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Retos, convexos, antirreflexos, elétricos. Os tipos de retrovisores são muitos e a principal função do equipamento obrigatório é dar segurança aos condutores, passageiros e pedestres. Segundo especialistas, os espelhos precisam estar bem ajustados e ser posicionados corretamente. O equipamento foi inventado em 1906 pelo francês Alfred Faucher. Também são atribuídas a ele a invenção da luz de freio e do pisca-pisca de direção.
O empresário e piloto de Rally, Riamburgo Ximenes, tem uma ampla experiência com direção, que começou em 1984 com o MotoCross. Pilotando motocicletas ou dirigindo carros, durante as competições ou nas ruas da cidade, a principal preocupação dele é a segurança. “Sempre dou muita importância aos retrovisores. Tem que se condicionar a olhar para frente, para os lados e para trás”, explicou. De acordo com ele, esse cuidado evita muitos acidentes nas vias.
Em seus veículos, ele prefere não confiar apenas no retrovisor de série, mas acrescenta sempre um espelho auxiliar do tipo côncavo, que reduz os pontos cegos. “O ideal seria que todos os modelos de carro viessem, mas quando não tem, dá para adaptar”, disse.
O uso do retrovisor é obrigatório em todos os tipos de veículos. A falta ou inoperância do equipamento é infração grave e acarreta multa no valor de R$ 127,69, com 5 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran/CE) não possui dados especificamente sobre acidentes causados pela falta do item.
Para o coordenador de equipe de fiscalização do Detran-CE, José Ribamar Diniz Bacelar, os retrovisores são indispensáveis para preservar a segurança no trânsito. “Os retrovisores oferecem ao motorista uma retaguarda para conduzir o veículo com os devidos cuidados”, destacou.
De fábrica
O melhor retrovisor para cada tipo de veículo é sempre aquele que vem de fábrica, de acordo com o gerente da Auto Peças Padre Cícero Filial 2, Fabiano Barros. “O ideal é usar o que vem de fábrica porque para fazer uma adaptação fica um pouco inviável. Tem que trocar muitas peças e assessórios”, explicou.
O proprietário da loja Farol e cia, Marcelo Almeida, explicou que alguns carros já possuem retrovisores com lentes convexas, que abrangem o campo de visão do motorista. Para os modelos com lentes retas, ele recomenda aderir a opcionais, como os espelhos côncavos. Ele não recomenda a troca por modelos diferentes do veículo. “As melhores peças são as originais”, destacou.
Por quê
ENTENDA A NOTÍCIA
Ajustes corretos nos retrovisores, apesar de não eliminarem completamente os pontos cegos, reduzem os riscos de acidentes nas manobras de redução de velocidade ou na troca de faixa
Saiba mais
Saiba como usar os retrovisores
Você sabe qual a função de cada um dos três espelhos retrovisores do seu veículo?
O interno serve para visualizar o tráfego atrás do veículo e os externos são para enxergar o tráfego nas pistas laterais.
Os retrovisores externos precisam abranger o maior ângulo ao redor do veículo, portanto o ideal é ajustá-los lateralmente de forma que seja possível enxergar, na parte interna dos espelhos, apenas um “pedacinho” do veículo, pois isso reduzirá os pontos cegos.
O retrovisor interno deve ser ajustado de modo que seu campo de visão se encaixe no centro do vidro traseiro do veículo, tanto na horizontal, como na vertical. Esta visibilidade é para acompanhar os veículos que nos seguem, pois o retrovisor interno não deve ser utilizado para as mudanças de faixa. Para essa finalidade, utilize os retrovisores externos.
Em carros mais sofisticados, o retrovisor interno pode ser regulado para, automaticamente, inclinar evitando que o farol alto do carro que segue logo atrás cegue o motorista. Se o seu carro ganhar distância ou for ultrapassado, o retrovisor volta à posição anterior.
Os retrovisores externos mais modernos mostram os carros mais longe do que eles realmente estão. Isso dá-se porque eles são ligeiramente convexos para eliminar os pontos cegos.
Fonte: Detran/MT
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