[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Documentário Defensorxs estreia hoje no Dragão do Mar | O POVO
DOCUMENTÁRIO. CINEMA DRAGÃO DO MAR 09/07/2015

Documentário Defensorxs estreia hoje no Dragão do Mar

Produzido pelo Coletivo Nigéria, longa foi rodado em cinco cidades do Brasil
notícia 0 comentários
{'grupo': 'ESPECIAL PARA O POVO', 'id_autor': 19003, 'email': 'flavioaugusto@opovo.com.br', 'nome': 'Fl\xe1vio Augusto Pinto '}
Flávio Augusto Pinto flavioaugusto@opovo.com.br
DIVULGAÇÃO
Cena do documentário Defensorxs, que faz parte da iniciativa Somos Todos Defensorxs
Compartilhar


Uma parceira entre o coletivo de audiovisual cearense Nigéria e a organização Intervozes, que trabalha pela efetivação dos direitos humanos no Brasil, gerou o longa-metragem Defensorxs, que estreia hoje, às 19 horas, no Cinema do Dragão - Fundação, seguida de um debate com a equipe de produção.


A iniciativa faz parte da campanha Somos Todos Defensorxs, realizada também pelas organizações Plataforma Dhesca, Justiça Global e MNDH. A grafia do título do filme sugere a apropriação por todos os gêneros, sendo a pronuncia sugerida “defensores e defensoras”.


O longa trabalha em cima de cinco pautas distintas: as questões sociais em volta da luta do direito à moradia em SP; a luta em defesa da população LGBT; a preservação das terras dos índios Guarani-Kaiowá e Nu Porã no Centro Oeste; e, no Ceará, o diálogo com parlamentares e a luta pelos direitos humanos nas instâncias do poder público.


Para um dos realizadores do coletivo Nigéria, Yargo Gurjão, Defensorxs dá visibilidade a todas as pessoas que atuam na luta pelos direitos humanos no País e que, por isso, sofrem perseguições e ameaças de morte.


“Esses defensores são comumente vistos de maneira caricata. O filme traz a questão do trabalho que essas pessoas fazem, com imagens e depoimentos, na prática”, conta. Defensorxs é uma viagem dividida em cinco capítulos, um em cada região do Brasil.


Financiamento coletivo

Um dos grandes desafios do longa foi ter sido produzido com um orçamento mínimo, de R$ 40 mil. Em abril deste ano, por meio do site Catarse, a equipe conseguiu arrecadar mais R$ 30 mil para arcar com os custos da pós-produção.

 

Outro realizador do longa, Pedro Rocha espera que as pessoas que assistam ao filme possam desmistificar alguns preconceitos. “Quem ocupa terreno na opinião de muita gente é vagabundo, por exemplo. Mas são apenas pessoas procurando uma moradia e é um direito delas”, afirma.


O longa ficará em cartaz até a próxima quarta-feira, 15, no cinema do Cinema Dragão - Fundação.

 

SERVIÇO

 

Lançamento do filme Defensorxs

Quando: Hoje, às 19 horas

Onde: Cinema Dragão do Mar (Rua Dragão do Mar, 81 - Praia de Iracema)

Telefones: 3488 8600

 

> TAGS: cinema
Compartilhar
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>

O POVO Entretenimento | Vida & Arte