[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Os enigmas de Antonio Dias | O POVO
ARTES PLÁSTICAS. EXPOSIÇÃO 13/10/2015

Os enigmas de Antonio Dias

Mostra na Galeria Multiarte reúne mais de 60 obras de um dos artistas plásticos mais importantes do país
notícia 0 comentários
{'grupo': '.', 'id_autor': 18839, 'email': 'jadersantana@opovo.com.br', 'nome': 'J\xe1der Santana'}
Jáder Santana jadersantana@opovo.com.br
DIVULGAÇÃO
Acrílica sobre papel, sem título, de 1985, e Cabeça Masculina, de 1959. Obras de Antonio Dias
Compartilhar


Em Cabeça Masculina, de 1959, o artista plástico paraibano Antonio Dias pinta as feições de um rosto sertanejo aos moldes do expressionismo de Oswaldo Goeldi, um dos maiores ilustradores brasileiros e seu mentor nos primeiros anos de atividade. O negro das linhas que definem o personagem contrasta com o vermelho vivo que circunda a figura e explode em seus olhos e canto da boca.


“Ela tem a característica de uma bicromia, inclusive o vermelho. Quem tem familiaridade com a obra de Goeldi, vê o artista na veia”, afirma Max Perlingeiro, diretor da galeria Multiarte e curador da exposição inédita de Antonio Dias que tem abertura hoje e segue até o dia 28 de novembro.


As 64 obras expostas traçam um panorama contundente da trajetória de Dias, reconhecido como um dos artistas plásticos mais importantes para o País justamente por sua capacidade de reinvenção. Dias mudou de estilo, transitou entre escolas e consolidou seu nome no universo da arte como um autêntico cosmopolita.


O artista começou a trajetória internacional quando, aos 21 anos, em 1965, ganhou uma bolsa de estudos do governo francês na IV Bienal de Paris. Ao final do benefício, já integrado à cena cultural parisiense, resolve não voltar ao Brasil, iniciando um período de criação artística que se estenderia por locais tão diversos quanto a Inglaterra e o Nepal. Foi no país asiático, aliás, que Antonio Dias esteve durante cinco meses investigando o processo de fabricação artesanal de um papel que mais tarde seria utilizado por ele para se aproximar da ideia de lirismo e fragilidade que buscava imprimir ao seu trabalho.


Perlingeiro conta que resgatou obras e estudos fundamentais para a compreensão do processo criativo do artista, vindo daí o caráter inédito da exposição. “Toda essa parte da gravura, isso faz parte de um universo muito pessoal. Fui ao seu ateliê e vi isso, o fundo de gaveta, a quintessência do artista, o que ele fez e acumulou ao longo de 70 anos. Algum dia alguém chega lá e tenta desvendar o que há sob esse véu”.


Na exposição, três salas interligadas passeiam pela produção artística de Dias desde os anos 1950, passando por suas distintas fases de influência estética - da figura ao conceitual, dos signos às histórias em quadrinho. Em outra sala estão os grandes formatos, onde se pode ver a efetiva realização daquilo que o artista estudava.


Antonio Dias, que faz questão de participar pessoalmente da montagem de exposições com seus trabalhos, estará presente na abertura para convidados, ocasião em que também será lançado um livro com análises do historiador da arte Sérgio Martins e registros fotográficos - alguns deles inéditos - da trajetória do artista.


SERVIÇO

 

Exposição Antonio Dias

Quando: de 14 de outubro à 28 de novembro (de segunda a sexta, das 10 às 18 horas, e aos sábados (das 14 às 18 horas)

Onde: Galeria Multiarte (R. Barbosa de Freitas, 1727 - Aldeota)

Gratuito. Telefone: 3261 1822

 

Compartilhar
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>

O POVO Entretenimento | Vida & Arte