[an error occurred while processing this directive]
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva tomou posse na manhã desta quinta-feira, 17, como ministro da Casa Civil. Também foi empossado o peemedebista Mauro Lopes na Aviação Civil. Em seu discurso, a presidente Dilma Rousseff criticou os grampos da Polícia Federal e disse que o conteúdo das conversas foi alterado. A cerimônia aconteceu no Palácio do Planalto, onde dezenas de manifestantes protestam contra e a favor do Governo. Houve troca de agressões entre militantes, e a Polícia chegou a usar spray de pimenta para conter a confusão.
> Deputado Major Olímpio grita "vergonha" e tumultua cerimônia de posse de Lula. Ele foi retirado do local pela segurança.
11h18min: Dilma faz a defesa dos magistrados e ministros, que julgam com serenidade e isenção, com base em provas obtidas conforme a lei e critica a "algaravia" advinda de "pré-julgamentos" e pede serenidade e obediência aos princípios do direito. A presidente terminou seu discurso desejando as boas vindas aos novos ministros. Termina a cerimônia.
11h17min: A presidente Dilma afirma que não interessa aos brasileiros um ambiente que não permite o funcionamento normal das instituições e paralisa o crescimento. "Eu sou otimista e acredito na Justiça do meu país", diz Dilma.
11h15min: "Repudio total e integralmente todas as versões contra esse fato. Este documento foi distribuído ontem para toda a imprensa quando percebemos que era disso que se tratava. Agora estaremos avaliando com precisão as condições desse grampo que envolve a Presidência da República, queremos saber qum o autorizou, por que o autorizou e por que foi divulgado quando ele não continha nada. Nada, eu repito, que possa levantar qualquer suspeita sobre seu carater republicano", disse Dilma.
11h14min: "Se se fere prerrogativas da presidente da República, o que farão com as prerrogativas do cidadão? Em que pese o teor absolutamente republicano do diálgo que tive ontem com o ex-presidente Lula foi editado e adulterado, mudaram tempo de verbo e ocultaram - e estou guardando essa assinatura desse termo de posse como prova - ocultaram que o que fomos buscar no aeroporto foi essa assinatura do presidente Lula, mas não tem minha assinatura, portanto isso não é posse", afirmou Dilma. Ela disse que havia a possibilidade de Lula não estar presente na posse porque sua esposa, Marisa Letícia, não está bem de saúde. "Ele veio hoje justamente para manifestar aqui sua determinação de participar do Governo", disse.
11h08min: Não há justiça quando delações são tornadas públicas e quando depoimentos são transformados em fatos espetaculares. Não há Justiça quando leis são desrespeitadas e a Constituição alvitada". Dilma foi aplaudida de pé após criticar o vazamento de áudios.
11h07min: "Somente haverá Justiça com respeito rigoroso a princípios orientadores de sua execução. A respeito da presunção de inocência e do direito de defesa. A Justiça será tanto mais digna de respeito quanto mais seus agentes qualificarem suas decisões", disse Dilma.
11h05min: "Temos de superar o ódio e a atuação daqueles que não estão do lado da verdade e não terão força política para provocar o caos e a convulsão social. A gritaria dos golpistas não vai me tirar do rumo nem vai colocar nosso povo de joelhos", falou Dilma. Os presentes gritaram "Dilma, guerreira do povo brasileiro".
11h03min: Dilma fez referências a tentativas de derrotados na eleição de 2014 de tirá-la do cargo "de forma golpista".
11h: Dilma afirma que ela e Lula "sempre estiveram juntos". "Nesse momento, temos de estar juntos pelo Brasil, Eu, Lula, nossa base social e os opositores que querem o melhor para o Brasil. Estamos determinados a promover o equilíbrio fiscal e reduzir a inflação".
10h59min: Conto com sua incomparável capacidade de olhar nos olhos do povo e entender esse povo e querer o melhor esse povo. E por ele ser querido e amado".Ela diz que a presença de Lula mostra que ele tem "a grandeza dos estadistas e a humildade dos verdadeiros líderes". Presentes gritam "abaixo a Rede Globo".
10h57min: Dilma começa a falar de Lula. "As cirscunstâncias atuais me dão a magnífica chance de trazer para o governo o maior líder político do País". Presentes gritam "olê, olê, olê, olá, Lula, Lula".
10h56min: A presidente fala de Jacques Wagner e pontua que ele estará "mais perto" das decisões do Governo.
10h54min: Dilma faz elogios ao novo ministro da Aviação Civil Mauro Lopes e ressalta investimentos para estrutura aeroviária para as Olimpíadas e Paralimpíadas. Ela citou concessão de quatro aeroportos, entre eles o de Fortaleza.
10h52min: Manifestantes pró-Lula são maioria em protesto no Planalto.
10h51min: Eugênio Aragão sempre engrandecerá o Ministério da Justiça como sempre engrandeceu o Ministério Público, disse Dilma.
10h49min: Dilma agradeceu o ex-ministro Wellington Silva e Guilherme Camargo da Secretaria de Aviação Civil que deixam o Governo.
10h45min: Dilma Rousseff cumprimenta ministros e autoridades presentes.
10h41min: Logo no início do discurso da presidente Dilma Rousseff, houve princípio de tumulto com manifestante que parece ter invadido o local e gritou "vergonha". Presentes voltaram a gritar "não vai ter golpe"
10h40min: Dilma e Mauro Lopes assinam termo de posse do novo ministro da Aviação Civil. Jacques Wagner também já soi empossado.
10h39min: Ministros, deputados e outros aliados do governo gritam "não vai ter golpe", após o Hino Nacional. Lula assina termo de posse.
10h37min: Começa cerimônia de posse de Lula e Mauro Lopes com o Hino Nacional Brasileiro.
10h33min: O PSB protocolou ação no STF para impedir posse de Lula como ministro
Resumo: Anúncio de Lula como ministro de Dilma gerou protestos em diversas partes do País na noite da quinta-feira. Divulgação de grampo telefônico a celular de Lula intensificou manifestações.
+ Posse de Lula foi antecipada após divulgação de conversas com Dilma
+ PM usa bombas de gás lacrimogêneo em ato em frente a prédio de Lula
+ Cid Gomes bate boca com manifestantes contrários a Dilma; veja vídeo
+ #OcupaBrasilia é o segundo assunto mais comentado no twitter no mundo
10h26min: Programada para as 10 horas, cerimônia de posse de Lula está quase meia hora atrasada.
10h20min: O vice-presidente da República, Michel Temer (PMDB), não vai comparecer à posse de Lula e Mauro Lopes
10h14min: A deputada federal Luizianne Lins (PT-CE) acompanha a cerimônia de posse de Lula em Brasília.
#LulaMinistroEm Brasília, acompanhando a posse de Lula como novo ministro da Casa Civil.
Publicado por Luizianne Lins em Quinta, 17 de março de 2016
Veja também
Manifestantes pró e contra Lula entram em choque em frente ao Palácio do Planalto Temer não vai comparecer à posse de Mauro Lopes e de Lula Lula vai participar de cerimônia de posse no Planalto Divulgação de áudios foi correta, mas pode ser questionada, afirma Mendes Juiz suspende posse de Lula como ministro, diz site Antes da posse de Lula, Dilma anda de bicicleta em BrasíliaErro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje
Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object
Newsletter
São utilidades para enriquecer seu site ou blog por meio de códigos (Tags ou Scripts) que ajudam sua página a ser ainda mais informativa
Escolha o Widget do seu interesseErro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo
Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>
Copyright © 1997-2016