[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Elis, que notícias me dão de você? | O POVO
HOMENAGEM. ELIS REGINA 17/03/2015

Elis, que notícias me dão de você?

Há exatos 70 anos nascia Elis Regina. Em celebração, serão lançados hoje nova biografia e site que prometem conteúdos inéditos
notícia 0 comentários
{'grupo': 'ESPECIAL PARA O POVO', 'id_autor': 18815, 'email': 'paulorenatoabreu@opovo.com.br', 'nome': 'Paulo Renato Abreu'}
Paulo Renato Abreu paulorenatoabreu@opovo.com.br
DIVULGAÇÃO
Elis Regina na temporada de seu último show, Trem Azul, de 1981
Compartilhar

 

Do samba no pé da passista no Carnaval às páginas das biografias. Dos palcos do teatro à internet. Elis Regina segue presente e urgente na cultura brasileira em 2015, ano em que a cantora gaúcha completaria 70 anos. A “Pimentinha” de Vinícius de Moraes (apelidada também de “Elis-Cóptero”, por Rita Lee, e “Furacão”) viveu apenas 36 anos: tempo suficiente para deixar marca perene na música nacional.

 

Este 17 de março é celebrado com o lançamento do site www.elisregina.com.br, que reúne mais de 500 fotos, vídeos inéditos, áudios exclusivos e o download gratuito do livro Viva Elis, de Allen Guimarães. Também hoje, será lançada a biografia Nada Será Como Antes, do jornalista Júlio Maria. A obra reúne depoimentos de mais de 100 pessoas importantes na vida da cantora. Estão lá nomes como Caetano Veloso, Milton Nascimento e Ney Matogrosso. Além de Dona Ercy (mãe de Elis) e Jair Rodrigues, ambos falecidos no ano passado.


“A obra de Elis é uma reportagem do momento em que ela viveu, mas, ao mesmo tempo, tem valores eternos. Vai ficar para sempre”, afirma o produtor musical João Marcello Bôscoli, filho mais velho da “Pimentinha”. Para João, a permanência de Elis em 2015 é explicada pelo talento da artista combinado à força da mulher por trás da obra. “Ela tinha uma inteligência incomum, uma lucidez e uma energia que não se vê toda hora. Ela deixou um impacto muito grande”, diz, ressaltando a importância da cantora que gravou quase 30 álbuns e foi a primeira a vender um milhão de cópias.


Para o jornalista Júlio Maria, autor da nova biografia da artista, Elis merece o título de “maior cantora do Brasil”. “Ela ultrapassava limites e se entregava com uma interpretação violenta”, pontua. Júlio, que durante quatro anos imergiu na vida e obra da artista, afirma que a cantora é uma personagem ainda cheia de detalhes a serem descobertos. Em Nada será como antes, a novidade está centrada na vida da mulher geniosa. “O diferencial está realmente nas histórias inéditas, nunca antes reveladas. Entre elas, a relação com as drogas e casos amorosos”, conta.


Fenômeno perene

Homenageando a cantora com o enredo Simplesmente Elis, a escola de samba Vai-Vai foi a campeã do Carnaval de São Paulo deste ano. “Ela foi uma mulher forte, de engajamento, de opiniões. A Elis nunca ficou em cima do muro”, destaca Thobias da Vai-Vai, vice-presidente da agremiação. O sambista brinca afirmando que as outras escolas “começaram logo a tremer” quando souberam que o tema seria a Elis. “O ponto forte do Carnaval foi a letra do samba-enredo. Quando a gente se posicionou para entrar na avenida, a arquibancada inteira já estava cantando”, conta Thobias.

 

“Ela segue sendo um fenômeno. Eu meço pelas redes sociais. Todos os dias recebo de 10 a 20 mensagens sobre ela”, afirma a jornalista e escritora Regina Echeverria, autora da biografia Furacão Elis, lançada originalmente em 1985. “São pessoas jovens, que nunca viram a Elis cantar, mas que sabem do talento que ela tinha para interpretar e sabem da voz, da dicção perfeita para que fosse entendido tudo o que ela estava cantando”.


Amiga da artista, Regina também destaca sua personalidade. “Pude ver de perto as crises dela com outros músicos, pude ver a Elis sendo uma pessoa totalmente carinhosa, atenciosa. E também quando ela mudava de opinião de um dia para outro”, lembra. “Na vida, ela precisou reagir muitas vezes para ser respeitada”, conclui.

 

ESTANTE


Furacão Elis

Lançado dois anos depois da morte de Elis, a biografia vai da genialidade da intérprete ao jeito explosivo de lidar com questões domésticas.

 

Boxes Anos 60 e 70

São 25 discos divididos em dois boxes. Os registros vão de 1965 (Samba eu canto assim) até 1979 (Elis Especial), deixando de fora o início e o fim da história.

 

Box Elis Regina

Apesar de poucos, os registros oficiais em vídeo de Elis são ótimos. Tem a participação no programa Ensaio (1973) e o show produzido pela Rede Globo na série Grandes Nomes (1980), ambos lançados em DVD pela Trama. Tem ainda a última entrevista da cantora, cedida para o programa Jogo da Verdade. Estes e outros momentos estão reunidos na caixa tripla lançado pela Biscoito Fino em três DVDs.

 

SERVIÇO

 

Elis Regina - Nada será como antes, de Júlio Maria

Quanto: R$ 49,90

Master Books, 424 páginas


Lançamento do site:

www.elisregina.com.br

 

> TAGS: elis regina
Compartilhar

Veja também

espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>

O POVO Entretenimento | Vida & Arte