CINEMA 07/06/2016

México em cartaz

Pelos próximos 13 dias, 22 filmes mexicanos serão exibidos na Caixa Cultural Fortaleza, iniciando parte da programação do 26º Cine Ceará
notícia 0 comentários
DictSql({'grupo': '', 'id_autor': 16694, 'email': 'camilaholanda@opovo.com.br', 'nome': 'Camila Holanda '})
Camila Holanda camilaholanda@opovo.com.br


Mistério é o tema que amarra e percorre as 22 produções exibidas a partir de hoje na Mostra de Cinema Mexicano. Ou melhor, as diversas formas que o mistério pode tomar no cinema. “É o que a gente não consegue explicar”, define Pablo Arellano, curador do evento. Serão 13 dias de Mostra, em cartaz na Caixa Cultural de Fortaleza, antecipando parte da programação da 26ª edição do Cine Ceará, que acontecerá entre os dias 16 e 22 deste mês. Arellano também foi curador da Mostra Novo Cinema Espanhol, realizada ano passado em formato semelhante, compondo a programação que antecedeu o festival. As mostras são parte das homenagens feitas pelo evento, a partir da escolha de uma temática relacionada ao cinema iberoamericano.


Na agenda deste ano, filmes premiados em grandes festivais internacionais, diretores e atores já consagrados nas telas, além de novos cineastas que estão circulando em eventos México afora. “Fizemos uma seleção muito forte de trabalhos mexicanos. Trabalhos que estão no mundo dos festivais e experimentam desde o documentário até a ficção”, conta o madrilenho. A Mostra começará antes do Cine Ceará, mas terá encerramento durante o festival, em 19 de junho.


Programação

La maldad, de Joshua Gil, irá abrir a programação da mostra, às 16 horas de hoje. Lançado em fevereiro de 2015, o filme narra os dias de um homem que resolve contar a própria história por meio de doze canções. “É um filme muito austero, muito duro, muito cru”, define o curador. Encerrando o festival, no dia 19, será exibido Post Tenebras Lux, de Carlos Reygadas. “Ele mostra o pior lado do ser humano”, resume Pablo.


Figuras mais conhecidas pelo grande público também estarão em cartaz. É o caso de Amores Brutos (2000), dirigido por Alejandro González Iñárritu, que traz Gael Garcia Bernal no elenco. O cineasta venceu o Oscar 2016 de direção pelo filme O Regresso, após ter ficado em primeiro lugar na mesma categoria no ano passado com Birdman. O Regresso também rendeu estatueta de melhor ator para Leonardo Di Caprio.


Dentro da programação, lembra Pablo, haverá ainda filmes selecionados em dois segmentos: retrospectiva e sessões especiais. As retrospectivas irão exibir obras de dois diretores premiados. Um deles é Amat Escalante, eleito melhor diretor no Festival de Cannes de 2013 com o filme Heli. O trabalho será exibido na Mostra junto a outras duas obras assinadas por ele: Sangre e Los Bastardos. Carlos Reygadas é o segundo diretor que terá suas películas na retrospectiva, com Japón, Batalla en el Cielo, Post Tenebras Lux e Luz Silenciosa (exibido na Mostra Competitiva do 18° Cine Ceará em 2008, quando foi premiado nas categorias melhor diretor, melhor fotografia e melhor som).


Já as sessões especiais irão exibir filmes de dois diretores consagrados na história do cinema mexicano e um cineasta da nova geração premiado com o primeiro longa. Na programação, El Ángel Exterminador (Luis Buñuel), além de La calle de la amargura (Arturo Ripstein). A sessão do segundo filme será compartilhada com a de 600 Millas, primeira obras assinada pelo seu filho, Gabriel Ripstein. A Mostra, portanto, apresenta um painel que traz nomes do passado, do presente e dos que estão construindo uma perspectiva futura para o cinema mexicano.

 

Serviço

Mostra de Cinema Mexicano

Quando: de hoje até 19 de junho Onde: Caixa Cultural Fortaleza (Av. Pessoa Anta, 287 - P. Iracema)

Programação: migre.me/u235d Ingressos sujeitos a lotação

espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>

O POVO Entretenimento | Vida & Arte