[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] A Força do boneco | O POVO
CIRCO TUPINIQUIM 05/09/2015

A Força do boneco

Com espetáculos voltados a crianças e adultos, grupo cearense de artes cênicas comemora 30 anos de atuação e formação
notícia 0 comentários
{'grupo': 'ESPECIAL PARA O POVO', 'id_autor': 18815, 'email': 'paulorenatoabreu@opovo.com.br', 'nome': 'Paulo Renato Abreu'}
Paulo Renato Abreu paulorenatoabreu@opovo.com.br
EDIMAR SOARES
Unindo atores e bonecos, o grupo montou o espetáculo Detestinha
Compartilhar

No palco, na TV, na rua, em assentamentos rurais e em empresas multinacionais. O trabalho do Circo Tupiniquim segue se espalhando em diferentes espaços Ceará afora há 30 anos. Evidenciando a ludicidade do boneco ao público, o objetivo da trupe é fazer rir, mas não só. É também fazer a plateia refletir, questionar e criar. Com preocupação que vai além da cena, o grupo atua ainda na formação em teatro de bonecos e realiza movimento de afirmação da cultura

popular nordestina.

Leia também

Ponto de vista


Para comemorar as três décadas, a companhia entra em cartaz hoje com o espetáculo As Estripulias do Macaco Simão no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. A peça infantil segue em cartaz aos sábados de setembro, sempre às 17 horas.


“São 30 anos trabalhando com boneco, que é um é um arquétipo que está no inconsciente coletivo. O boneco em si tem um poder de comunicação muito grande”, destaca Omar Rocha, que encabeça o grupo. O artista aponta que a preocupação sempre foi formar plateia entre crianças e adultos. “O boneco toca o humano, deixa a pessoa mais à vontade, mais disposta a interagir”, diz.


O grupo mantém sede na CE 040, em Aquiraz. De lá, eles difundem a arte bonequeira pelo Estado. O grupo já realizou atividades em comunidades camponesas nas áreas de assentamento em cidades como Quixadá e Quixeramobim. Além de discutir reforma agrária com humor e leveza, o Circo também fez turnê pelo Ceará para falar sobre questões de saúde pública. “Na década de 1990, saímos em cidades do Interior falando de DST e da questão da Aids, numa época em que as pessoas não tinham informação”, conta Omar.


Na TV, os bonecos da trupe fizeram sucesso em programas como o humorístico Nas Guarras da Patrulha e o infantil TV Tupiniquim. No currículo, montagens como Água na Boca e O Camaleão, além dos premiados O Sol Gripou e o Galinheiro Mudou e Detestinha: o bicho que detesta ler.


Entre as atividades formativas realizadas pelo grupo estão aulas de manipulação de bonecos para a alunos e professores de escolas públicas e também o ensino da técnicas para assistentes sociais. O grupo oferece ainda oficina para atores que se interessam pela arte da manipulação. “Não existe no Brasil nenhuma escola de formação para boneco. O aprendizado de um artista manipulador se dá de forma empírica, no contato com outros artistas”, aponta Omar, que comemora o reconhecimento do Teatro de Bonecos Popular do Nordeste como Patrimônio Cultural do Brasil, em abril passado.


Além de Omar, atualmente a companhia é encabeçada por Carlos César e Francisco Duarte. “Temos, na nossa proposta, o questionamento social e político. Tivemos que aprender na marra e isso nos deu combustível para criar”, pondera Carlos César. O artista completa: “Trabalhamos o divertimento para criança de um modo que sirva para o adolescente, para o adulto”, conclui.


“Temos muito o que comemorar, principalmente por ser um grupo que não tem patrocínio”, destaca Francisco Duarte. “Temos coragem, força de vontade. É muito difícil um grupo de teatro se manter 30 anos”, diz.

Serviço

As Estripulias do Macaco Simão

Quando: Aos sábados de setembro, às 17 horas

Onde: Teatro do Centro Dragão do Mar (Praia de Iracema)

Quanto: R$ 6 (inteira)

Telefone: 3488 8600

Compartilhar
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>

O POVO Entretenimento | Vida & Arte