[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Sobral terá que retirar nomes de pessoas vivas de espaços públicos

Conheças nossos combos e pacotes promocionais!

CLIQUE E CONFIRA
Decisão da justiça 14/11/2013 - 15h33

Sobral terá que retirar nomes de pessoas vivas de espaços públicos

Compartilhar

A Justiça estadual manteve a determinação para que sejam retirados nomes de pessoas vivas de praças, prédios e patrimônios públicos de Sobral (250 km de Fortaleza).

A decisão levou em conta a denúncia do Ministério Público Estadual (MP-CE), que investigou e constatou a existência de homenagens a diversas pessoas vivas em vários prédios e espaços públicos de Sobral.

Entre os vivos que tiveram seus nomes postos em espaços e prédios públicos e monumentos sobralenses estão o atual secretário estadual de Saúde, Ciro Gomes (Pros) e dona Maria José Ferreira Gomes, mãe de Ciro e do governador Cid Gomes (Pros), além do deputado federal padre Zé Linhares (PP).

De acordo com o MP-CE, isso fere tanto a Lei Orgânica de Sobral, e as Constituições estadual e federal, por proporcionar promoção pessoal, sobretudo no caso de pessoas ligadas à atividade  político-partidária.

“O ato de atribuir o nome de pessoas vivas a bens e obras públicas representa um nítido favorecimento pessoal, sejam elas poeta, religioso, escritor, político etc, levando-se em consideração, ainda, que muitas dessas pessoas são políticos que concorreram para o cargo público o qual ocupam, o que demonstra ainda mais a manifestação da pessoalidade com a promoção de pessoa viva”, justificou o relator do processo Francisco Câmara.

Histórico
O MP ingressou com a ação para a retirada dos nomes em 2012. Em novembro do mesmo ano, um juiz atendeu ao pedido e concedeu liminar determinando que o Município retirasse o nome de pessoas vivas dos locais públicos.

O Município contestou, afirmando que os atos praticados seriam gestos de gratidão e de reconhecimento público a várias figuras que contribuíram para o engrandecimento da comunidade sobralense e sempre se dedicaram aos serviços de interesse da sociedade nas áreas citadas.

Em março de 2013, foi confirmada a liminar proferida anteriormente. O Município interpôs uma apelação. Porém, ao julgar o recurso na última terça-feira, 12, Francisco Câmara rejeitou a argumentação do Município e manteve a decisão inicial.

Redação O POVO Online, com informações da assessoria do TJ-CE

Compartilhar
espaço do leitor
Carlos Bezerra 14/11/2013 21:42
essa familia ferreira gomes cheia de safados pensam que o ceará é propriedade deles.
Este comentário é inapropriado?Denuncie
Zilce 14/11/2013 18:30
Esta Máfia FG infestou todo o Estado do Ceará. Eles mandam em tudo, cooptaram todos os políticos com raríssimas excessões. O famoso Al Capone perderia feio em Poder para estes nefastos que dominam nosso Estado. Eles sabem nutrir o povo com seu pão e circo. Leram e aplicam muito bem Maquiavel.
Este comentário é inapropriado?Denuncie
Jose Luciano Muniz Lima 14/11/2013 16:41
Tira é p...! Quem manda nesse puteiro é essa oligarquia infame e nefasta. Quero ver qual o juiz ou desembargador que ouse essa oligarquia cumprir essa sentença. Afinal! Quem escolhe os homens de preto? kkkkkkkkk
Este comentário é inapropriado?Denuncie
3
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:

o povo online

Participe desta conversa com @opovoonline

  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Newsletter

Receba as notícias do Canal Política

Powered by Feedburner/Google

São utilidades para enriquecer seu site ou blog por meio de códigos (Tags ou Scripts) que ajudam sua página a ser ainda mais informativa

Escolha o Widget do seu interesse
Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>