[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Os objetos contam suas histórias | O POVO
LITERATURA. ESPAÇO O POVO 21/11/2015

Os objetos contam suas histórias

Marília Lovatel lança A Memória das Coisas, coletânea de contos baseado em memórias próprias e emprestadas
notícia 0 comentários
{'grupo': 'ESPECIAL PARA O POVO', 'id_autor': 19003, 'email': 'flavioaugusto@opovo.com.br', 'nome': 'Fl\xe1vio Augusto Pinto '}
Flávio Augusto Pinto flavioaugusto@opovo.com.br
DIVULGAÇÃO
A escritora Marília Lovatel traz em seu novo livro histórias narradas por objetos


O Espaço O POVO de Cultura e Arte recebe hoje a escritora Marília Lovatel para o lançamento da sua nova obra A Memória das Coisas (Edições Demócrito Rocha, 2015). O livro de contos é composto por histórias, narradas por objetos que ganham vida pelo olhar da escritora. O título conta com uma apresentação feita pelo professor da Universidade Federal do Ceará (UFC), José Leite Júnior, e orelha escrita pelo escritor paulista Ignácio de Loyola Brandão. O lançamento acontece a partir das 17 horas.


Sobre A Memória das Coisas, Marília afirma que é um livro subjetivo sobre memórias afetivas. “Os objetos estão no foco dessas lembranças e podem ser lidos em separado. Mas, se observados no conjunto, eles contam a história de três gerações de uma mesma família”, conta a escritora.


A Memória das Coisas traz 27 contos, alguns baseados nas vivências de Lovatel, e outras “emprestadas”, como ela mesma coloca. O título do livro foi escolhido a partir de um novo olhar sobre esses objetos. “Assim que me dei conta de que eles narravam suas histórias-memórias, resolvi usá-los para nomear a obra”, completa. Para ela, A Memória das Coisas é “um livro especial, com um coração pulsando dentro”.


Este é o quarto livro de Marília, que começou a publicar em 2012. Seu trabalho mais memorável foi a estreia com A Sala de Aula e Outros Contos (Editora Scipione), publicado dez anos após ter sido escrito “e que foi lido até por Rachel de Queiroz (1910 - 2003), que escreveu a dedicatória”, recorda. Em 2013, o livro entrou no prestigiado Catálogo de Bolonha da Fundação Nacional do Livro Infanto Juvenil.


Marília também afirma aproveitar a boa fase de outros autores conterrâneos seus, amigos ou não, como Ana Miranda, Socorro Acioli, Tércia Montenegro e Lira Neto. “O Ceará vive um momento fantástico. Como se escritores e leitores respondessem com o talento e a cumplicidade num ato de resistência a todas as dificuldades enfrentadas pelo mercado editorial”, finaliza.

 

SERVIÇO

 

Lançamento A memória das Coisas

Quando: hoje, às 17 horas

Onde: Espaço O POVO de Cultura e Arte (Avenida Aguanambi, 282 - José Bonifácio)

Entrada franca.

 

espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>

O POVO Entretenimento | Vida & Arte