[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive]
Muito mais que estimular o hábito de ler e informar-se todos os dias, a presença do jornal O POVO nas salas de aula do município de Maracanaú incentiva o protagonismo juvenil. Foi o que demonstrou a I Mostra de Atividades do Programa O POVO na Educação, que aconteceu na manhã do dia 16 de dezembro, na quadra da Escola José Martins Rodrigues, no bairro Jereissati I, em Maracanaú.
O evento expôs trabalhos artísticos e pedagógicos desenvolvidos ao longo do ano, a partir das oficinas de formação de professores educomunicadores, realizadas em dez escolas de Maracanaú. Segundo o secretário da educação do município, José Marcelo Farias Lima, a parceria com o O POVO fortalece o interesse dos estudantes pela leitura. “Hoje, queremos estender a parceria para mais escolas porque percebemos maior conscientização dos alunos para a leitura, para as atualidades, a mudança do olhar deles para o mundo”, destaca Marcelo.
Para a integrante da equipe técnica de língua portuguesa do Ensino Fundamental II da Secretaria, Érica Fernandes Dias, o grande mérito do trabalho com jornais é o estímulo ao multiletramento e ao protagonismo. “Eles têm contato com leituras de vários tipos: imagens, fotografias, textos diversos, e passam, eles próprios, a construirem suas próprias linguagens e modos de se expressar”.
O resultado de tantos esforços pode ser sentido mais de perto pela professora Maria Bernadete Alves da Silva, um dos mestres educomunicadores formados ao longo de 2014. Junto com os estudantes da Escola José Martins Rodrigues, ela montou a publicação escolar Jornal da Gente. “O jornalzinho foi pensado desde o momento em que começamos a trabalhar o jornal na sala de aula. Isso despertou os alunos para outras habilidades, como a dança e, lógico, a comunicação”.
Aliás, os apresentadores da Mostra são participantes do Jornal da Gente: os estudantes Lucas Erison, 14, e Amanda Guelry, 14, conduziram a Mostra sob os elogios de quem os via.
Outro exemplo prático de trabalho com o jornal
Outro exemplo bacana de uso do jornal na sala de aula, exposto na Mostra, foi desenvolvido por professores e estudantes da Escola Professor Maria Pereira da Silva. Depois de estudarem todas as “partes” do jornal, meninos e meninas do 6º ao 9º ano lançaram jornais murais, com fotografias, textos e gráficos... todos de autoria dos próprios estudantes!
Com a ajuda da professora de português Meire Pinheiro, o professor João Jorge Leandro dos Santos relembra o trabalho inicial de conquista e a enorme dedicação dos alunos para verem os jornais produzidos por eles deixarem de ser somente uma ideia. “No começo, foi difícil. Depois, eles sentiam falta quando a gente não levava ou conversava sobre o jornal, as notícias do dia”, alegra-se Jorge.
Ingrid Teixeira, 14, do 9º ano explica a diversidade de textos e temáticas que eles exploraram na produção dos jornais. “Fizemos entrevistas com pessoas da comunidade, matérias sobre o sistema público de saúde de Maracanáu e sobre o descaso em relação às obras da prefeitura; fotografamos tudo! Fizemos também artigos de opinião sobre malefícios e benefícios da internet, sobre homossexualidade. Tudo fomos nós!”, comemora a garota.
Vitória Társila, 13, também do 9º ano, não deixa esquecer que a disciplina de matemática foi “importantíssima” para produzir outros conteúdos do jornal. “Fizemos duas pesquisas de opinião com o pessoal da escola: uma sobre o gênero musical que eles mais curtiam e outra sobre a intenção de voto, para aproveitar a época das eleições. Então, para divulgar os resultados da pesquisa, utilizamos o gráfico no formato pizza. O professor de matemática foi importantíssimo”, enfatiza Vitória.
De acordo com os professores Jorge e Meire, a segunda edição dos jornais murais da escola saem ainda neste janeiro!
Linguagem de sinais
Durante toda a Mostra uma equipe de intérpretes da língua de sinais se revezavam para incluir os alunos surdos da rede municipal que participavam do evento. Henys Silva, 20, era um deles. “A Escola José Martins Rodrigues é um pólo modelo de inclusão. Aqui, são mais de 10 estudantes surdos, por exemplo, mas há pessoas com outros tipos de deficiência. Percebemos que há esforço da Prefeitura de fazer com que essa inclusão aconteça”, acrescenta Henys.
Além do secretário, estavam presentes na Mostra também a Diretora da escola José Martins Rodrigues, que sediou o evento, Milca Ferreira de Oliveira; a titular da Diretoria de Educação, da Secretaria da Educação, Ivaneide Antunes; a coordenadora do 6º ao 9º ano da Secretaria, Ilza Granjeiro; a integrante da equipe técnica de língua portuguesa, do 6º ao 9º anos, também da Secretaria, Claudiane Almeida; e um dos coordenadores pedagógicos do Programa O POVO na Educação, Carlos Eduardo Eagle.
Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje
Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object
Newsletter
Copyright © 1997-2016
O POVO Notícias | O POVO na Educação