Aeroporto de Aracati é "elefante branco de R$ 44 milhões", diz Heitor
01/04/2016 | 14:36O deputado Heitor Férrer (PSB) criticou nesta sexta-feira, 1º, construção do aeroporto Dragão do Mar, em Aracati. Segundo ele, obra custou R$ 44 milhões e é subutilizada desde sua inauguração, em 2012. O parlamentar criticou ainda redução do ICMS para combustíveis de aviação, aprovado em 2013, que reduziu arrecadação do Estado.
“Pelo planejamento governamental, o aeroporto de Aracati ia trazer um plus na aviação do Ceará. O número de voos iria aumentar em Aracati. Mentira oficial! Fomos todos enganados. O aeroporto é simplesmente um elefante branco, que consumiu 44 milhões de reais do povo brasileiro e do povo do Ceará”, disse.
O deputado destaca que a pista do aeroporto, de 35 metros, não é grande o suficiente para receber voos de boeings, que precisam de 40 metros para pouso. “O aeroporto fica subutilizado porque os boings não podem descer na pista. Teríamos que acrescentar à pista já construída mais cinco metros, o que é uma obra hercúlea e que não compensa”.
O deputado George Valentim (PCdoB) rebateu fala de Heitor na Assembleia. Ele destacou que a construção do Dragão do Mar segue política de aeroportos regionais adotada no governo Cid Gomes (PDT). “É uma forma de incentivar nosso turismo e possibilitar novos investimentos”. Ele destaca que o aeroporto de Aracati atende todas as cidades do Litoral Leste do Estado.
Valentim afirma ainda que, a partir de setembro, o aeroporto estará recebendo voos comerciais, atraindo turismo e investimentos na região. Ele destaca também que pelo menos 60 empregos foram gerados na região em investimentos como o Centro de Manutenção da TAM instalado no aeroporto.