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Quem é aventureiro de verdade precisa conhecer o terreno e se o veículo suporta as condições de rodagem fora da estrada. Aliada aos cuidados está os itens indispensáveis que o trilheiro leva na caixa de ferramentas. Entre eles está a patesca.
A patesca é uma polia por onde passa o cabo do guincho, com um furo na outra extremidade, onde pode ser preso um outro cabo, ou uma cinta. Estão disponíveis em diversos tamanhos e capacidades. “É física pura”, ressalta o engenheiro mecânico e navegador Gustavo Monasterio. Ela utiliza o sistema de polias para multiplicar a força aplicada na ponta do cabo e diminuir o esforço exercido no guincho.
Chega a reduzir em até 50% da carga exercida sobre o cabo e o guincho. Ela se torna útil na trilha, pois poupa os equipamentos e concede força extra em situações adversas. O preço da patesca varia de acordo com a quantidade – entre R$ 150 para a simples e até R$ 700 para uma dupla e dotada de cabo sintético.
O presidente da Associação dos Jipeiros Radioamadores do Ceará (Ajir-CE), Roberto Medeiros, diz que as trilhas que são consideradas “leves” podem dispensar o uso do equipamento. Mas nas que possuem um grau de dificuldade avançado – predisposição a atoleiros ou passagens molhadas – o item se torna necessário. “Nas trilhas leves, raramente se usa. Mas nas dunas é indicado. Ter todo acesso facilita o resgate necessário”, destaca.
Aplicação
Seja para tirar o próprio carro do atoleiro ou salvar algum amigo peso-pesado da trilha, a regra de ancoragem é a mesma: procure uma árvore ou superfície sólida que dê sustentabilidade para o trabalho do conjunto. No entanto, nem sempre é possível posicionar o automóvel diretamente à frente do veículo atolado. A patesca, com sua versatilidade, na conformidade das condições de uso, pode ser usada em outros diversos tipos de posições.
Antes de utilizar a patesca, fique também atento às condições de segurança. Nunca fique na direção de um cabo de aço e, sempre que possível, coloque sobre uma lona. O procedimento evita que em caso de uma ruptura do cabo, o gancho não saia voando.
Não esqueça de prender o gancho do cabo ou a patesca. Certifique-se também que o ponto de ancoragem é robusto suficiente para aguentar o esforço. Nunca prenda o gancho do cabo ou a patesca no quebra-mato. (Átila Varela)
Nem sempre é possível posicionar o automóvel à frente do veículo atolado. A patesca, com sua versatilidade, pode ser usada em outros diversos tipos de posições
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