[an error occurred while processing this directive] Para lavar a alma | O POVO
Tradição 30/12/2011

Para lavar a alma

Para tirar mau olhado, cansaço, ziquizira, quebrante. Para melhorar de vida, abrir os caminhos, energizar o espírito e o corpo. Para fazer um 2012 mais azeitado com os seus desejos: banhos de ervas
notícia 6 comentários
EDIMAR SOARES
Seja no terreiro de Mãe Zimá (foto) ou no projeto social de Dona Maria Clélia, os banhos terapêuticos são práticas comuns e muito disputadas nessa época do ano


Esse 2012, veja, é de caprichos da Lua: o astro da noite rege as energias dos homens e das coisas cá na Terra. É também um ano para Oxalá deitar sua mão por sobre as criaturas. Sintonia, portanto: um banho, para abrir caminhos e energizar as forças do corpo e do espírito, não cairia mal. Como aquele que você pode tomar na casa de Mãe Zimá: um terreiro no Parque São Vicente, em Fortaleza. Paredes brancas, tombos de começo, meio e fim do corredor, levam a duas salas de dentro.


O que nos interessa, porém, está por detrás, depois do altar com as imagens, quando se mostra o fogão e os panelaços: o quintal. É lá que a sacerdotisa da umbanda, Zimá, prepara os banhos que os visitantes e os frequentes da casa tomam. Ervas cheirosas, compradas semanalmente pelos mercados da Cidade, às vezes trazidas de viagem por amigos, infundidas no fogão branco, um pouco gasto. Isso porque, depois do ritual, de trabalhos feitos e proteção pedida, é hora do banho.


“Eucalipto, pinhão roxo, pau de Angola, folha de Oxalá, pétalas de rosa. Cada erva tem sua propriedade e pode fazer descarrego, abrir caminhos, trabalhar mais os negócios do amor”, explica Mãe Zimá. Depois da gira, o banho envolve seis baldes, começando com o do dito descarrego. Depois, um mel com elementos esfoliantes, e então mais uma série de cinco: abertura de caminho, dinheiros e negócios, trabalho, saúde e vida amorosa. “Ninguém sai daqui antes de ser energizado”.


Foram esses passos que demos, fotógrafo e eu, quando da visita ao terreiro. O banho dá mais que frescor, e mistura algo de apaziguamento do juízo com uma alegria esfuziante. É questão de fé e crença, que resvala pelo lugar – no comprometimento e respeito dos filhos e filhas, no arrebatamento do ritual. Zimá conta que aprendeu sobre as ervas com o Zé Alberto e Mãe Iancã, figuras do convívio e da construção como mãe de santo. “Esse foi o carma que recebi. Minha vida é dedicada a isso”.


Outros banhos

Para quem a crença não está canalizada para a Umbanda, mas entende que, a cada final de ano, um ciclo se fecha e vale a energização, há opções. Como no Projeto 4 Varas. Quem por lá dá os banhos é dona Maria Clélia Rodrigues, a dona Clélia. Toda simpática e conversadeira, ela indica o caminho: para adentrar na Oca da Saúde, onde massagens e banhos são dados, é recomendado tirar o sapato: as pedras do chão ajudam o maior contato com a terra.

 

“Os banhos dão conta de problema de todo jeito. Aqui é o momento de sua criança ter atenção”, explica, sem se deter sobre conceitos psicológicos. Da respiração ela não descuida, trabalha isso com os visitantes e, vez por outra, os encaminha para dona Zilma, a rezadeira da Oca. Nem sempre precisam ir: “O maior sofrimento não é medo, não é o marido que bebe, nem o filho com drogas. O maior sofrimento é não ter quem escute”, conta dona Clélia.


Alfavaca, manjericão, eucalipto fazem o banho, enquanto outras ervas, da horta de lá, são usadas na preparação de garrafadas e xaropes. O projeto tem sua Farmácia Viva, que ajuda toda a comunidade. Como explicou Ruth Teixeira, “o fitoterápico é menos agressivo”.


Um banho cheiroso e um 2012 energizado, sacudindo o peso do lundu, mandando tudo pelo ralo? A Cidade toda pode te ajudar: Mercado São Sebastião, o antigo Mercado Central e até a venda do seu Murilo Teixeira, no Jardim Iracema, vendem as ervas e os banhos. É só perguntar e se entregar. Topa?

 

SERVIÇO

 

Tenda Senhores Ogum Mege Mãe Zimá

Onde: Rua José Maurício, 800 - Parque São Vicente; e Av. Domingos Olímpio, 2019v. Domingos Olímpio, 242 - Centro

Outras info.: 8836 6490


Loja Casa Mamãe Oxum

Onde: Av. do Imperador, 242 - Centro

Outras info.: 3212 4213


Projeto 4 Varas

Onde: Rua Profeta Isaias, 456 - Pirambu

Outras info.: 3286 6049, 3286 6041 e 3228 3848

 

espaço do leitor
Felipe cals 02/01/2012 19:30
Mãe Zimá, há nove anos tenho o prazer, a felicidade e gratidão de participar da sua casa, compartilhar da sua amizade e dedicação. o que posso dizer, é que a senhora tem sempre a palavra certa a ser dita na hora precisa, sem jamais ofender, agredir ou ferir a reputação de alguém. Feliz 2012!
Kolia Ludimila 02/01/2012 19:28
Penso como você sansa, quem conhece Mãe Zimá, pode afirmar a pessoa maravilhosa que ela é, pessoas que frequentam a casa em busca de harmonia, paz e amor, serão sempre etendidas e amparadas. feliz 2012 para você e toda sua família.
Zimá Ferreira da Silva 31/12/2011 18:01
A minha casa fundamente-se na caridade e harmonia, priorizo antes de tudo, a instituição familiar, que foi exatamente o que e senhora, denominada ex-cliente, buscou destruir, ou seja, desfazer um casamento, uma família, onde haviam duas crianças. Recusei-me de tal ato, por violar os meus valores morais, pois para mim e minha casa, o dinheiro não é tudo, pois posso afirmar que nada foi gasto pela senhora. Para maiores esclarecimentos, estou à disposição, pois como nada tenho a esconder, meu nome está exposto. Tenha um feliz 2012, com mais amor no coração.
Sansa 31/12/2011 15:13
Frequento a casa da mae Zimá ha 20 anos lá existe caridade, amor, me sinto bem leve, respeito, carinho, e seus banhos são maravilhosos, minha vida profissional, pessoal mudou muito, agradeço muito a mãe Zimá por tudo. Feliz 2012.
Kolia Ludimila 31/12/2011 00:02
A casa de Mãe Zimá baseia-se no amor, na amizade e na caridade, reflete a imagem de um ser humano que dedica sua vida inteira ao exercício da umbanda. Fraquento a casa há 34 anos e vivenciei fatos que elevaram-me moralmente e espiritualmente. Comentários maledicentes ferem a imagem, a reputação não apenas da Mãe Zimá, mas de toda sua família. Sugiro que a pessoa que fez o comentário ferino, que inicie o ano sem ferir ou manchar a reputação de alguém.
Ver mais comentários
6
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>

O POVO Entretenimento | Vida & Arte