[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] O POVO na Educação encerra as atividades com festa - O POVO na Educação - O POVO ONLINE
2014 24/11/2014 - 09h44

O POVO na Educação encerra as atividades com festa

Horizonte foi o primeiro município a encerrar as atividades e despediu-se de 2014 com muita criatividade
notícia 0 comentários
A apresentação de dança com a música Carcará foi uma das mais aplaudidas. A equipe foi orientada pela professora Lícia Maria Melo
Compartilhar

O programa O POVO na Educação encerrou as atividades letivas 2014 no município de Horizonte com muita festa, na tradicional Mostra de Trabalhos Escolares. Na última semana, gestores, professores, estudantes e representantes da Secretaria da Educação se reuniram no estádio Domingão para festejar mais um ano de muitos aprendizados compartilhados pelo uso do jornal na sala de aula. Além da exposição dos trabalhos e dos produtos artesanais, houve apresentações de dança, música e teatro.

 

Luiz Ernani Martins, da EMEF Marina Ferreira de Almeida, foi um dos 26 professores do município diplomados como educomunicador, pelo programa, neste ano. “Trabalhar o jornal na escola é um avanço enorme para nossa educação. Há muito ainda por fazer, mesmo no sentido de conscientizar mais professores sobre essa ideia, mas estamos avançando. As aulas ficam mais interessantes, os alunos gostam”, acredita Ernani.

Vinte e seis professores educomunicadores foram diplomados em Horizonte, neste ano
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Para os estudantes Enoque Sousa Silva, 14, e Pablo Henrique da Silva, 15, o jornal oferece possibilidades para além dos conhecimentos formais do currículo. “Você aprende a participar mais, se expressar, de buscar outras leituras”, arrisca Enoque. “Agora, a gente tem mais assuntos pra conversar com os amigos, com os pais. Dá até pra interagir com pessoas que você nem conhece, dentro da sua própria escola”, entusiasma-se Pablo.

 

Cícera Erlândia, coordenadora de programas e projetos educacionais da Secretaria da Educação de Horizonte, festeja os bons resultados para o município e seus 14 mil estudantes, diante de uma parceria com o programa que já dura 12 anos. “O programa incentiva a leitura, principalmente, a produção escrita, com conteúdo atualizado. Os alunos se inspiram nos textos do jornal para produzirem seus próprios textos”, destaca.

 

De acordo com um dos coordenadores pedagógicos do Programa, Carlos Eduardo Eagle, a Mostra é a concretização de todas as coisas faladas, comentadas, ensinadas, debatidas no decorrer do ano, durante as oficinas pedagógicas. "É um privilégio trabalhar educomunicação no Ceará, junto com os professores de Horizonte. Agradeço a todos que trabalharam na realização de mais essa Mostra", destaca.  

 

Bons resultados Brasil a fora

Muito mais que bons resultados em sala de aula, a professora Rina Márcia Rocha Matos, participante das oficinas de formação desde 2002, vem colhendo reconhecimentos em apresentações Brasil a fora. Pela terceira vez, ela vai representar Horizonte na 67ª reunião anual da SPBC (Sociedade Brasileira para o Progresso na Ciência), que acontece em São Paulo, em julho de 2015, com o trabalho “O POVO na Educação: Leitura Pedagógica do Jornal”. “É muito gratificante porque você pode mostrar pro mundo o que a gente faz de bom aqui”, festeja.

 

Somos todos Humanos

O tema que norteou boa parte das atividades do O POVO na Educação, assim como a Mostra de Horizonte, foi a campanha Somos Todos Humanos, abraçada por todo o grupo O POVO, neste ano. A iniciativa pretende provocar a sociedade, gerar reflexões a respeito do preconceito em seus diversos níveis. Em Horizonte, a criatividade dos estudantes, expressa em vídeos, concursos de produção textual, artesanato, diários de classe e apresentações artísticas, tornou a temática ainda mais interessante e compreensível. Parabéns a todos!


Para saber mais sobre a campanha, acesse #somostodoshumanos

Compartilhar
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

Newsletter

Receba as notícias do O POVO Online

Powered by Feedburner/Google

O POVO Notícias | O POVO na Educação