[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Coletivo Monstra leva nova exposição ao Espaço Cultural Porto Freire | O POVO
Exposição 11/07/2013

Coletivo Monstra leva nova exposição ao Espaço Cultural Porto Freire

O Coletivo Monstra expõe seus trabalhos no Espaço Cultural Porto Freire. Pautado pela amizade, o grupo de artistas visuais apresenta peças para o público não só levar para casa, mas também presentear os amigos
DIVULGAÇÃO
Trabalhos de Weaver Lima (foto), Lui Duarte e Mychel TC
Compartilhar


Definitivamente, “apego” não é a palavra para definir a relação dos artistas do Coletivo Monstra com as obras que produzem. Preocupado com a apropriação dos trabalhos pelo público, depois de realizar uma exposição que abandonava as peças pela rua, o grupo agora sugere que os visitantes da mostra Monstra postermassa presenteiem os amigos com os pôsteres e postais exibidos.


A provocação começa amanhã, das 8h às 19h, e segue até o dia 12 de setembro no Espaço Cultural Porto Freire, que lançou aos artistas o desafio de criar usando apenas o mote da amizade. A exposição marca a reabertura do local, inaugurado em 2010 e que já recebeu exposições abordando temas diversos. A última, no fim de 2011, levantava a questão da memória em Fortaleza e contou com palestra do memorialista Nirez.


Cada um dos sete artistas que compõem o Monstra – Weaver Lima, Franklin Stein, Ise Araújo, Jabson Rodrigues, Everton Silva, Mychel TC e Lui Duarte – preparou um pôster que terá reprodução de até 70 exemplares (dez para cada autor) a serem sorteados entre os visitantes. O público ainda receberá uma coleção de postais com as obras expostas. “E a pessoa pode guardar ou presentar alguém, mas a ideia mesmo é dar pra algum amigo”, incentiva Franklin Stein. Segundo ele, o desapego com os trabalhos se deve aos objetivos do grupo, “promover o nome dos artistas envolvidos e democratizar o acesso às artes”.


Franklin conta que os cartazes de Monstra postermassa têm em comum apenas a técnica com que foram impressos, a serigrafia. “Mas cada artista tem seu universo temático, de referências que usa e, basicamente, cada um criou uma arte por si só. Não teve nenhum consenso. O grupo é formado por amigos e a gente queria que os outros se presenteassem, aí que entra o tema da amizade”, explica ele. Daí os pôsteres terem sido compostos sob inspirações as mais diversas.


No trabalho de Ive, única mulher do grupo, o público verá referências ao circo, mote já usado por ela em outras obras. Na de Michel, um casal se beijando pode ser só o começo da obra, abstrata, que tem também referências à cultura popular. Franklin ressimboliza o “Pavão Misterioso” de Ednardo para tocar num assunto bastante atual: as já históricas manifestações de junho. Assim, cada trabalho passeia por um caminho particular e livre.


Arte “in process”

Além de se apossar das obras, será possível também ver os artistas em ação. Em datas ainda a ser definidas, o coletivo pintará painéis durante a exposição. Um no muro do condomínio Parque Del Sol, outro num outdoor em frente ao espaço cultural. A ideia é continuar deixando as obras pela cidade, já que a do muro deve permanecer no local além do tempo da exposição e a outra ainda não tem destino definido.

 

Sobre os outros projetos do Coletivo Monstra, Franklin conta que este ano os artistas têm se concentrado nas exposições individuais, que devem começar a acontecer até o final deste ano ou início do próximo.

 

SERVIÇO

 

Exposição Monstra postermassa

Quando: Até 12 de setembro. Seg a sáb, 8h às 19h. Dom, 8h às 18h.

Onde: Espaço Cultural Porto Freire (rua Joãozito Arruda, s/n, Parque Del Sol, Cidade dos Funcionários) Gratuito

Outras informações: (85) 3299.6609/26

Raphaelle Batista raphaellebatista@opovo.com.br
Compartilhar
espaço do leitor
Carla 13/07/2013 21:58
Show!!! EStarei em breve visitando.
Este comentário é inapropriado?Denuncie
NEWTON SILVA 11/07/2013 11:57
Só não vou porque é muito longe. Porque não fazer na praça do ferreira?
Este comentário é inapropriado?Denuncie
2
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>

O POVO Entretenimento | Vida & Arte