[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Google lança Gerenciador de Contas Inativas | Tendências | O POVO Online
Tecnologia 18/04/2013

Google lança Gerenciador de Contas Inativas

Ferramenta disponibilizada pelo Google oferece ao usuário de suas contas a possibilidade de planejar o que deve ser feito com seu acervo digital após a morte
Compartilhar

Já é possível dar um destino ao seu arquivo digital em caso de morte ou de desativação de conta. Pelo menos para os usuários dos serviços do Google (Gmail, Yotube, Google+, Picasa, Drive. Blogger). É que o site de buscas lançou uma ferramenta chamada “Gestor de Contas Inativas”, que permite decidir previamente o que deve ser feito com as informações armazenadas nestas contas, caso o usuário morra ou passe muito tempo sem acessá-las.

 

O primeiro passo para fazer esta espécie de “testamento digital” é acessar o link do serviço em www.google.com/settings/account/inactive.


Na página, o usuário é convidado a decidir “o que deve acontecer aos seus documentos, emails e fotografias quando deixar de utilizar a sua conta”. Duas opções são disponibilizadas. A primeira é eliminar totalmente os arquivos. A outra é escolher de uma a 10 pessoas a quem seu acervo será encaminhado.


O segundo passo é definir em quanto tempo de inatividade o Google pode considerar que chegou a hora de “realizar seu último desejo”. O usuário pode escolher entre três, seis, nove ou 12 meses o período limite sem acessar a conta.


Um mês antes de executar qualquer ação em seus arquivos, o Google envia emails e mensagens com um alerta avisando que o prazo estipulado por você está prestes a expirar. Para isso, é necessário cadastrar um número de telefone celular e um email alternativo.

 

Segurança

“Esperamos que esta nova função lhes permita preparar sua vida digital após a morte, de uma forma que proteja sua vida privada e sua segurança”, comentou o gerente de produtos do Google, Andreas Tuerk, no blog da empresa.

 

Caso não haja alguma manifestação do usuário que mantém a conta inativa, o Google pode comunicar a determinados contatos que sua conta está sendo desativada (o usuário pode escolher a quem a comunicação deve ser feita).


Além disso, o usuário pode escolher qual conteúdo compartilhar e com quem. O destinatário indicado recebe links para fazer o download automático da “herança digital” que acaba de receber.


“Existem muitas situações que podem lhe impedir de usar a sua conta Google. Independentemente do motivo, você tem a opção de decidir o que acontece aos seus dados”, define o tutorial da ferramenta.

 

E agora


ENTENDA A NOTÍCIA


O destino que os acervos digitais acumulados em várias contas terão após a morte de seus usuários é uma das grande preocupações de internautas hoje. Este lançamento do Google sinaliza uma solução para o problema.
 

VIDA DIGITAl APÓS MORTe


“Esperamos que esta nova função lhes permita preparar sua vida digital após a morte”, Andreas Tuerk, gerente de produtos do Google

Émerson Maranhão emerson@opovo.com.br
Compartilhar
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>