CINEMA. PRÊMIO NACIONAL 12/09/2016

Cláudio Jaborandy é finalista no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro

Cláudio Jaborandy é finalista no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro 2016 pelo filme História da Eternidade
notícia 0 comentários
DictSql({'grupo': 'especial para O POVO', 'id_autor': 16507, 'email': 'isabelcosta@opovo.com.br ', 'nome': 'Isabel Costa'})
Isabel Costa isabelcosta@opovo.com.br
DIVULGAÇÃO
Cláudio Jaborandy durante cena de História da Eternidade. Longa concorre ao prêmio em sete categorias

O ator Cláudio Jaborandy é finalista no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro. Ele concorre como melhor ator coadjuvante pelo filme História da Eternidade, no qual interpretou o personagem Nataniel. A produção, do cineasta pernambucano Camilo Cavalcante, ainda é indicada nas categorias melhor longa-metragem de ficção, melhor direção, melhor atriz, melhor roteiro original, melhor direção de arte e melhor trilha sonora original. Os nomes dos vencedores serão divulgados em 4 de outubro, em cerimônia que acontecerá no Theatro Municipal do Rio de Janeiro

 

Cláudio nasceu em Recife, mas se considera cearense. “Fui criado no Ceará. Sou cearense”, brinca o ator de 52 anos em entrevista ao O POVO, por telefone. Ele atua desde a década de 1980. Ao longo da carreira já foi premiado em festivais locais, nacionais e internacionais. “História da Eternidade tem uma fotografia primorosa. É um filme pensado para a sala de cinema. É sinestésico. Trabalha com a imaginação do espectador e com o olhar”, avalia o ator. No enredo, três mulheres vivem histórias de amor em um pequeno vilarejo do sertão.


“A intenção é submergir fundo na emoção, tocando honestamente os sentimentos do espectador. Este filme se propõe a ser um exercício de delicadeza, a usar do cinema como instrumento latente de poesia, com todas as implicações desta palavra no sentido libertador, de subversão da realidade, de inconformismo com a estreita sociedade que nos cerca”, disse, em material de divulgação, o diretor Camilo Cavalcante.


Cláudio Jaborandy dá vida ao autoritário Nataniel, pai da personagem Alfonsina, vivida pela também cearense Débora Ingrid. Para ele, além de todos os outros aspectos estéticos fascinantes de História da Eternidade, é interessante observar como as características sertanejas são retratadas no filme. “O sertão de Camilo é de quem conhece o sertão”, explica o ator.


O cearense está no ar na novela Velho Chico, na qual interpreta o delegado Germano. A produção global também é pautada por enredos e estéticas sertanejas. Para Cláudio, é profundamente simbólico observar como o sertão é retratado distintamente. “Acho interessante participar dos dois projetos. A televisão trabalha em uma tiragem industrial. O cinema também tem essa perspectiva, mas é bem mais artesanal. Em História da Eternidade viajamos e convivemos com as pessoas do lugar, elas eram figurantes no filme. Havia um tempo diferente para perceber e entrar no sertão. Na novela, eu já chego para gravar com os sertões que existem dentro de mim, os meus sertões”.

 

Serviço

 

A disputa está aberta

em voto popular na categoria melhor longa-metragem ficção. História da Eternidade concorre nesta e em outras seis categorias. O público pode votar, até o dia da premiação, através do site: academiabrasileiradecinema.com.br

PERFIL


Cláudio Jaborandy

Ator, 52 anos, nasceu em Recife, mas é radicado no Ceará. Na televisão, estreou com o personagem Cásio, na novela Da Cor do Pecado (2004). De lá para cá, já participou de diversas produções globais, incluindo as produções Viver a Vida, Amores Roubados, O Rebu e Sete Vidas. Hoje, está no ar em Velho Chico, vivendo o personagem Delegado Germano. No cinema, Cláudio já fez mais de 15 filmes. Entre os mais notórios estão Gonzaga - de Pai para Filho (2012) e Nise: O Coração da Loucura (2015). Pelas produções cinematográficas acumuladas ao longo da carreira, ele recebeu premiações no Festival Nacional do Cinema de Brasília, no Cine Ceará, no Festival de Cinema do Recife, no Festival Chileno Internacional Del Cortometraje e no Festival de Kiev, na Ucrânia.

 

espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>

O POVO Entretenimento | Vida & Arte