[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Helicóptero cai no mar com vice-prefeito de Aquiraz | Radar | O POVO Online
Acidente 04/05/2014

Helicóptero cai no mar com vice-prefeito de Aquiraz

Seis pessoas foram vítimas de um acidente com helicóptero na Praia do Presídio, em Aquiraz. Não houve lesões graves. Parte da aeronave continua submersa. Técnicos do Cenipa vão investigar possíveis causas da queda
notícia 0 comentários
{'grupo': '.', 'id_autor': 18890, 'email': 'saraoliveira@opovo.com.br', 'nome': 'Sara Oliveira'}
Sara Oliveira saraoliveira@opovo.com.br
Compartilhar

Um helicóptero modelo Long Ranger caiu no mar da Praia do Presídio, em Aquiraz (Litoral Leste), por volta do meio-dia de ontem, 3/5. Dentro da aeronave estavam seis pessoas, incluindo o vice-prefeito de Aquiraz, Marcos Callou Barros (PMDB) e dois adolescentes.
 

A aeronave sobrevoava terrenos no município de Pindoretama, quando sofreu uma pane e perdeu parte do comando manual. O piloto, Arcelino Matos Brito, conseguiu guiar o helicóptero até a faixa litorânea e fez um pouso forçado na água. Os tripulantes foram resgatados com a ajuda de pescadores e banhistas. Não houve lesões graves.
 

“Ouvimos uma pancada e o helicóptero ficou sem controle, começou a rodar muito e o piloto conseguiu puxar para o mar. Antes de cair na água, eu abri as portas para que a gente saísse. Alguns já saíram nadando e eu fiquei junto com o piloto, esperando ajuda em cima do helicóptero, antes que ele afundasse”, contou Marquinhos, como é conhecido.
 

O vice-prefeito contou ao O POVO que o helicóptero foi emprestado por uma amiga, identificada por ele apenas como Célia, que mora no município de Eusébio. “Quando ela precisa, pega o meu (helicóptero) e quando eu preciso pego o dela”, explicou o vice-prefeito, que também possui um helicóptero. Ainda de acordo com Marquinhos, o piloto não detalhou os possíveis motivos da pane. Os outros ocupantes da aeronave eram amigos do político com seu filhos.

Relato de testemunhas
De acordo com testemunhas do acidente ouvidas pelo O POVO, os tripulantes da aeronave deixaram a praia em dois buggys alugados. O vice-prefeito e os amigos seguiram para a casa de sua propriedade na Lagoa do Catu, enquanto o piloto foi levado para o Hospital Municipal de Aquiraz.
 

A enfermeira que fez o atendimento do piloto, Cleane Gomes, afirmou que ele estava apenas com uma escoriação no braço direito. “Ele chegou umas 13 horas em uma ambulância do Samu. Tomou soro, ficou um tempo no balão de oxigênio e em observação até às 16h30min, quando a família veio buscar”, contou.
 

O estudante Jonas Fernandes, 17, foi uma das pessoas que ajudaram no resgate. Segundo ele, tudo durou menos de 20 minutos. “O helicóptero caiu mais ou menos uns 200 metros para dentro do mar. Um rapaz que estava em uma das casas perto ainda levou uma bóia e um colchão inflável para ajudar”.
 

A cauda do avião, com as inscrições PT-HTQ, que se partiu com a queda boiou e foi levada à areia minutos após o acidente. A parte dianteira continuou submersa até o fechamento desta edição. Está prevista uma visita, hoje, de técnicos do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) para investigar o caso.

Empresa
Uma das pessoas que discutiam as possibilidades de içamento da aeronave, ontem, vestia a blusa da empresa Nordeste Táxi Aéreo, localizada em Fortaleza. Questionado sobre a propriedade do helicóptero, ele negou que fosse empresa. No site de serviços da Nordeste Táxi Aéreo, há descrição e imagem de uma aeronave com as mesmas inscrições do helicóptero do acidente.

Compartilhar
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>