[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Cientista José Júlio da Ponte morre aos 78 anos | Radar | O POVO Online
Cientista e professor 19/02/2013

Cientista José Júlio da Ponte morre aos 78 anos

O cientista estava internado no Hospital Regional da Unimed há mais de 15 dias. Ele era professor emérito de Agronomia na Universidade Federal do Ceará (UFC)
notícia 9 comentários
{'grupo': 'Reda\xe7\xe3o O POVO Online', 'id_autor': 16302, 'email': 'lusiana@opovo.com.br', 'nome': 'Lusiana Freire'}
Lusiana Freire lusiana@opovo.com.br
BANCO DE DADOS
José Júlio da Ponte destacou-se na pesquisa de alternativas naturais aos agrotóxicos
Compartilhar

O professor e cientista José Júlio da Ponte Filho morreu na tarde de ontem, aos 78 anos, no Hospital Regional da Unimed, vítima de uma parada cardíaca. O professor emérito de Agronomia da Universidade Federal do Ceará (UFC) estava internado no hospital há mais de 15 dias por causa de uma pneumonia e infecção urinária.

 

“Ele estava muito debilitado. Teve uma melhora ontem (domingo) e foi transferido para o apartamento, mas não resistiu a uma parada cardíaca”, explicou o irmão, o jornalista Alan Neto. Ele conta que a família “ficou muito abalada”.


“Depois que papai e meu irmão Flávio (Ponte) se foram, ele assumiu o papel de pai. Preocupado com a gente, se alegrava com as nossas vitórias, costumeiramente ligava; ele era um irmão acima de qualquer suspeita, uma pessoa extraordinária”, disse, emocionado, Sérgio Ponte, também irmão de José Júlio.


Agronomia

O reitor da UFC, Jesualdo Farias, lembra que Júlio teve forte atuação na fundação do curso de Agronomia, que deu origem à universidade, ao lado das faculdades de Direito, Odontologia e Farmácia. “Grande parte dos professores (de Agronomia) passaram de alguma forma por ele. Esses professores deixaram como legado a própria universidade; foram além do papel de pesquisadores e educadores e deixaram sua contribuição para a Universidade Federal do Ceará, que é hoje uma das mais importantes do País”, ressaltou o reitor.

 

Segundo o ex-presidente da Associação dos Engenheiros Agrônomos do Ceará (Aeac), José Maria Freire, José Júlio Ponte foi responsável pela formação da maioria dos profissionais da área de fitopatologia. Além disso, contribuiu para a Aeac com publicação de trabalhos técnicos. Freire destaca ainda a luta do professor no combate ao uso de agrotóxicos. “Eu, na condição de ex-presidente da associação, ex-aluno e amigo dele lamento profundamente a perda desse grande cientista da área agrônoma”, disse José Maria Freire.


O enterro do professor será realizado no cemitério Parque da Paz, às 16 horas de hoje, precedido de uma missa de corpo presente, às 15 horas, no mesmo local.

 

Quem


ENTENDA A NOTÍCIA


José Júlio da Ponte Filho graduou-se em 1958 como engenheiro agrônomo pela UFC. Também foi presidente da Academia Cearense de Ciências e fez parte da Academia de Ciências de Nova York.

 

Frases


Papel acadêmico

“O título de professor emérito que lhe foi concedido foi pela contribuição para o crescimento e consolidação da Universidade”

Jesualdo Farias, reitor da Universidade Federal do Ceará

 

Aluno exemplar

“Como aluno nunca faltou uma aula. Foi a maior média da UFC até hoje, com 9,7; ninguém nunca conseguiu superá-lo”

 

Alan Neto, jornalista e irmão de José Júlio Ponte

 

Perfil


Cientista e comendador José Júlio da Ponte era graduado em agronomia pela Universidade Federal do Ceará, instituição na qual concluiu mestrado e também exerceu a função de professor. Foi presidente da Academia Cearense de Ciências, além de ter feito parte da Academia de Ciências de Nova York. Em abril de 2007, foi admitido na Ordem Nacional do Mérito Científico por ter se destacado na pesquisa de alternativas naturais aos agrotóxicos, descobrindo que a manipueira, extrato líquido que sobra no processo de fabricação da farinha de mandioca, pode ser aplicada no combate a pragas e doenças nas plantações.
 

Multimídia


José Júlio da Ponte foi entrevistado no programa Memória Viva, da TV O POVO. Reveja: is.gd/H7LUvd

Compartilhar

Veja também

Bate-papo com o leitor
espaço do leitor
Maria Eriene Alves 13/11/2014 01:15
Grande mestre José Júlio da ponte, vou sentir saudades!
Paulo de Tarso Feitosa 19/02/2013 21:54
Grande mestre José Júlio, descance em paz! As suas aulas eram inesquecíveis. O melhor fitopatologista do Brasil.
Francisco Cavalcante de Carvalho 19/02/2013 15:04
O Ceará e o Brasil pespendem-se de um dos seus maiores patriotas. Haverá um tempo que este país saberá valorizar os homens de verdadeiros valores.
FLAVIO BARRETO-Engº Agrº 19/02/2013 11:34
Fui seu aluno e gozei do privilegio de vários contatos ate recetemente.A Engenharia Agronomica e a Comunidade Cientifica está de luto!
Joaquim Torres Filho 19/02/2013 11:15
Grande mestre e cientista, responsável por inúmeras pesquisas na área de doenças de plantas e responsável em revelar bons valores na área de Fitopatologia. Prof. Joaquim Torres (UFC)
Ver mais comentários
9
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>