[an error occurred while processing this directive] Livro sobre genealogia da família Bessa conta a história do Ceará | O POVO
Genealogia 14/12/2012

Livro sobre genealogia da família Bessa conta a história do Ceará

Livro reconta trajetória da família Bessa e põe em perspectiva um novo olhar para a história do Ceará
notícia 2 comentários
{'grupo': 'ESPECIAL PARA O POVO', 'id_autor': 18801, 'email': ' eduardosiqueira@opovo.com.br', 'nome': 'Eduardo Siqueira'}
Eduardo Siqueira eduardosiqueira@opovo.com.br
DIVULGAÇÃO
Bangalô de propriedade da família Bessa nos anos 40: genealogia que cruza os principais capítulos da história do Ceará


Uma pesquisa não somente genealógica, mas histórica também, incumbida há mais de dez anos pelo bispo Dom Pompeu Bezerra Bessa ao economista José Nelson Bessa Maia, resultou em um registro familiar de 600 anos da família Bessa, que veio de Portugal e espalhou suas raízes pelo Ceará, principalmente pelo Interior, e por outros estados. Seis Séculos Da Família Bessa – As Linhagens Cearenses e Mineiras será lançado em Fortaleza hoje à noite no Clube Náutico Atlético Cearense com a apresentação do presidente do Instituto Histórico do Ceará, José Augusto Bezerra.


O livro contextualiza toda a trajetória da família Bessa no Ceará, partindo de quando o seu primeiro integrante – Manoel Ribeiro Bessa – chegou às terras brasileiras, primeiramente em Olinda, e em seguida montando residência no Ceará – mais precisamente na região do Vale do Jaguaribe, espalhando seu nome para além do Interior do estado. Os primeiros capítulos do livro focam na vida desse fidalgo, retratando como foi a sua fixação no Vale do Jaguaribe, onde se estabeleceu como pecuarista e prosperou financeiramente com o comércio de gado para a indústria de charque de Aracati. Para Nelson, o livro tem a história do Ceará uma marca bastante presente. “Esse livro não é de interesse somente de quem tenha o nome Bessa, mas sobretudo quem tenha interesse na história do Ceará. Tem Genealogia e uma parte de memória, de história.”, diz.


Os doze capítulos do livro fazem uma viagem cronológica pela vida do Bessa pioneiro até os que hoje atuam em diversos ramos; e também explicam alguns conceitos sobre genealogia. História, curiosidades e personalidades compõem esse mosaico de informações que levou mais de dez anos para ser montado. “Após dez anos, saiu um projeto editorial arrojado, até pela dimensão da obra, ela tem 608 páginas e 900 fotos, muitas inéditas, fotografias antigas, arquivos familiares a que nem a própria imprensa teve acesso”, comemora.


Para descobrir a origem do nome Bessa, Nelson viajou diretamente a Portugal e fez suas pesquisas no Arquivo Distrital da Cidade do Porto e na Torre do Tombo, o arquivo público de Lisboa. Além dessa pesquisa documental, o autor também contou com a ajuda de muitas pessoas tanto do Brasil quanto de Portugal que conheciam a história da família. O autor destaca três personalidades que fizeram diferença para a elaboração do livro. A começar pelo já falecido bispo de Limoeiro do Norte. Dom Pompeu foi quem começou o levantamento sobre as linhagens dessa família e, antes de falecer, passou a Nelson o dever de continuar com a produção. Outro colaborador importante foi o pesquisador Evânio Reis Bessa, que ‘ajudou muito em relação às informações de pessoas, famílias, histórias e relatos antigos’. E por fim, a mineira Maria Inês de Bessa Lima, que fez o elo entre o autor e o estado de Minas Gerais. “Essas três pessoas me forneceram informações muito úteis que me permitiram redigir uma série de capítulos. Isso aqui não é o trabalho de uma só pessoa. O autor só coleta, organiza, sistematiza”.


No livro, estão catalogadas 2184 ‘Bessas’ de origem cearense e ‘600’ de origem mineira. Entre essas pessoas, destacam-se 70 no capítulo intitulado “Bessas de Destaque”, onde estão figuras do meio artístico, político, militar, religioso etc, como o atual presidente do Instituto de Arte e Cultura do Ceará, Paulo Sérgio Bessa Linhares; a professora Áurea Bessa, que fundou a Escola de Serviço Social no Ceará; e o Cônego Francisco Ribeiro Bessa, que além de sacerdote também foi deputado e fundador do município de Limoeiro do Norte.


Mais do que tratar de um único seio familiar, a obra traz um recorte histórico de diversos eventos ocorridos no Ceará e no Brasil desde a época da colônia. A grande seca de 1877, a Revolução de 1930, a perseguição aos comunistas, a criação de diversos municípios são alguns dos temas discutidos e que colaboram para que Seis Séculos Da Família Bessa – As Linhagens Cearenses e Mineiras, como visa Nelson, ‘mantenha as novas gerações informadas sobre a evolução da sua família’.

 

SERVIÇO

 

“Seis Séculos Da Família Bessa – As Linhagens Cearenses e Mineiras”

O Quê: Lançamento do livro de José Nelson Bessa Maia

Quando: hoje, 14, às 19h30

Onde: Salão nobre Pedro Coelho de Araújo – Clube Náutico Atlético Cearense (Avenida da Abolição, 2727 – Meireles)

Valor do Livro: R$ 60

Outras info: 85 3231 7536

 

espaço do leitor
Tainara Bessa 20/05/2016 16:58
Também gostaria de comprar o livro,como faço?
Caroline 26/03/2014 21:09
Gostaria de comprar o livro.Como faço?
2
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>

O POVO Entretenimento | Vida & Arte