serão colocados à venda. Terrenos de posse da União também são alvo da medida. "Tem vários terrenos da União, o mais famoso é o terreno de Marinha. Vamos promover um programa de regularização do pagamento desses de direitos e oferta para que possam adquirir esses domínios", disse Barbosa.

O governo estabeleceu um prazo até 30 de setembro para que as propostas sejam agrupadas e estudadas. Segundo o ministro, as iniciativas exigem procedimentos distintos, como a apresentação de projetos de lei, decretos e portarias.

ESTADÃO conteúdo

Compartilhar
espaço do leitor
CARLOS HOLANDA 25/08/2015 11:07
Esperamos que realmente se reduza a farra com dinheiro público, que se extinga e não criem novas siglas ou Secretarias com status de ministérios, e para os que continuarem na estrutura reduzir drasticamente as despesas não necessárias, digo mordomias!
Junior 25/08/2015 09:53
Tudo enganação, vão diminuir o numero de ministerios e incharem outros, quando que os petistas ficarão sem uma boquinha no governo.
Antonio Pinheiro 24/08/2015 20:18
Vão acabar com 10 ministérios, mais não sabe quais e quando. hauhauahauah.....
Edvaldo Gomes 24/08/2015 16:41
Vão fazer mais um "engana besta" pra ludibriar o povo mais uma vez. Vai ser do tipo tira daqui e bota ali..aonde que petista de carteirinha vai aceitar perder a "boquinha" fácil!
Aquino Brasileiro 24/08/2015 16:06
Começaram a acordar? Bastariam 20, mas que MINISTÉRIOS mesmo e não cabides de emprego, meras moedas de barganha politiqueira, na tentativa de conquistar apoio. Oxalá não seja tarde, mas ainda assim nós temos nossas dúvidas. Esperemos e não tenhamos medo de falar a verdade, demonstrar a nossa indignação e quem sabe um dia um dia talvez eles nos escutem!!!
Ver mais comentários
8
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:

o povo online

Participe desta conversa com @opovoonline

  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

São utilidades para enriquecer seu site ou blog por meio de códigos (Tags ou Scripts) que ajudam sua página a ser ainda mais informativa

Escolha o Widget do seu interesse

Newsletter

Receba as notícias do Canal Política

Powered by Feedburner/Google

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>