[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Lira Neto e a função social da biografia | O POVO
ENTREVISTA ABERTA. ESPAÇO O POVO 17/09/2015

Lira Neto e a função social da biografia

Escritor discute as fronteiras entre o jornalismo e a história, em evento hoje, às 19 horas, no Espaço O Povo de Cultura & Arte
notícia 0 comentários
{'grupo': 'ESPECIAL PARA O POVO', 'id_autor': 19003, 'email': 'flavioaugusto@opovo.com.br', 'nome': 'Fl\xe1vio Augusto Pinto '}
Flávio Augusto Pinto flavioaugusto@opovo.com.br
DIVULGAÇÃO
Lira Neto: "A biografia é uma forma de se fazer jornalismo com profundidade, com mais tempo para apuração"
Compartilhar

 

O escritor Lira Neto estará hoje no Espaço O POVO de Cultura & Arte em mais uma edição do projeto Entrevista Aberta, a partir das 19 horas. Na ocasião, o premiado autor de Getúlio destrinchará a tarefa de construção de personagens reais “deliciosamente imperfeitos”, como ele mesmo define seus biografados. A conversa terá a mediação da jornalista do O POVO Raphaelle Batista.


A função social da biografia e as fronteiras entre o jornalismo e a história serão alguns dos temas a serem tratados pelo jornalista. “A biografia é uma forma de se fazer jornalismo com profundidade, com mais tempo para apuração. E é um gênero que nos permite ter acesso a conteúdo histórico e sem um teor inteiramente acadêmico, que é acessível ao público”, disse Lira, por telefone.


Apesar de morar em São Paulo há mais de 10 anos, o escritor cearense diz não esquecer as origens, e faz questão de sempre realizar o segundo lançamento oficial de seus livros em Fortaleza. “Com a exceção de Padre Cícero - Poder, Fé e Guerra no Sertão, que foi lançado primeiro no Ceará, antes mesmo de São Paulo”.


Com passagens pelo Jornal O POVO e pela Fundação Demócrito Rocha (FDM), Lira Neto fala que o convite para participar do Entrevista Aberta é “uma oportunidade brilhante para rever ex-colegas e alguns amigos”. Segundo ele, a participação no projeto marca o seu primeiro retorno “formal” ao jornal.


Catadores de Histórias

Este ano, o escritor também é o homenageado da ação social Catadores de Histórias, Contadores de Sonhos. O projeto se dedica a estimular a leitura e a “contação” de histórias nas escolas públicas, reconhecendo o trabalho dos melhores professores de Fortaleza.

 

O prêmio do Contadores de Histórias é um troféu que leva o nome do biógrafo. “É um motivo de satisfação enorme sem homenageado por uma entidade que se propõe a disseminar a leitura entre crianças e adolescentes, principalmente aqueles que estudam em escolas públicas, que carecem dessa aproximação com a leitura”, disse.


Lira possui duas obras premiadas com o Prêmio Jabuti de Literatura: O Inimigo do Rei: Uma biografia de José de Alencar, da Editora Globo, em 2007; e a trilogia sobre o presidente Getúlio Vargas, publicada pela Companhia das Letras, em 2014. Atualmente, o escritor trabalha no material de pesquisa para seu novo projeto. “Daqui a dois ou três anos devo lançar o meu novo livro, que será sobre a história do samba. Mas desta vez não será focada em um personagem principal, aliás, o samba será o protagonista (risos)”.

 

SERVIÇO

 

Entrevista Aberta com Lira Neto

Quando: hoje, às 19 horas

Onde: Espaço O POVO de Cultura & Arte (Av. Aguanambi, 282, Joaquim Távora)

Gratuito

 

Compartilhar
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>

O POVO Entretenimento | Vida & Arte