[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Dez policiais expulsos em 1997 retornaram à PM

Conheças nossos combos e pacotes promocionais!

CLIQUE E CONFIRA
greve militar 08/01/2012 - 07h55

Dez policiais expulsos em 1997 retornaram à PM

Diferente da última greve , 13 policiais foram expulsos e 70 foram punidos com prisões e transferências em 1997. Dez deles conseguiram voltar para a PM até o ano passado
Compartilhar

Enquanto o presidente de honra do Partido dos Trabalhadores (PT), Luiz Inácio Lula da Silva, discursava na Concha Acústica da UFC, no dia 3 de outubro de 1997, agentes da Inteligência da 2ª Seção do Comando Geral da Polícia Militar, infiltrados entre populares com máquinas fotográficas, acompanhavam o ato político. O interesse não era Lula, então candidato a presidente do Brasil. Eram dois sargentos e um soldado da PM, contratados por José Guimarães (hoje deputado federal/PT) para fazer a segurança de Lula da Silva enquanto ele estivesse em Fortaleza.

Os sargentos Josué Pereira de Sousa e Marcos Aurélio da Silva, além do soldado José Tupinambá Fernandes, que trabalhavam à paisana, estavam prestes a ser expulso dos quadros da PM . Haviam sido apontados como líderes da primeira greve da PM cearense, ocorrida nos dias 29 e 30 de julho daquele ano (1997), e respondiam em liberdade um Conselho de Disciplina. “Era mais uma forma de agravar nossa situação no processo e nos tachar de subversivos”, recorda Josué Pereira, 49.

Os três militares, “já quase desempregados” e com apenas 40% dos vencimentos, haviam sido presos disciplinarmente e, depois de soltos, afastados dos quartéis onde trabalhavam. Além da punição, o então secretário da Segurança Pública do Ceará, general Cândido Vargas Freire, mandou recolher dos “amotinados” o armamento, a carteira funcional e a farda.

Cinco meses após a greve, sufocada pelo então governador Tasso Jereissati (PSDB) e o tiroteio que baleou o coronel Mauro Benevides, os três seguranças de Lula e mais dez praças (um cabo, oito soldados e uma policial feminina) eram expulsos oficialmente da PM por quebra de hierarquia e disciplina.

Anistia

Dos 13 policiais militares excluídos, de acordo com documentos do arquivo pessoal de Josué de Sousa, dez foram reintegrados a partir de 2009 e até o ano passado. Quem participou da greve foi anistiado pela Lei Federal nº 12.191, de 13 de janeiro de 2010. Quinze anos depois, por força de uma decisão judicial, retornaram à PM na mesma patente da época da exclusão.

Josué de Sousa, graduado em Filosofia pela Uece, é um dos três que ainda não voltou a vestir farda. Após prestar concurso para professor, foi eleito e está no segundo mandato de diretor da Escola Estadual Virgílio Távora (Messejana). “Estou esperando que o Estado reconheça a anistia e o processo de reintegração transite em julgado. Teremos direito à promoção, salários atrasados e a dignidade refeita”, explica.

O hoje advogado Marcos Aurélio, 45, formado pela Unifor, foi vigilante e estagiário de escritório de advocacia. É um dos que retornaram à PM. Em maio deste ano, completa 30 de polícia e vai pedir a reservar. “Voltarei ao escritório”. Já o soldado Tupinambá, aos 51 anos, voltou à PM e está trabalhando da Companhia de Gurda do Presídio. Trabalhou de técnico de enfermagem e foi acadêmico de Gestão Empresarial.

O POVO procurou o ex-governador Tasso Jereissati. Até agora,
espera uma resposta de sua assessoria de imprensa.

Números

70
PMs que participaram da greve de 1997 foram punidos com prisões disciplinares. Muitos foram transferidos para quartéis do Interior do Ceará.

13
Militares da Polícia Militar cearense foram expulsos depois da greve dos dias 29 e 30 de julho de 1997. Três sargentos, um cabo, oito soldados e uma policial feminina.

98
Policiais civis responderam processos administrativos/1997. Raimundo Soares, então vice-presidente do Sinpoci, diz que ninguém foi demitido do serviço público por causa da greve.

Demitri Túlio
demitri@opovo.com.br

 

Compartilhar
espaço do leitor
Henrique 08/01/2012 22:53
Se a greve tivesse afetando os empresários, o gorverno ja teria tomado alguma iniciativa.
Este comentário é inapropriado?Denuncie
Robson 08/01/2012 17:37
Alguns aqui pediram para que a polícia civíl tomasse como exemplo a greve dos PM'S e BM'S. Por favor não façam isso!!! Não instaurem o terror na cidade para ganhar na marra o que estão pedindo. Todos nós sabemos ou deveríamos saber quem promoveu toda a baderna na cidade durante o período de greve.
Este comentário é inapropriado?Denuncie
militar 08/01/2012 17:27
militar so existe nas FFAA.
Este comentário é inapropriado?Denuncie
MURILO 08/01/2012 16:43
é inadmissível um soldado ganhar mais que a policia civil, só no CE mesmo e em nenhum outro estado. É O CID GENTE
Este comentário é inapropriado?Denuncie
Dilson 08/01/2012 16:17
Se todos os servidores fossem unidos... Só um ponto: seria justo um servidor civil no Ceará ganhar um vale -alimentação no valor de R$ 10,00 enquanto um militar ganha apenas R$ 6,05? O que pedimos, aliás, exigimos foi apenas o que nos é garantido na Constituição de 88: ISONOMIA!!!
Este comentário é inapropriado?Denuncie
Ver mais comentários
23
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:

o povo online

Participe desta conversa com @opovoonline

  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Newsletter

Receba as notícias do Canal Política

Powered by Feedburner/Google

São utilidades para enriquecer seu site ou blog por meio de códigos (Tags ou Scripts) que ajudam sua página a ser ainda mais informativa

Escolha o Widget do seu interesse
Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>