Cine Ceará 15/06/2016

México em destaque

Com homenagem ao cinema mexicano, Cine Ceará chega à 26ª edição. Abertura do Festival acontecerá amanhã à noite, no Cineteatro São Luiz
notícia 0 comentários
DictSql({'grupo': '', 'id_autor': 16694, 'email': 'camilaholanda@opovo.com.br', 'nome': 'Camila Holanda '})
Camila Holanda camilaholanda@opovo.com.br


Produções uruguaias, espanholas, mexicanas, panamenhas e brasileiras estarão em cartaz durante os sete dias do 26º Cine Ceará - Festival Ibero-Americano de Cinema. A maratona terá o impulso inicial amanhã à noite, na solenidade de abertura no Cineteatro São Luiz. Ao todo, a curadoria selecionou uma lista de 101 filmes, para serem exibidos em seis mostras: Competitiva de Longas (oito), Competitiva de Curtas (14), Olhar do Ceará (41), Exibições Especiais (dois), Sociais (dois) e Cinema na Praça (seis longas e seis curtas).


Uma sétima mostra já está acontecendo desde a semana passada, a de Cinema Mexicano, e segue até dia 19. O país é homenageado pelo festival neste ano, trazendo 22 produções do passado e do presente ao teatro da Caixa Cultural. “O México também vai estar presente na Mostra Competitiva de Longas, com o Casa Blanca (Aleksandra Maciuszek ) e o Epitafio (Yulene Olaizola e Rubén Imaz)”, lembra o diretor do festival Wolney Oliveira. Ele já adianta que, no próximo ano, Chile será o país homenageado pelo festival.


Na mesma Mostra haverá Clarisse ou alguma coisa sobre nós dois, de Petrus Cariri, produção que representa o Ceará na lista de oito concorrentes. O primeiro longa a ser exibido na noite de abertura do Cine Ceará é Avó (Asier Altuna). O filme espanhol abre a competição de longas pelo troféu Mucuripe, que faz premiações em dez categorias.


Já na Mostra Competitiva de Curtas, das 14 produções selecionadas, quatro são cearenses: Abissal (de Arthur Leite e exibido na noite de abertura), A Festa e os Cães (Leonardo Mouramateus), Janaina Overdrive (Mozart Freire) e Monstro (Breno Baptista). Destes, apenas o último é trabalhado no gênero da ficção, enquanto os outros três são documentários.


Olhar do Ceará

Beatriz Furtado e Pedro Diógenes foram os responsáveis por fazer a curadoria dos curtas exibidos na Mostra Olhar do Ceará. Serão 39 filmes assinados por cearenses ou residentes no Estado, produzidos entre 2015 e 2016, dos quais, 26 ficções, dez documentários e um curta experimental. Todos serão exibidos no Cinema do Dragão - Fundação Joaquim Nabuco.


Segundo Beatriz, um dos desafios da curadoria é potencializar os filmes, fazer com que dialoguem entre si, ao mesmo tempo que não entrem um no outro, fazendo com que se confundam. “Uma temática que perpassa várias produções que recebemos é a dos movimentos sociais de 2013”, conta a curadora. %u018D


Master classes

Como extensão da agenda do festival, quatro master classes serão realizadas na Caixa Cultural. O cinema mexicano é assunto que amarra as temáticas. Janaina Marques conversará sobre Lucifer (Gust Van den Berghe); Lucas Coelho vai falar sobre Heli (Amat Escalante); os diretores mexicanos Yulene Olaizola e Rúben Imaz comentarão o trabalho de criação do longa-metragem Epitáfio e, por fim, o cubano crítico de cinema Jorge Yglesias irá ministrar aula magna sobre a obra de Carlos Reygadas dentro do panorama do cinema contemporâneo. 

 

Saiba Mais

 

Atores homenageados

Chico Diaz e Dira Paes serão os atores homenageados da noite de amanhã, quando acontecerá a abertura do 26º Cine Ceará. Os artistas estarão no Cineteatro São Luiz durante a solenidade, também comemorando os 20 anos do filme Corisco & Dadá, do cearense Rosemberg Cariry. A produção lançou os dois atores como protagonistas de um longa-metragem, em 1996.

 

Cinema Mexicano

O Cine Ceará só começa amanhã, mas desde sete de junho acontece a Mostra de Cinema Mexicano. As exibições seguem até o dia 19 no teatro da Caixa Cultural.

 

Vinte e duas produções estão em cartaz. A mostra começou como um aquecimento para o Cine Ceará, em que o país é o homenageado desta edição.

 

Portugal, Espanha e Panamá já foram os agraciados em edições anteriores.


957 incrições

Para a edição 2016 do Cine Ceará, a produção do festival recebeu 957 inscrições de trabalhos de diversos países. Deste número, 254 filmes almejavam entrar na Mostra Ibero-Americana de Longas-Metragens e 703 para a Brasileira de Curtas-Metragens. Dos inscritos brasileiros, o maior número de curtas foi proveniente do sudeste, somando 55% dos inscritos. Em seguida, do nordeste, com 24% do total. Os curtas do Ceará somam 11% do total.


Serviço

26° Cine Ceará

Quando: de 16 a 22 de junho Onde: Cineteatro São Luiz (Rua Major Facundo, 500 - Centro), Cinema do Dragão (R. Dragão do Mar, 81 - Praia de Iracema) e Caixa Cultural (Av. Pessoa Anta, 287 - Praia de Iracema)

Programação completa:www.cineceara.com

Telefone: 3055 3465

espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>

O POVO Entretenimento | Vida & Arte