ENCONTRO. GRATUITO 28/09/2016

Os quadrinhos em debate

Projeto HQ Ceará promove palestras sobre o mercado local e anuncia o projeto que pretende criar o Dia do Quadrinho Estadual
notícia 0 comentários
CHICO ALENCAR EM 26/09/2015
Entre os convidados do Encontro de Produtores, Formadores e Coletivos em Quadrinhos do Ceará está o quadrinista, ilustrador e professor cearense Daniel Brandão

 

As ações do projeto HQ Ceará continuam a render frutos para a cena local de produção de quadrinhos. Além dos cursos e oficinas presenciais, e dos fascículos do Curso Básico de Quadrinhos veiculados no O POVO, o projeto encerra o mês de setembro com o Encontro de Produtores, Formadores e Coletivos em Quadrinhos do Ceará, que ocorre hoje no auditório do Dragão do Mar, às 19 horas. .


O evento será uma oportunidade para diversos realizadores cearenses discutirem o mercado local de quadrinhos. Entre os nomes confirmados para o encontro estão os dos quadrinistas Daniel Brandão, João Belo Jr. e Débora Santos, o coordenador da Economia Criativa do Sebrae Glauber Uchoa, e do secretário da Cultura do Estado Fabiano dos Santos.


O Encontro também marca o anúncio do encaminhamento do projeto de lei para a criação do Dia do Quadrinho Estadual. A escolha desta data não é por acaso: o dia 28 de setembro celebra o aniversário de Luiz Sá (1907 - 1979), um dos primeiros expoentes cearenses do ramo. O quadrinista e pintor fortalezense contribuiu com a revista Tico-Tico, a primeira do Brasil dedicada aos quadrinhos, onde criou personagens famosos como Reco-Reco, Bolão e Azeitona.


O projeto aguarda para ser colocado em discussão na Assembleia Legislativa do Ceará. O proponente foi o deputado estadual Renato Roseno (PSOL), um consumidor e admirador dos quadrinhos enquanto forma de arte. De acordo com o deputado, a cena cearense de eventos e debates sobre as HQs está se tornando mais articulada, mas ainda com pouca visibilidade.


“Acho que é muito importante (a criação do Dia do Quadrinho Estadual) por três motivos: reconhecer o quadrinho como gênero de arte cultural, discursivo, popular, com várias expressões; homenagear o Luiz Sá, que é um artista mais conhecido lá fora que dentro do Ceará, sendo um destaque nacional; e terceiro é dar visibilidade aos quadrinistas locais, já que é uma arte que atravessa gerações”, conta.


Já na próxima semana, no dia 6 de outubro, a HQ Ceará irá promover mais um encontro, dessa vez com o tema Bastidores das HQs: produção e mercado. O evento trará o editor e roteirista Raphael Fernandes, cuja minissérie Ditadura no Ar recebeu o prêmio HQ Mix, o mais importante do Brasil. O evento também ocorre no Auditório do Dragão, às 19 horas.


O projeto HQ Ceará nasceu este ano, fruto de uma parceria entre a Fundação Demócrito Rocha e a Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor). Desde agosto, o projeto vem organizando, de forma gratuita, espaços de discussão e formação em quadrinhos. Para encerrar o projeto, será lançado um documentário com detalhe sobre a produção cearense de quadrinhos, marcado para 22 de outubro.

 

SERVIÇO

 

Encontro de Produtores, Formadores e Coletivos em Quadrinhos do Ceará

Quando: hoje, 28, às 19 horas.

Onde: Auditório do Dragão do Mar (R. Dragão do Mar, 81 - Praia de Iracema)

Entrada franca.

 

espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>

O POVO Entretenimento | Vida & Arte